Pular para o conteúdo

Remédios Mais Usados para Crescer o Cabelo

Os cuidados com o cabelo é um dos mercados de produtos que mais crescem no mundo todo ano após ano, e dá para entender porque isso acontece, afinal, dizem que ele são a moldura do nosso rosto não é mesmo?

Por conta disso, existe no mercado uma enorme variedade de produtos dedicados que prometem que após seu uso constante, seus fios crescerão mais saudáveis e ficarão mais compridos.

Se você se interessa por esse tema, confira atentamente nosso artigo, pois traremos muitas dicas sobre quais são os remédios mais utilizados para fazer o cabelo crescer e qual a verdadeira eficácia dos mesmos.

Bom, um problema muito comum enfrentado por muitas mulheres é aquela velha sensação de que seus fios de cabelo não crescem suficientemente, não importa o que quer que façam.

Engana-se quem pensa que somente as mulheres sofrem com isso, pois além de serem maioria quando o assunto é queda de cabelo, os que ainda tem seus fios intactos se queixam dos mesmos, por serem fracos, sem volume, quebradiços, etc…

O fato é que, o crescimento dos fios de nosso cabelo pode ser afetado por várias circunstâncias, e uma das principais é a idade da pessoa, ou seja, quanto mais “velha”, mais lento também se tornará o ritmo de crescimento dos fios.

Fatores genéticos também influenciam decisivamente o padrão de crescimento dos fios, além de outros problemas, como estresse, problemas relacionados a tireoide, alopecia, déficit nutricional, entre outros.

Portanto, se a causa do problema não for genético, a manutenção de hábitos saudáveis de vida pode fazer uma grande diferença neste problema, pois uma alimentação balanceada tem o poder de ajudar a evitar a perda de cabelo, mantendo-os forte.

Além disso, uma dieta equilibrada contribui ainda na prevenção de condições capilares indesejadas, como caspas, fios quebradiços, frizz, ressecamento, opacidade, entre outros problemas.

Dito tudo isso, vejamos agora as principais dicas que reunimos sobre remédios que auxiliam o crescimento dos fios de cabelo mais saudáveis.

Remédios Mais Utilizados para Crescer o Cabelo

Mulher com Queda de Cabelo

1 – Viviscal

Este é um complexo capilar utilizado para estimular o crescimento natural dos fios de cabelo em indivíduos que tem uma queda considerável dos fios.

Sua atuação consiste em auxiliar o fortalecimento das células capilares existentes e no estimulo do crescimento de novas.

Sua composição é formada por um complexo de vitaminas e sais minerais, como niacina, zinco e vitamina C.

Diversas pesquisas recentes feitas com mulheres, demonstraram sua eficácia na manutenção e fortalecimento dos fios existentes, bem como estímulo importante para o crescimento de cabelo em outras áreas.

2 – Biotina

A Biotina é uma vitamina solúvel em água que faz parte do complexo B, sendo fundamental na conversão de nutrientes em energia para nosso corpo.

Desta forma, o produto age como um remédio que proporciona a energia indispensável na estimulação do crescimento dos fios de cabelo.

O produto pode ser encontrado em cápsulas e comprimidos, e além dos benefícios para o cabelo, ainda são uteis na nutrição das unhas, deixando-as com aspecto bem melhor.

3 – Finasterida

Esse medicamento é muito conhecido entre os homens como prevenção contra queda de cabelo, já que nos mesmos a queda ou o baixo crescimento dos fios pode ter como causa principalmente alguns fatores genéticos.

Apesar de ser um problema de difícil solução, a Finasterida é um excelente aliado, pois age na inibição da conversão da testosterona em DHT (dihidrotestosterona), um hormônio que pode gerar a perda de cabelo.

É importante destacar que o medicamento só deve ser utilizado sobre prescrição médica, para tratar situações comprovadas de alopecia ou queda de cabelo generalizada.

Tudo isso porque quando usados em altas doses, ele pode provocar efeitos adversos como diminuição da libido e função sexual.

4 – Minoxidil

O minoxidil é um medicamento de uso específico, que deve ser utilizado por alguns meses apenas, até que os resultados possam ser notados.

Algumas pesquisas recentes dizem que o produto tem ação somente temporária e que após a interrupção de seu uso, os fios voltam a cair.

Efeitos colaterais também são muito relatados, como aparecimento de pelos em áreas indesejadas, como rosto e mãos, aumento da frequência cardíaca, irritação no couro cabeludo, entre outros.

5 – Nutrafol

Esta substância é um suplemento recomendado para o crescimento dos fios de cabelos, pois coaduna nutrientes como biotina, vitamina E, curcumina, queratina e resveratrol.

Todos eles juntos atuam na nutrição do couro cabeludo, reestabelecimento do equilíbrio hormonal e crescimento de fios saudáveis, pois não permite a consequente queda de cabelo sem o tratamento.

6 – Cortisona

Este produto é um corticosteroide que pode atuar na promoção do crescimento dos fios de cabelo.

A cortisona pode ser encontrada como comprimidos ou como uma pomada para ser aplicada diretamente sobre o couro cabeludo.

Além disso, injeções de cortisona podem também serem aplicadas diretamente no couro cabeludo, pois seus resultados são considerados mais eficientes.

7 – Nioxin

Este produto é na verdade um complexo de vitaminas e minerais que atua na promoção do crescimento dos fios de cabelo, podendo ser encontrado como shampoo, condicionador e loção.

Importante destacar que o nioxin não serve para tratar problemas relacionados a calvície em si, pois ele age somente onde existe cabelo.

8 – Difenilciclopropenona

Este novo difícil de se falar nada mais é do que um medicamento especializado no crescimento de cabelo.

Encontrado na versão líquida, deve ser aplicado como se fosse uma tinta, diretamente sobre o couro cabeludo.

A frequência de aplicação deve ser de uma vez por semana, pois isso garante o fortalecimento das raízes bem como a estimulação necessária para o crescimento do cabelo.

Mais Opções para o Crescimento dos Fios

Veja na sequência mais dicas que auxiliam o processo de crescimento de cabelo, como por exemplo, alimentos benéficos para a saúde capilar.

Medicamentos Homeopáticos

Apesar de não haver comprovação cientifica, citamos como exemplos de homeopáticos a Silicea, que é um produto que propõe nutrir os folículos capilares e estimular o crescimento capilar.

Outro produto é o Kalium carbonicum, que é composto por carbonato de cálcio e evita que os fios fiquem fracos.

Óleo Essencial de Alecrim

Óleo de Alecrim

De acordo com estudos recentes, o óleo essencial de alecrim tem o poder de estimular o crescimento de novos fios e pode ser muito eficientes no tratamento da alopecia androgenética.

Para usar, é necessário apenas juntar algumas gotas do óleo em um óleo transportador como o óleo de coco e, na sequência, fazer massagem no cabelo e o couro cabeludo antes do enxágue.

Para usar o óleo de outra forma, basta adicionar algumas gotas do óleo de alecrim ao xampu ou ao condicionador.

Suco de Cebola

Pesquisas realizadas em 2002 demonstraram que a ingestão de suco de cebola pode ser um tratamento muito eficiente para combater a alopécia.

Mais recentemente, em 2019, outro estudo demonstrou que o suco de cebola é eficiente para estimular o crescimento dos fios de cabelo.

Como resultado desses estudos, tivemos que, após 2 meses de pesquisas, 87% dos pacientes tratados com suco de cebola mostraram crescimento total do cabelo, contra 13% usando água.

Alimentos Ricos em Proteínas

Dieta da Proteína

Por serem formados basicamente por proteínas, alimentos proteicos tais como ovos, peixes, nozes, sementes, leguminosas e carnes magras, tem o poder de ajudar o cabelo a crescer.

Pelo contrário, a falta delas na alimentação pode causar muitos prejuízos aos fios de cabelo.

Óleo ou Suco de Limão

Em um estudo feito com animais, demonstrou-se que o óleo de limão pode deixar o couro cabeludo mais saudável, estimulando o crescimento do cabelo.

Não havendo óleo de limão disponível, pode-se trocar pelo suco de limão fresco.

É sugerido aplicar um pouco do suco de limão fresco no cabelo, fazendo leves massagens no couro cabeludo, deixando agir por aproximadamente 15 minutos, e na sequência lavar o cabelo.

Óleo de Coco

Óleo de Coco

Um estudo de 2003 demonstrou que os ácidos graxos que compõem o óleo de coco tem a capacidade de entrar no interior dos fios e reduzir a perda de proteína do cabelo, evitando quedas.

Quem tem cabelo oleoso, pode usar o produto por algumas horas e, na sequência, retirar o excesso lavando muito bem.

Ferro

Alimentos que tem ferro em sua composição, como feijão, lentilha, carne, espinafre, entre outros, podem contribuir com a saúde capilar.

Isso acontece porque o ferro é um nutriente essencial para cabelos e também para as unhas.

Ele auxilia o fluxo sanguíneo chegar até o couro cabeludo, desta forma faz com que o oxigênio e outros nutrientes vitais cheguem aos cabelos.

Aloe Vera

Popularmente conhecido como babosa, a Aloe vera é muito utilizada no couro cabeludo para reduzir queda de cabelo, fortalecer os fios, acalmar o couro cabeludo e ainda contribuir com o condicionamento do cabelo.

Por conta disso tudo é que existem diversas marcas de shampoo de babosa no mercado, pois o produto ainda colabora na diminuição da caspa e na desobstrução dos folículos capilares consumidos pela oleosidade excessiva do local.

Ginseng

Pesquisas recentes demonstraram que o ginseng tem o poder de promover o crescimento dos fios por meio da estimulação dos folículos capilares.

Isso se deve a algumas substâncias que fazem parte de sua composição, que são os compostos ativos, chamados de ginsenosídeos, que são responsáveis pelo crescimento do cabelo.

E você, qual sua experiência com produtos que auxiliam o tratamento e a prevenção da queda do cabelo e o fortalecimento dos mesmos?

Nos conte abaixo nos comentários!

Veja também: