Pular para o conteúdo

Remédios para Enjoo – Veja Dicas de Como Combatê-lo

Podendo ocorrer por diferentes motivos, o enjoo, ou náusea, como também é conhecido esse sintoma muito comum, muitas vezes é associado exclusivamente ao sinais de gravidez, porém, nem sempre é esta a realidade.

Portanto, náusea e enjoo são palavras sinônimas, mas geralmente o termo enjoo é mais utilizado para mulheres que estão grávidas.

Já a diferença entre náuseas e vômitos é que nesse último você coloca um conteúdo para fora, o que não ocorre numa crise de náusea.

Muitas pessoas também podem sentir quadros de enjoo em situações como: ingestão de um alimento que simplesmente não fez bem ou que foi preparado inadequadamente e sem a higienização correta, ao se consumir bebidas alcoólicas em exagero ou ainda durante o percurso de uma viagem um passeio de lancha, entre outros.

Os quadros de enjoo nem sempre vem acompanhados de uma crise de vômito, porém, o mais comum de se observar é a junção desses dois quadros.

Ocorrendo o surgimento destes dois sintomas juntos, é comum também vermos a presença de outros sintomas, como febre, suor frio, fraqueza, até mesmo desmaios, etc…

Em quadros mais leves do aparecimento destes sintomas, é comum irmos até uma farmácia para buscarmos indicações de remédios para enjoo com o farmacêutico mesmo, apesar do alerta de associações médicas serem contra esta prática.

Na sequência deste artigo listaremos diversas dicas e informações de medicamentos que são comumente indicados para crises de enjoo causadas por diversos motivos, como gravidez, ressaca, viagem e indicações para crianças.

Remédios para Enjoo – Principais Causas

Como dissemos anteriormente, diversos são os fatores que podem desencadear um quadro de enjoo numa pessoa.

Ele pode estar relacionado, por exemplo, a uma condição física da pessoa, a uma intoxicação alimentar, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, alterações hormonais, problemas gástricos, ser consequência de problemas emocionais, como transtornos de ansiedade, estresse e depressão.

Fazer uma leitura em um veículo ou simplesmente estar dentro de um veículo em movimento também pode gerar um enjoo muito grande.

Mulher com Enjoo Comendo

Esse mal estar que muitos sentem em viagens ocorre porque nosso cérebro se engana e acredita que nosso corpo está se movendo, quando estamos parados na verdade.

Este “engano” acontece porque há uma movimentação do líquido presente no labirinto (uma estrutura que faz parte da nossa orelha interna e atua no controle do equilíbrio) que envia informações para o cérebro de que a pessoa está movimentando-se, quando na verdade é o veículo que está acelerando, fazendo curvas, frenagens, etc…

Isso causa confusão no cérebro e consequentemente pode causar quadros de enjoo. A esse tipo de quadros de enjoo sentidos em carros, barcos e aviões, por exemplo, é dado o nome de “enjoo de movimento” ou “cinatose”.

Qual é o Melhor Remédio para Enjoo?

Para descobrir qual remédio é mais indicado para o enjoo é preciso antes saber exatamente qual é ou quais são as causas deste sintoma.

Sendo assim, recomendamos novamente que antes de ir até uma farmácia adquirir um medicamento, você consulte um médico.

Gestantes ou mulheres com suspeitas de estarem grávidas devem tomar uma precaução ainda maior, pois elas possuem restrições importantes a muitos fármacos.

Abaixo você confere qual remédio é mais indicado conforme as diferentes condições médicas.

Gravidez

É um fato muito comum as gestantes sentirem-se muito enjoadas durante todo período da gravidez. Normalmente este sintoma não é passageiro e a acompanha sempre, o que causa muito desconforto e interfere no dia-a-dia da gestante.

É muito compreensível que elas desejem algo que traga alivio rápido para isso, mas como são muito sensíveis a medicamentos nessa fase, é fundamental procurar auxílio médico para lhes indicar a melhor opção.

 

Mulher Grávida com Enjoo

Entre as melhores opções e mais seguras também que podem ser administradas à gestantes está o Dramin, desde que sob orientação médica, não custa reforçar.

É possível também evitar ou amenizar essas crises de enjoo na gravidez adotando hábitos de vida mais saudáveis, como ingestão de alimentos de qualidade e prática moderada de exercícios com acompanhamento profissional.

Evitar cheiros muito fortes e remédios caseiros também são também recomendações fundamentais de serem seguidas.

Viagem

Como dito anteriormente, é comum sentirmos enjoos durante uma viagem e uma das formas de se prevenir esse mal estar é fazendo uso de medicamentos específicos para isso, como os que possuem em sua fórmula o princípio ativo “Dimenidrinato”, que comercialmente é encontrado com os nomes de Dimenidrin, Dramin Comprimido, Dramavit e Emebrid.

Crianças (Infantil)

Jamais, em hipótese alguma, ministre um medicamento para uma criança sem a prescrição de um pediatra.

As crianças só devem tomar remédio para enjoo quando este profissional ordenar. Normalmente, a orientação mais para indicação de medicamento é quando a criança apresenta enjoo e vômito, pois este último pode levar a um caso de desidratação grave.

A título de informação, podemos dizer que alguns “remédios caseiros”, como soro, chás e água de coco, por exemplo, podem ser usados para evitar a desidratação da criança, mas novamente, faça tudo com acompanhamento médico.

Remédios Mais Comuns

De modo geral, para enjoo, náuseas e vômitos, você encontrará nas farmácias, sob receita médica, fármacos com princípios ativos como a Domperidona, Metoclopramida e Ondansetrona, onde todos ajudam minimizar o quadro apresentado.

Entre os principais remédios com nomes comerciais, destacam-se o Plavom, Vomistop, Plasil, Dompgran, Domperix Suspensão, Dompliv, Molidon, Motiridona, Motilium e Peridona.

Remédios Caseiros para Enjoo

Além de fazer uso corretamente dos medicamentos farmacêuticos, existe ainda algumas receitas e técnicas caseiras que podem auxiliar no controle e diminuição desses sintomas de enjoo.

1 – Gengibre

Considerado um potente remédio natural, o gengibre tem um enorme potencial de auxiliar na prevenção e diminuição de variadas condições de saúde, e claro, um deles é a propriedade de aliviar os males de náuseas e vômitos.

Seu uso pode ser empregado em chás ou então consumido em pedaços, como se fosse uma pequena bala de gengibre.

Falando nisso, por ser algo natural, ele é muitas vezes usado por pacientes em tratamento de quimioterapia e gestantes (que sentem bastante enjoo no começo da gestação).

Apesar de ser algo natural, é interessante ouvir a opinião de especialistas para analisar qual quantidade seria mais segura ser consumida diariamente.

2 – Aromoterapia

Esta é uma terapia alternativa que procura tratar os sinais e condições por meio da inalação de determinados aromas.

Para diminuir o enjoo, você tem a opção de escolher o uso de óleos essenciais para a aromaterapia, como os de gengibre, erva-doce, limão, cravo, camomila, canela, dentre outros.

3 – Acupuntura e Acupressão

Estas são técnicas tradicionais da cultura milenar chinesa e todas as duas podem ser utilizadas para promover o bem-estar e a saúde como um tratamento alternativo para muitas condições adversas de nossa saúde.

A acupuntura é realizada por meio da aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo do paciente. Já a acupressão é uma pressão feita sem o uso da agulha ou quaisquer outros instrumentos, ela é realizada somente com a força das mãos.

Ambas as técnicas são eficientes para auxiliar no controle e redução dos sintomas de enjoo.

Isso acontece porque elas estimulam as fibras nervosas que transmitem sinais ao cérebro e à medula espinal.

4 – Respiração

A técnica de respiração profunda pode ser outra excelente aliada em diversos momentos da nossa vida, como em situações quando estamos ansiosos, nervosos, entre outros, além de ser ótima também quando não estamos tão bem fisicamente.

Sendo assim, fazer inspirações lentas pelo nariz e expirações pela boca pode ajudar a diminuir as crises de enjoo, além de aumentar os níveis de saturação do corpo.

Melhor ainda é unir esta técnica de respiração com a de aromaterapia, com a inspiração de aromas de óleos essenciais.

Vimos aqui diversas maneiras de combater ou amenizar os sintomas de náusea, bem como dicas de remédios para enjoo de forma geral.

O fundamental para encontrar a cura mais rápida é procurando um médico que o auxilie a achar a causa do seu problema e assim poder tratar adequadamente.

Veja também: