Pular para o conteúdo

Remédios para Engordar – Como Ganhar Peso Sem Prejudicar a Saúde

Existe uma expressão muito comum no interior e usada principalmente por pessoas mais “velhas” que diz que uma pessoa é “magra de ruim”.

Pode ser que você já a tenha escutado, pois ela faz referência a aqueles indivíduos que comem muito sem parar e mesmo assim não engordam uma grama, continuam sempre magros.

Apesar de poder causar inveja em muita gente, estar abaixo do peso ideal também pode causar certos incômodos com a aparência física em alguns e, em certos casos, pode estar relacionado a problemas de saúde.

Para ser considerada uma magreza muito alta ou excessiva, o IMC (Índice de Massa Corporal) da pessoa deve estar abaixo de 18,5 (muito magra) ou abaixo de 16 (magreza excessiva e grave).

Para quem não sabe, o IMC é um modo de avaliação obtido através da divisão do peso de uma pessoa por sua altura ao quadrado.

A magreza, ao contrário do que imagina nosso senso comum, não é sinônimo algum de saúde.

Por isso, pessoas que estão abaixo de seu peso ideal e que já estejam apresentando uma magreza considerável, devem consultar um médico para realizar exames e checar se está tudo bem.

Na maioria dos casos, as pessoas muito magras atingem esse estado devido não estarem recebendo as vitaminas e nutrientes essenciais de que o organismo precisa.

Existem também diversas condições que tem a capacidade de gerar uma magreza excessiva ou facilidade para perda de peso.

Entre as principais condições, podemos citar distúrbios alimentares como anorexia e também doenças como hipertireoidismo, infecções, diabetes ou câncer.

Tomado esses primeiros cuidados e constatado que está tudo bem com sua saúde e a dificuldade de engordar é consequência de questões genéticas ou hábitos alimentares ruins, é preciso tomar algumas ações.

A primeira delas é se conscientizar que de nada adianta querer compensar o prejuízo comendo tudo o que aparece pela frente para engordar.

É lógico que será necessário consumir mais calorias do que se gasta, porém, se alimentar de produtos considerados como “calorias vazias”, tais como doces, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre outras guloseimas, não trará benefício algum e ainda poderá inclusive causar doenças como diabetes, colesterol e triglicérides alterados.

A melhor forma para engordar de forma saudável é seguindo as estratégias orientadas pelos profissionais da área, sem comprometer de forma alguma o bem-estar do organismo.

Remédios para Engordar – Confira Mais Informações na Sequência

Podemos citar como principais exemplos de remédios para engordar e abrir o apetite o Cobavital, Buclina, Profol e o Complexo B.

Além disso, alguns suplementos nutricionais proteicos como Whey Protein, BCAA, Creatina e Femme são excelentes, principalmente para quem faz atividade física e deseja ganhar massa muscular. Outras dicas:

1 – Coma Mais Proteínas

Elas são fundamentais para o bem estar e funcionamento do nosso organismo, pois desempenham diversas funções.

Além de sua contribuição como fonte energética propriamente dita, elas são responsáveis pelo crescimento muscular e pela conservação do nosso organismo.

Podemos encontrar ricas fontes de proteínas consumindo ovos, leite, queijo e as carnes mais variadas, porém a melhor opção são sempre as carnes mais magras, feitas de forma grelhada ou assada.

Entre os legumes também encontramos uma riquíssima fonte de proteína vegetal que são fundamentais para nosso corpo. Outras fontes vegetais incluem castanhas e nozes.

Aumentar a ingestão de proteínas de qualidade portanto, leva qualquer pessoa a um ganho de peso saudável e de forma sustentável.

2 – Divida Suas Refeições em Frações

Uma prática já muito conhecida e que ainda hoje é considerada como uma das principais estratégias para quem quer perder ou ganhar peso, é fazer um maior número de refeições durante o dia, pois assim se aumenta o consumo calórico de forma ideal.

Marque uma consulta com um nutricionista o quanto antes, pois este profissional saberá indicar corretamente horários, tipos e quantidades de alimentos para o seu caso.

O que podemos já adiantar é que fazer três refeições principais por dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches nesse meio tempo, é uma rotina muito saudável e que pode ser adotado por qualquer um que tenha condições.

Passar longos períodos em jejum é ainda desaconselhável pelos principais especialistas no assunto.

Entre uma refeição principal e outra portanto, adquira o hábito de fazer pequenos lanchinhos saudáveis, com ingestão de alimentos ricos em fibras, proteínas magras, pães integrais, frutas, entre outros.

3 – Faça Atividades Físicas Regulares

Engana-se quem pensa que fazer uma atividade física irá necessariamente fazer a pessoa perder peso.

Pessoas magras também precisam e muito fazer exercícios regulares.

A atividade física é fundamental no processo de desenvolvimento de massa muscular, o que causa uma perda de peso de forma mais saudável.

Sem falar que todos praticantes de atividades físicas regulares estão sempre com a disposição lá em cima para qualquer atividade e sempre com uma fome de leão.

Mulher com Halteres

Existem variadas formas de se praticar uma atividade física, porém, a mais indicada para aqueles que desejam ganhar peso são os exercícios de força encontrados na musculação.

Procure um médico para fazer um check-up e ver se você pode fazer tais exercícios, mas é importante começar com calma, mais leve.

Se você é sedentário a muito tempo, o ideal é iniciar com exercícios mais leves, focados em repetições, com mais resistência, para só depois de um período de adaptação investir nos treinos de aumento de massa muscular ou hipertrofia.

Mais uma vez recomendamos firmemente que sua atividade seja supervisionada por médico, nutricionista e educador físico, pois assim você estará muito bem assistido numa mudança de estilo de vida mais saudável e diminuição do estresse.

4 – Consuma Mais Gorduras Boas

As gorduras não são somente essas vilãs já conhecidas pois muitas são consideradas boas e essenciais para o nosso metabolismo e a manutenção de funções fisiológicas como a síntese de hormônios.

Elas ainda contêm micronutrientes indispensáveis para o ganho de peso e são fontes de energia, além de ajudarem na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Dê preferência por consumir as gorduras insaturadas, que estão presentes em alimentos como azeite, amendoim, abacate, peixes, sementes de linhaça e chia, castanhas, nozes e amêndoas, entre outros.

5 – Escolha os Carboidratos Corretos

Os carboidratos complexos são essenciais para o perfeito funcionamento do nosso corpo, além de oferecerem muitos benefícios para nossa saúde.

Uma providência importante é evitar consumir aqueles carboidratos processados, que tem menos nutrientes e dar preferência por fontes naturais desse macronutriente.

Uma ótima dica aqui é aumentar o consumo de arroz e pão integral, quinoa, aveia e também alimentos como feijão, lentilha, batata-doce, entre outros que seu nutricionista recomendar.

6 – Evite o Cigarro

Além de ser um péssimo vício, ser caro e aumentar muito o aparecimento de doenças graves, dentre elas o câncer, sabe-se hoje em dia que seu a nicotina faz inibir ainda mais o apetite, pois ela age ativando um grupo específico de neurônios ligados a esta função.

Uma pessoa magra deve sim manter hábitos de vida saudável tanto quanto uma pessoa acima do peso.

7 – Evite ou Diminua o Consumo de Fast Food

Sua saúde te agradecerá demais se você diminuir ou cortar de vez o consumo de comidas fast foods, pois é consenso que elas prejudicam demais a saúde.

Esses alimentos processados ou ultraprocessados são ricos em gorduras ruins, sódio e outros itens que não contribuem em nada para uma alimentação saudável.

Outra recomendação muito importante é consumir com muita bastante moderação frituras e açúcar refinado, pois tais alimentos podem até engordar, mas são paupérrimos em nutrientes e geram como consequência um aumento do colesterol ruim.

8 – Devagar e Sempre

O modo mais adequado de ganhar peso, como vimos ao longo do artigo, é refazendo alguns hábitos.

Porém esta mudança deve ser feita de forma lenta e seguindo sempre um objetivo.

Nosso corpo queima naturalmente as calorias consumidas ao longo do nosso dia, por isso é muito importante comer um pouco mais de fontes de energia para ter sempre esse “excedente” para ganhar peso e músculos saudáveis.

E aí, gostou das dicas?

Comenta aí!

Veja também: