Como Fazer o Teste de Gravidez de Farmácia Corretamente

Está apresentando alguns sinais de que pode estar grávida e quer tirar logo esta dúvida da cabeça?

É muito simples sanar esta dúvida pois nos dias de hoje existem diversas formas simples, seguras e eficientes de saber rapidamente se uma mulher está grávida ou não.

O melhor de tudo é que muitas destas possibilidades estão ao alcance, bastando uma ida até a farmácia mais próxima ou numa Rede de drogarias.

Apesar de parecer algo de conhecimento geral, existe ainda muitas mulheres que tem dúvidas sobre este assunto.

Por isso, organizamos neste artigo valiosas informações sobre o tema e dicas sobre como fazer o teste de gravidez corretamente.

Sinais que Sugerem Uma Possível Gravidez

Qualquer mulher que tenha uma vida sexual ativa consegue notar alguns sinais que a deixam em alerta para uma possível gravidez:

• Menstruação atrasada há alguns dias;
• Seios doloridos até aos mínimos toques;
• Sensação incomum de cansaço ou fadiga;
• Aumento repentino de apetite;
• Surgimento de náusea, enjoo e vômito, principalmente na parte da manhã.

Ao apresentar esses sinais é normal para qualquer mulher se perguntar ou desconfiar de uma gravidez.

Bom, apesar de os sinais indicados acima serem importantes de serem esclarecidos, é fundamental dizer que no começo de gestação algumas mulheres os apresentam porém outras não, o que é totalmente normal.

Sendo assim, não é possível confiar somente na existência ou não destes sinais para determinar se você está grávida ou não está.

A forma ideal para confirmar ou excluir de vez a possibilidade de uma gravidez é realizando um teste de gravidez específico.

Confira Como Fazer o Teste de Gravidez de Farmácia Corretamente

Os testes de farmácia para verificar gravidez existentes atualmente são simples e fáceis de fazer.

O passo-a-passo não muda muito de uma marca para outra, mesmo assim, é importantíssimo que você leia atentamente as instruções de uso indicadas pelo fabricante do teste para que nada de errado.

Basicamente existem dois modos de fazer o teste de gravidez de farmácia, confira:

O primeiro é urinar diretamente na tira de teste (apontada para baixo) por alguns segundos.

O segundo modo é urinar em um recipiente limpo e colocar a tira de teste no local por alguns segundos.

Após isso, espere alguns minutos enquanto segura a tira de teste para baixo.

Finalmente, após passarem alguns minutos, leia seus resultados e os interprete conforme as instruções de uso do fabricante.

Vale lembrar mais uma vez que qualquer teste de gravidez vendido em farmácia funciona do mesmo modo que as demais marcas concorrentes.

A única coisa que os diferencia na verdade é o modo como os resultados são exibidos, por isso é importante verificar as instruções de uso.

É muito comum as diferentes marcas exibirem seus resultados positivos para gravidez com sinalizações como “+”, “sim”, “positivo”, “grávida” ou ainda exibir uma cor específica para positivo.

Outro fator que a mulher que está fazendo o teste deve ficar atenta é ao tempo de espera necessário para o resultado de cada teste, pois esse tempo também não varia muito de marca para marca.

Existindo qualquer dúvida aqui, o próprio Farmacêutico poderá esclarecer as particularidades de cada produto.

Como Funcionam os Testes de Gravidez de Farmácia

O funcionamento dos testes de gravidez de farmácia são bem interessantes, pois eles detectam a presença ou não de um hormônio chamado “hCG” (gonadotrofina coriônica humana).

Este hormônio é produzido pelo embrião logo após a concepção (quando o esperma fecunda o óvulo), assim, se detectado sua presença em uma quantidade considerável no sangue ou na urina da mulher, é possível se detectar uma gravidez.

Portanto, além do exame de farmácia feito através da urina, existe a possibilidade de se detectar esse hormônio e ter certeza de gravidez indo a um hospital realizar exame de sangue.

Os exames de sangue são altamente precisos, porém, os testes de farmácia, que também são eficientes, oferecem algumas vantagens em seu uso, como:

  • Serem encontrados em qualquer drogaria;
  • Serem fáceis e rápidos de se usar;
  • Serem encontrados por um preço acessível.

Em Caso de Teste Negativo – O Que Fazer?

Após falarmos bastante sobre resultados positivos de gravidez com o teste de farmácia, vamos falar um pouco sobre a outra possibilidade, ou seja, se ao fazer teste o resultado der negativo, dá para ficar totalmente tranquila com o resultado?

Bom, se o resultado do teste de farmácia apontar que você não está grávida, tenha paciência, pois tal resultado não pode ser afirmado com 100% de certeza. Isso ocorre porque existem muitos motivos que podem camuflar o resultado.

Mulher com Teste de Gravidez

Dentre os principais motivos que podem influenciar o resultado, estão:

  • Realização do teste num período ainda muito cedo ou prévio para confirmação;
  • Diluição muito acentuada da urina (por isso é indicado fazer o teste de gravidez de farmácia com a primeira urina da manhã);
  • Presença de álcool no organismo da mulher, o que interfere nos resultados;
  • Má interpretação do resultado, principalmente dos testes que utilizam cores;
  • Utilização de testes já fora da data de validade.

Apesar de ser muito raro acontecer, há a possibilidade de que um teste indique que você está grávida quando na verdade não está.

Esses falsos positivos podem ocorrer, por exemplo, em situações onde uma mulher faz uso de medicamentos para fertilidade. Pode acontecer também após uma gravidez, aborto espontâneo ou aborto, entre outros.

Testes de Farmácia São Confiáveis

Apesar de alguns percalços, podemos afirmar que de modo geral, os resultados dos testes de gravidez de farmácia são bastante confiáveis.

Caso você obtenha um resultado negativo portanto, é provável que seu ciclo menstrual recomece normalmente com o decorrer dos dias.

Porém, caso você ainda não menstrue no decorrer desses próximos dias, opte por realizar um novo teste de farmácia.

Se caso ele der negativo novamente, é muito importante que você procure um médico imediatamente para encontrar possíveis causas disso, até porque os testes de gravidez de farmácia são projetados para fins de triagem e não substituem de forma alguma a necessidade de se obter um diagnóstico de um médico especialista.

Quando Realizar um Teste de Gravidez de Farmácia

Você poderá realizar esse teste a qualquer momento, especialmente quando aparecem os sinais que citamos lá no início do artigo, após uma relação sexual desprotegida ou que tenha ocorrido algum problema com o preservativo ou quando você suspeitar de uma gravidez propriamente.

Independente se uma possível gravidez é desejada ou não, esperado ou não, é muito importante saber o quanto antes da mesma para tomar as devidas providencias, como consultar um médico.

A maioria dos testes disponíveis hoje em dia nas farmácias, conseguem detectar a gravidez bem rápido e cedo, até cinco dias antes do período menstrual, após uma relação sexual sem proteção.

Outros testes precisam ser realizados posteriormente, mas a maioria consegue fazer a detecção de gravidez no primeiro dia da menstruação atrasada ou antes.

Diagnóstico e Acompanhamento

Como já dito antes, se um teste de farmácia seu der positivo, agende uma consulta médica o mais breve possível para também fazer um exame de sangue para confirmação.

É muito importante esta confirmação em dóis níveis ou até mesmo em três, pois um exame de ultrassom também poderá ser realizado caso o médico tenha disponível em seu consultório e assim ache necessário.

Agindo desta forma desde o principio da gravidez, você garante o melhor acompanhamento para saúde do bebê em gestação e também da própria mãe.

Veja também: