Ovo de Pata – Benefícios, Propriedades e Para que Serve

Todos nós sabemos que consumir regularmente ovos é muito saudável e nos oferece diversos benefícios, sem falar é claro na enormidade de receitas e variações que podemos fazer.

Mas quando falamos disso, estamos pensando nos tradicionais ovos de galinha ou no máximo naqueles deliciosos ovinhos de codorna não é mesmo?

E quanto aos ovos de pata, você já comeu ou já experimentou fazer uma receita com eles, substituindo os ovos de galinha?

O fato é que no Brasil eles não são muito populares entre as pessoas, muitas até “viram a cara” para eles, porém, saiba que eles são muito gostosos, versáteis e oferecem muitos benefícios para nosso organismo também.

De modo geral, os ovos de pata costumam ser bem maiores que os ovos de galinha, sendo que as claras são transparentes e as gemas também maiores.

Além disso, eles possuem uma vasta coloração e tem uma casca mais grossa e mais durinha.

A excelente notícia aqui é que eles são riquíssimos em nutrientes fundamentais, como as Vitaminas A, D, E e complexo B, minerais e ainda uma ótima fonte de proteínas.

Principais Benefícios dos Ovos de Pata

1. Muitas Substâncias e Propriedades Fundamentais Para Nosso Organismo

Como citado anteriormente, os ovos de pata são excelentes fontes para diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo, tais como vitaminas e minerais, especialmente o cálcio, fósforo, magnésio e o ferro.

Apesar de conter um número maior de gorduras e colesterol comparado aos ovos de galinha, eles oferecem também uma quantidade maior de proteínas e uma concentração 40% maior de ômega-3, substância extremamente importante em nosso organismo.

Apesar disso, neste item específico e geral, os especialistas acabam considerando que os ovos de pata possuem um perfil nutricional muito semelhante aos que consumimos tradicionalmente.

2. Fonte Importantíssima de Proteínas

A quantidade de proteínas contida em apenas um ovo de pata é com certeza um dos itens que merecem maior destaque aqui, pois, em apenas um deles encontramos aproximadamente 9 gramas de proteínas de qualidade ou 12,8 gramas levando em consideração uma quantidade de 100 gramas do produto.

Presentes em todas as células do nosso organismo, as proteínas são fundamentais em diversos de nossos processos químicos e fisiológicos, sendo responsáveis por exemplo, na construção e manutenção de nossos músculos, ossos, pele, fornecimento de energia, entre outros.

As proteínas são estruturadas através de cadeias de aminoácidos, e tem ainda como função auxiliar no reparo e síntese de novas células, sendo essenciais ainda para o crescimento e desenvolvimento em crianças, adolescentes e grávidas.

Sabe-se que as proteínas são muito importantes e devem ser consumidas durante a alimentação diária, visto que nosso corpo não armazena esse nutriente, tal como ocorre por exemplo, com os carboidratos e as gorduras.

3. Fonte Essencial de Vitamina A

Podemos achar 472 UI (unidades internacionais) de vitamina A em apenas um ovo de pata, ou 674 IU em 100 gramas deste produto.

Esse dado é impressionante, pois indica um número 40% maior de Vitamina A do que nos ovos de galinha.

O consumo regular desse nutriente promove o desenvolvimento de novas células, que tem como responsabilidade fazer a manutenção dos tecidos saudáveis em nosso corpo, ajudando ainda na saúde dos olhos, entre outros benefícios.

4. Fonte Importantíssima de Vitamina B12

Os ovos de pata apresentam ainda 3,8 mcg deste importante nutriente em cada ovo, ou 5,4 mcg a cada 100 gramas do produto.

A vitamina B12 tem o poder de ajudar na manutenção de nervos saudáveis e na produção de glóbulos vermelhos também saudáveis e funcionais, entre outras funções muito importantes.

Quando comparamos os ovos de galinha com os de pata, notamos que a concentração de vitamina B12 é até quatro vezes maior nos ovos de pata, o que por si só é uma excelente benefício.

5. Importante Fonte de Selênio

Excelente fonte de selênio, muitos nunca ouviram falar desta substância, mas o fato é que ele é muito importante para o fortalecimento de nosso sistema imunológico e para a produção de hormônios da tireoide.

Neste item específico, os ovos de galinha não ficam tão para trás, pois também são excelentes fontes deste mineral.

Ovos de Pata x Ovos de Galinha – Engorda Consumir os de Pata?

Uma pergunta muito comum e recorrente é se os ovos de pata engordam!

Bom, como vimos anteriormente neste artigo, os ovos de pata são considerados excelentes fontes de proteína, que é um nutriente que tem a característica de provocar saciedade rápida aqueles que o consomem.

Isso é muito importante para quem deseja emagrecer, pois alguém saciado, a principio, não deve comer tanto como comeria normalmente em outras situações.

De um outro lado, precisamos apontar também que, 1 ovo de pata chega a ser até 30% mais calórico do que o ovo de galinha.

Desta forma, se 100 gramas do ovo de pata contém 185 calorias, um ovo de galinha contém 143 kcal, sendo assim, consumir de forma exagerada o alimento pode sim levar a um aumento de peso.

Apesar do que foi dito acima, precisamos levar em consideração que, não é somente um alimento que nos faz engordar ou emagrecer.

Assim, além de controlar um consumo exagerado deste produto, precisamos também evitar exagerar no consumo de outros alimentos, procurando sempre levar uma vida e alimentação mais equilibrada e balanceada, com a ajuda também de exercícios físicos regulares e profissionais especializados, como médicos e nutricionistas.

Cuidados Importantes Antes de Consumir

Além de saber os aspectos que nos beneficia neste alimento, precisamos saber também daqueles cuidados tão necessários antes de comê-los.

Os principais cuidados aqui estão relacionados às altas taxas de colesterol encontradas nos ovos de pata.

Em cada unidade encontramos 619 mg de colesterol, ou 884 mg por porção de 100 gramas, o que corresponde a mais que o dobro do limite diário recomendado ou mais de 3 vezes o limite para aquelas pessoas que sofrem de colesterol alto ou doenças cardíacas.

Quando comparado aos ovos de galinha, os ovos de pata possuem até mais do que o dobro de colesterol ruim, levando-se em conta a mesma quantidade do produto é claro.

Uma sugestão bacana de consumo deste produto é comer somente um ovo de pata por dia, porém acompanhado de produtos que sejam livres de colesterol, como os vegetais e as frutas.

Caso você seja sensível ou tenha já problemas com colesterol, considere evitar esse alimento ou fale com sua nutricionista e médico sobre o tema, pois eles saberão lhe instruir da melhor maneira.

Como curiosidade, deixamos abaixo uma tabela nutricional comparando 100 gramas de ovos de pata aos mesmos 100 gramas de ovos de galinha.

Confira:

NutrienteOvo de Pata (100 g)Ovo de Galinha (100 g)
Calorias185 kcal143 kcal
Carboidratos1,5 g0,8 g
Proteínas12,8 g12,6 g
Gorduras Totais13,8 g19,9 g
Gorduras Saturadas3,7 g3,1 g
Gorduras Monoinsaturadas6,5 g3,8 g
Gorduras Poli-insaturadas1,2 g1,4 g
Gorduras Ômega 3102 mg74 mg
Gorduras Ômega 6558 mg1148 mg
Fibras0 g0 g
Colesterol884 mg423 mg
Vitamina A674 IU487 IU
Vitamina D0 IU35 IU
Vitamina E1,3 mg1 mg
Vitamina K0,4 mcg0,3 mcg
Tiamina0,2 mg0,1 mg
Riboflavina0,4 mg0,5 mg
Niacina0,2 mg0,1 mg
Vitamina B60,3 mg0,1 mg
Folato80 mcg47 mcg
Vitamina B125,4 mcg1,3 mcg
Ácido Pantotênico1,9 mg1,4 mg
Colina263 mg251 mg
Cálcio64 mg53 mg
Ferro3,8 mg1,8 mg
Magnésio17 mg12 mg
Fósforo220 mg191 mg
Potássio222 mg134 mg
Sódio146 mg140 mg
Zinco1,4 mg1,1 mg
Cobre0,1 mg0,1 mg
Selênio36,4 mcg31,7 mcg

E você?

Já consome ou consumiu ovo de pata alguma vez?

Veja também: