Pular para o conteúdo

Massagem Ayurveda Abhyanga

Massagem Ayurveda Abhyanga

Massagem Ayurveda Abhyanga

Massagem Terapêutica, originada da milenar ciência do Ayurveda, que tem como objetivo revitalizar o ser humano, através do equilíbrio dos doshas.

Antes do início do tratamento, O terapeuta deve fazer uma leitura do desequilíbrio do paciente. Ou seja, o diagnóstico de eventuais distúrbios tem relação com a Agni (Fogo Digestivo), Pitta, Vata, Ama (Toxinas) e Kapha.

Podemos definir Abhyanga (Oleação ou Snehana) como um método de utilização transdérmica (aplicação na pele para ser absorvida pela circulação) do óleo vegetal através da massagem terapêutica.

A Massagem é realizada com óleo medicinal em todo o corpo, estimulando a circulação sangüínea e linfática e eliminando as toxinas.

O tipo de óleo utilizado, assim como o movimento a ser realizado, podem variar de acordo com as combinações de doshas do paciente, porém, a pressão sobre os músculos (característica essencial das massagens) não existe no método Abhyanga.

Existem diversas vertentes que trabalham a questão das aplicações na pele, já que nos Samhitas não temos prescrições de como fazer a aplicação dessa técnica. Em países como a Índia, por exemplo, geralmente os ensinamentos sobre a Abhyabga são transmitidas de gurus para discípulos.

A quantidade de óleo e o tempo que dura um abhyanga variam conforme  indicação do vaidya (Médico
Ayurvédico). Geralmente, o procedimento tem aproximadamente 45 minutos, podendo chegar a uma hora.

Existem duas regras básicas para qualquer abhyanga: o óleo sempre deve ser aplicado em temperatura morna, sendo recomendado amorná-lo em banho-maria, e deve ser retirado do corpo depois de 30 minutos e no máximo uma hora.

Não é recomendado permanecer com o óleo no corpo durante o dia todo, muito cuidado!

A técnica produz a nutrição dos sete tecidos do corpo, tecidos estes que de acordo com a filosofia do Ayurveda é encontrado e nutrido através da estimulação dos pontos marmas.

Os pontos marmas são o encontro dos sete tecidos do corpo “dhatus”, e quando cada ponto e dinamizado durante a massagem, na verdade estamos equilibrando todo o corpo.

Neste caso podemos concluir que ao receber abhyanga massagem o ser humano esta recebendo acima de tudo “saúde”.

Em Ayurveda massagem retarda o envelhecimento, porque nutre os sete componentes do corpo humano, “dhatus”.

Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura, e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento.

Os sete componentes do corpo humano são:

  1. Rasa (Fluidos, Hormônios, Linfa);
  2. Rakta (Sangue);
  3. Mansa (Carne, Músculos e Pele);
  4. Medha (Gordura);
  5. Asthi (Ossos e Dentes);
  6. Majja (Medula);
  7. Shukra (Sêmen).

Todo e qualquer ser humano que não se encontre em estados fisiopatológicos comprometedores, podem e devem realizar a massagem com o objetivo de prevenir desequilíbrios de sua saúde física, emocional, mental e espiritual.

Indicações

Minimização de problemas, de circulação, edemas, musculares, respiratórios, digestivos, intestinais, fadiga, principalmente fadiga crônica, reumatismo, nevralgia, muito bom resultado em fibromialgias, favorece maior resistência física, ao sono e aos órgãos sensoriais e motores.

Auxiliar ao intelecto melhorando a memória e a capacidade de aprendizagem, aumenta a auto estima e diminui o stress devido ao estado de relaxamento que a pessoa alcança ao realizar a massagem.

Contra Indicações da Abhyanga

Como já foi citado, é importante destacar o auxílio profissional nesse tipo de massagem, visto que também possui contra indicações, como por exemplo:

  • Infecções acompanhadas de Febre;
  • Gravidez (Cuidados específicos em pacientes grávidas);
  • Distúrbios de Kapha (Um indicativo de Udhvartana ou massoterapia com pós de ervas);
  • Náuseas, Vômitos e até Diarreia;
  • Menstruação (o sangramento menstrual pode aumentar gradativamente);
  • Acúmulo de Ama (Toxinas);
  • Alterações de Agni (Fogo Digestivo);
  • Tromboflebite e Trombose.

Outro cuidado importe é que, no início do tratamento, pode ocorrer um desconforto em algumas áreas do corpo. Semelhante aquela pessoa que passa por longos períodos de sedentarismo (sem fazer atividade física) e resolve fazer uma aula inteira de ginástica repentinamente.

Você pode eliminar as toxinas do corpo simplesmente fazendo uso de uma bolsa de água quente por 20 minutos e beber muita água mineral.