Período Fértil – Como Calcular e Sintomas

Para conceber uma criança, certos períodos do ciclo menstrual são mais favoráveis ​​do que outros.

De fato, conhecer seu período fértil pode ser um indicador precioso para maximizar suas chances de engravidar.

Para ajudar você a entender mais sobre o período fértil e como o calcular, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.

Ficou interessada em saber mais?

Então acompanhe comigo agora mesmo!

As Fases do Ciclo Menstrual

Fases do Ciclo Menstrual

O ciclo feminino começa no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia após a menstruação, em média 28 dias.

Cada ciclo é dividido em três momentos diferentes: uma fase folicular (14 dias, incluindo o período da menstruação), a fase da ovulação (um dia) e a fase lútea (14 dias).

Obviamente, tudo isso permanece como teoria. Isso porque, algumas mulheres têm um ciclo mais curto, e dessa forma, o dia mais fértil ocorrerá antes dos 14 dias.

Quanto aos que têm um ciclo mais longo, ocorrerá depois.

Observe que a ovulação depende de vários e numerosos fatores (fisiológicos, psicológicos, nutricionais, etc.) e uma variação dos referidos parâmetros, como distúrbios hormonais, por exemplo, que podem interromper os ciclos menstruais e a ovulação.

Como Calcular o Período Fértil?

Como Calcular o Período Fértil

O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que a mulher libera um óvulo (ovulação). Portanto, é o momento em que é mais provável que a mulher engravide após a relação sexual.

O cálculo do período fértil é feito da seguinte forma:

Observe a duração de cada ciclo menstrual por pelo menos seis meses. Como já citei, a duração do ciclo menstrual é contada desde o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação.

De acordo com suas anotações das durações do ciclo menstrual, calcule a duração do ciclo mais longo e subtraia 11 dias, com a duração do ciclo mais curto subtraia 18 dias.

Por exemplo, se o ciclo mais longo for 30 dias e os 25 dias mais curtos, teremos: 30-11 = 19 e 25-18 = 7. Nesse caso, o período fértil vai do 7 ao 19 dia do ciclo menstrual.

Outro exemplo: se todos os ciclos tiverem 28 dias, teremos: 28-18 = 10 e 28-11 = 17. Nesse caso, o período fértil ocorre entre os dias 10 e 17 do ciclo menstrual.

Vale lembrar que, para calcular o período fértil (para uma mulher que não usa nenhum método contraceptivo oral), é importante ter um registro de pelo menos 6 meses, para verificar se existe regularidade nos ciclos menstruais.

Novamente, isso permanece teórico. Uma mulher pode muito bem engravidar fora do período fértil.

Quais os Sintomas do Período Fértil?

Calcular Período Fértil pela Tabelinha

Além do cálculo relativo à data da menstruação, existem outros índices que permitem determinar o momento em que a mulher é mais fértil, como a observação do muco cervical (o muco localizado no colo uterino).

Nos primeiros dias da menstruação, é mais ácido e espesso. À medida que o período fértil se aproxima, o muco se torna mais transparente, mais elástico e mais permeável ao esperma (que pode durar até quatro dias).

Após a ovulação, ela muda novamente, impedindo a passagem de espermatozoides.

Outro indicador para determinar seu pico de fertilidade: desenhe sua curva de temperatura. Ao longo de um ciclo, a temperatura corporal aumenta levemente logo após a ovulação (meio grau a mais) após o aumento dos níveis de progesterona.

A fertilidade é, portanto, máxima imediatamente antes desse pico hormonal. A curva de temperatura é, portanto, analisada retrospectivamente.

Se você deseja desenhar sua curva de temperatura, é melhor fazê-la de manhã, logo após acordar, para obter mais confiabilidade.

Por fim, também existem testes de ovulação (digitais, eletrônicos, testes de tira). Esses são vendidos comercialmente e permitem conhecer mais precisamente o período fértil.

De fato, esses tipos de testes detectam o hormônio luteinizante (LH) que desencadeia a liberação do óvulo e está presente na urina.

Atenção: mesmo que seja uma ferramenta bastante poderosa, não é 100% confiável.

Conclusão

Lembramos que este cálculo para calcular o período fértil é apenas uma ajuda se você quiser ter um filho.

Não é de forma alguma um método contraceptivo confiável, como a pílula, o DIU ou o implante contraceptivo.

Para mais informações sobre contracepção, não hesite em consultar um ginecologista ou seu clínico geral.

Gostou de saber mais sobre o período fértil?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Veja também: