Marmitas Fitness – Como Preparar Pratos Deliciosos em Casa

Por conta da vida corrida e agitada que todos nós levamos, com agenda sempre cheia de atividades do trabalho, estudos, cuidados com a casa, família, entre outros compromissos, é muito fácil acabarmos negligenciando os cuidados com a nossa própria saúde.

E não é segredo para ninguém que manter uma rotina de exercícios físicos, aliados a uma alimentação saudável e equilibrada, são a receita para quem deseja perder peso, ganhar saúde e ter uma vida mais tranquila.

Para simplificar o dia-a-dia e conseguir manter hábitos alimentares saudáveis, muitas pessoas estão investindo no preparo de marmitas fitness em casa, que podem ser preparadas congeladas para toda a semana.

O grande benefício aqui é fazer uma comida com aquele gostinho de tempero caseiro, aliado a praticidade de simplesmente descongelar seu prato no dia e apenas leva-lo ao micro-ondas para ter uma refeição rápida, saborosa e nutritiva.

Se você não sabe nada desse mundo da alimentação fit, mas deseja sanar dúvidas e aprender como montar um cardápio semanal saudável e prático, não deixe de acompanhar as dicas que reunimos na sequência.

Marmita Fitness – Alimentação Saudável x Disciplina x Criatividade

Dentre as maiores adversidades de qualquer pessoa que inicia uma dieta, um regime ou mesmo um projeto fitness, estão a dificuldade de vencer dois grandes obstáculos: o primeiro deles é a falta de disciplina e a falta de criatividade na preparação dos alimentos.

Sem disciplina qualquer projeto de mudança está fadado ao insucesso, por isso é fundamental ter muito planejamento para preparar as porções individualmente e com certa antecipação, evitando assim cair nas tentações do dia-a-dia.

E sem criatividade para preparar pratos que fujam daquele tradicional franguinho grelhado de qualquer dieta, certamente ficará mais difícil alcançar seus objetivos, pois é certo que uma hora você não aguentará mais tantas restrições e cairá em tentação.

A forma ideal portanto, é ter sempre à mão aquela marmita fitness caprichada para não cair em tentação, saciar a fome e também adquirir esse hábito de comer sempre alimentos saudáveis.

Como Preparar a Marmita Fit em Casa

Você vai descobrir que só existem vantagens em apostar no preparo de marmitas saudáveis, seja para comer em casa, no trabalho ou onde quer que você esteja.

A comida terá sua cara, o tempero que mais te agrada, você vai economizar (pois comer fora de casa está caríssimo), você saberá a procedência de cada item que come e ainda criará uma relação mais íntima com sua alimentação.

Mulher Feliz Cozinhando

Falando da composição de uma marmita fitness propriamente dita, temos que a proporção ideal deve ser de 25% proteínas, 25% carboidratos e 50% legumes e hortaliças.

Abaixo veremos dicas de como compor ótimas marmitas baseadas nesses componentes e demais dicas gerais.

Como Selecionar Carboidratos

Muito mais do que pensar somente nas proporções do alimento, é fundamental selecionar muito bem quais deles irão entrar na sua marmita, sobretudo no caso dos carboidratos.

A melhor dica aqui é dar prioridade aos alimentos integrais.

Para muito além do arroz, as massas integrais em geral também são excelentes opções e podem ser encontradas em grandes variedades.

Para acompanhamento, além da famosa batata doce, temos como ótimas opções a mandioca, que fica muito boa com tudo.

Outra atitude importante é dar preferência aos alimentos cozidos, assados ou preparados na fritadeira “airfryer”.

No momento de temperar, utilize condimentos naturais, como orégano, sal do himalaia, alecrim, manjericão e páprica.

O arroz integral pode ser muito bem substituído eventualmente por quinoa, massa de abobrinha, entre outras.

Como Selecionar as Proteínas

A proteína ajuda a fornecer a base principalmente para pessoas que praticam atividades físicas mais fortes, pois são responsáveis por favorecer os principais hormônios de crescimento e modelagem muscular.

As receitas fitness de maior sucesso sempre levam muito frango, pois é uma carne que, além de ser muito saborosa, é magra, possui muito líquido e combina com tudo.

Outro “mocinho” das proteínas é o peixe, favorito de muitos inclusive, pois além de fornecer uma proteína de alta qualidade, ele é riquíssimo em ômega 3, é leve, saboroso e muito fácil de preparar.

Porem seu cardápio fit pode ir muito além das carnes no momento de selecionar uma proteína.

A soja por exemplo, é riquíssima neste nutriente e pode ser encontrada em diversas apresentações, inclusive como um substituto para as carnes bovinas em receitas vegetarianas, como em hambúrgueres ou carne moída.

Outro alimento muito interessante de ser colocado na dieta é o amendoim, que pode ser consumido em pasta, pois contém muito mais proteínas e menos gorduras que as margarinas, por exemplo.

Selecionando Hortaliças

Hortaliças

É muito importante variar o máximo possível entre todos os tipos de hortaliças, pois cada uma tem a sua importância no organismo.

Procure fazer sempre saladas frias bem condimentadas e variadas, além dos refogados, adicionando à eles frutas para dar mais sabor, cor e vida aos pratos.

Outra excelente prática é cozinhar tudo com casca sempre que for possível e apenas as remover após o cozimento, pois assim se mantem ao máximo a parte suculenta e nutritiva dos alimentos.

Evite utilizar água fervendo para preparar alimentos refogados, pois isso dissipa alguns dos nutrientes essenciais do alimento.

Dê preferência sempre aos preparos no vapor.

Como dica de acompanhamentos, sugerimos que você faça sempre e de forma variada, grão de bico cozido, milho, ervilha, alho poró, cebola, pimentas.

Alimentos termogênicos também são ótimas pedidas como condimentos, pois além de deliciosos, ajudam a acelerar o metabolismo para queima de gorduras.

Invista ainda em cremes e purês, que podem ser de cenoura, batata doce, beterraba e de diversos outros tipos.

Dicas para seu Cardápio Fitness Semanal

Como dissemos lá no inicio, uma das principais razões que nos faz desistir da alimentação com marmitas fitness é a falta de tempo para prepara-las nesta vida corrida que vivemos.

Sendo assim, é fundamental separar umas horinhas de um dia da semana para pensar e preparar sua alimentação saudável dos próximos dias.

A coisa mais prática a se fazer e assim manter sua disciplina, é preparar com antecedência, por exemplo, seu arroz de toda a semana, seus alimentos cozidos no vapor, é bom também já picar todos os legumes, separar os condimentos, temperos e acompanhamentos, processar as frutas e organizar tudo em vasilhas hermeticamente fechadas para depois levar tudo ao congelador.

Esta prática de congelamento não faz perder as propriedades dos alimentos e ainda te faz economizar muito tempo.

Aí, na hora de comer, basta descongelar somente aquela quantidade para comer no momento, que já deverá estar separada e pronto.

Ah, mas não tempere toda sua comida se for congelá-la para fazer na hora, deixe para fazer isso apenas no momento de preparar.

Agora, se quiser já congelar para levar ao micro-ondas e comer, pode temperar.

Dicas Essenciais para Cada Refeição

Café da Manhã

Para manter uma alimentação balanceada e fit, recomendamos que coma frutas, laticínios e muitos grãos, seja misturando tudo como em uma salada de frutas ou então preparando um smoothie.

Carboidratos não são proibidos pela manhã, mas se você quiser ingerir algum carboidrato no café da manhã, opte pelos pães integrais, pois são mais saudáveis.

 Lanche do Intervalo da Manhã

Como precisamos de muita energia pela manhã, uma boa opção é consumir uma barrinha ou uma seleta de oleaginosas, principalmente se for se exercitar.

Não se esqueça de manter-se sempre em dia com sua hidratação, por isso além de água e água de coco, invista em um chá verde, por exemplo, que te ajudará na metabolização do almoço mais tarde.

Almoço

Aqui você irá consumir sua marmita fitness pré-preparada. O mais importante aqui é variar muito bem entre as opções do que comer no almoço e na janta.

Um bom exemplo disso é evitar comer uma massa na janta se já comeu no almoço.

Novamente, sempre que possível, dê preferência para marmitas fitness com frango, alimentos mais ricos em proteínas, termogênicos e condimentos mais ácidos, pois seu organismo terá mais tempo durante o dia para processá-los.

Lanche do Intervalo da Tarde

Frutas e sucos são excelentes pedidas para um lanchinho da tarde e para preparar seu corpo para o jantar.

Se você não está seguindo uma dieta rígida para emagrecer, ou mesmo que esteja, permita-se eventualmente comer um chocolate rico em teor de cacau, que é um termogênico, isso te fará um bem geral.

Jantar

É extremamente recomendado não cometer excessos durante a noite, por isso, jante mais cedo se puder.

Claro que normalmente você fará esta refeição em família e as tentações serão muitas, mas é importante não jogar tudo para alto e manter-se disciplinado.

Procure acrescentar itens da sua marmita fitness junto dos demais pratos para fazer uma refeição leve, porém agradável.

O importante mesmo é maneirar nas comidas mais pesadas e que dão muita energia nesse momento. Sendo assim, evite, se possível, carnes vermelhas e massas brancas, pois seu sono e estômago agradecerão muito.

Uma boa pedida para este momento é consumir alimentos verde-escuros, que são ricos em nutrientes e também em peixes, que incentivam a produção de hormônios do crescimento e células de defesa do organismo.

Lembramos que as informações que reunimos aqui são de cunho totalmente informativas, por isso, antes de iniciar quaisquer mudanças em seus hábitos alimentares e na prática de exercícios físicos.

Consulte antes um profissional nutricionista para adequar sua dieta e um médico especialista, como cardiologista ou mesmo um clínico geral.

Veja também: