Mateiga Ghee – O Que É, Benefícios e Como Fazer

Muitas pessoas hoje em dia estão muito conscientes sobre o quanto é fundamental cuidarem da sua saúde, seja com uma alimentação com hábitos mais saudáveis, seja praticando exercícios físicos de modo regular ou ainda consumindo todas as informações possíveis sobre esse mundo fitness e demais boas práticas.

E você, também é uma destas pessoas que levam uma vida regrada na maior parte do seu tempo?

Eu disse na maior parte do tempo porque todos nós em algum momento nos permitimos sair fora um pouquinho da dieta para comer algo que gostamos muito não é verdade?

Bom, um dos maiores “pecados” que todos nós cometemos é não conseguir evitar comer aquele pão fresquinho chegando da padaria com uma manteiguinha que derrete por cima dele. Fala a verdade, é muito bom não é mesmo?

Se você também é assim, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a manteiga ghee, também conhecida popularmente como manteiga clarificada.

Este produto ganhou muita popularidade no Brasil recentemente, porém, seu consumo em preparações culinárias é muito antigo, sobretudo na Índia, onde é ela é reconhecida por todos como ouro líquido.

A manteiga ghee pode ser feita tanto do leite de vaca quanto do leite de búfala.

Seu processo de produção passa pelo aquecimento da manteiga comum em banho-maria, processo que faz com que a parte líquida se separe da gordura da manteiga, produzindo uma espuma que é retirada até que sobre somente um óleo dourado que não contenha resíduos sólidos algum do leite.

O que sobra deste processo todo é uma gordura líquida de cor dourada com sabor levemente caramelizado e mais intenso do que a manteiga comum.

Isso acontece porque durante o processo de fabricação são removidas a água e as proteínas do produto original, restando somente os lipídios da manteiga, como ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e antioxidantes.

Manteiga Ghee e Seus Principais Benefícios para Nossa Saúde

Por conta de todo processo de separação descrito anteriormente, a manteiga ghee é considerada pela maioria dos especialistas como um produto mais saudável de ser consumido que a manteiga normal.

Ela é mais concentrada em gorduras boas, não contém sal, lactose e caseína, não precisa ser guardada na geladeira e por fim, é muito usada para substituir o uso da manteiga normal nas refeições.

Dentre os principais benefícios de seu uso regular/moderado estão:

Ausência de Lactose: fato que facilita muito o processo de digestão, além de poder ser consumida por intolerantes à lactose;

Ausência de Caseína: esta é nada mais nada menos do que uma proteína do leite de vaca, por isso pode ser consumida por pessoas com alergia a esta proteína;

Outra vantagem é que ela não necessita ser armazenada na geladeira, pois ao retirar os conteúdos sólidos do leite, é garantindo também durabilidade, embora fique líquida como óleo;

Vitaminas e Colesterol

Sobre as vitaminas lipossolúveis A, E, K e D, elas tem uma importância muito grande, pois são fundamentais para aumentar as defesas naturais do corpo, ajudando a manter os ossos, pele e cabelos saudáveis, além de melhorar a cicatrização, entre muitos outros benefícios;

Como já dissemos anteriormente, a manteiga ghee pode ser usada no preparo de algumas receitas porque ela é mais estável em temperaturas elevadas, diferente de outras manteigas que só devem ser utilizadas em temperaturas baixas.

Alguns estudos realizados recentemente indicam que o uso da manteiga ghee poderia ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim e os triglicerídios, porém, os resultados obtidos não foram conclusivos, já que outros estudos demonstraram resultados completamente contrários do primeiro.

A indicação nestes outros estudos é que o uso da manteiga ghee faz aumentar o nível de colesterol em nosso organismo, porque ela possui quantidades muito grandes de gorduras saturadas.

Vale lembrar que as gorduras saturadas são aquelas que estão associadas a uma maior incidência do surgimento de problemas cardíacos.

Sendo assim, recomenda-se que o consumo de manteiga clarificada se dê com moderação, sempre em porções reduzidas, além é claro de ser incluída em uma alimentação equilibrada.

Como Fazer a Manteiga Ghee em Casa

Cozinhando com Manteiga Ghee

É claro que ela pode ser adquirida em qualquer supermercado de porte, em sites especializados na internet ou ainda em lojas de produtos nutricionais.

Mas ela também pode ser produzida em casa mesmo e é muito fácil fazer, basta apenas seguir atentamente o simples passo-a-passo abaixo.

Ingredientes:

250 g de manteiga sem sal (ou a quantidade que se desejar).

Modo de Preparar:

Colocar a manteiga em uma panela, de preferência de vidro ou inox, e levar para o fogo médio até derreter e começar a ferver.

Também pode ser usado o processo de banho-maria;

Com ajuda de uma escumadeira ou colher, retire a espuma que irá se formar na superfície da manteiga, tentando não mexer na parte líquida.

Todo o processo dura aproximadamente 30 a 40 minutos;

Esperar a manteiga esfriar um pouco e coar o líquido com uma peneira para retirar os sólidos que se formam no fundo da panela, pois eles são formados pela lactose;

Coloque a manteiga em um frasco de vidro esterilizado e armazene na geladeira no primeiro dia, para que ela fique com consistência dura.

Na sequência, a manteiga pode ser armazenada em temperatura ambiente.

Para que a manteiga dure mais tempo, é importante armazená-la em um frasco de vidro limpo e esterilizado.

Em seguida, deve-se colocar água fervida no frasco e esperar 10 minutos, deixando-o secar naturalmente sobre um pano limpo, com a boca virada para baixo para que não entre impurezas do ar no frasco.

Após a secagem, deve-se tampar bem o frasco e utilizá-lo quando for preciso.

Eram estas, portanto, as principais informações a respeito da manteiga ghee que gostaríamos de compartilhar com você.

Caso tenha alguma dúvida, nos escreva logo abaixo que responderemos muito em breve.

Esse tipo de manteiga faz parte do seu cardápio diário?

Veja também: