Alguma vez você ou algum familiar passou pelo desconforto de adquirir um verme ou parasita?
Situação bem chata onde o Ivermectina como sendo um fármaco vermífugo é comumente utilizado.
Mas, para quais patologias esse remédio é indicado e quais as contraindicação e efeitos colaterais?
Leia o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas!
Conhecendo Mais Sobre os Microorganismos
A transmissão de vermes está em sua maioria das vexes associada às condições de higiene, como a falta de saneamento e também aos alimentos que não estão bem higienizados.
A principal forma de contaminação de vermes e parasitas é via oral.
Sabemos que há uma grande quantidade de microrganismos benéficos vivendo harmoniosamente em nosso corpo e os conhecemos como “flora intestinal”, importantes para o processo de digestão de crianças e adultos.
Então uma vez que o nosso intestino é um ambiente ideal para a vida de vários desses microrganismos, é bastante comum que outros, que não nos fazem bem a nossa saúde, cheguem até lá e se proliferem.
A esses hospedeiros “do mal” damos o nome de parasitas.
Vermes e Parasitas
Existem em nosso meio centenas de parasitas e os especialistas costumam dividi-los em dois grupos: os vermes, nome dado àqueles que possuem um tamanho maior e, portanto, podem ser vistos a olho nu, e os menores, compostos de apenas uma única célula, que recebem a nomenclatura de protozoários.
Muitos dos vermes e parasitas podem gerar efeitos danosos para o intestino e por isso o tratamento correto é muito importante para evitar danos maiores ao corpo.
A maneira mais fácil de descobrir a presença de vermes ou parasitas no intestino humano é através de exames de sangue e fezes.
O recomendável é que após a comprovação do diagnóstico, o tratamento seja iniciado imediatamente com os medicamentos corretos, iremos conhecer mais a seguir o Ivermectina, pois a presença das parasitoses está intimamente relacionada ao déficit no desenvolvimento cognitivo e físico tanto em adultos quanto em crianças, dentre outros acometimentos.
Sinais e Sintomas
Abaixo apresentamos 9 dos principais sintomas que os vermes e parasitas podem causar no organismo:
- Dor abdominal constante;
- Barriga inchada ou excesso de gases;
- Cansaço frequente sem razão aparente;
- Coceira nas partes íntimas;
- Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre;
- Presença de pequenos pontos brancos nas fezes;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Alterações do apetite, com muita ou pouca fome;
- Fezes escuras.
O que é a Ivermectina?
Segundo o Ministério da Saúde, a contaminação por verminoses se dá comumente através do contato e da ingestão de água e alimentos infectados ou mal higienizados.
A Ivermectina é um medicamento que contribui para o tratamento de infecções ocasionadas por vermes e parasitas que se instalam no organismo, como também atua na cura de problemas relacionados a ácaros, como sarna e piolho.
Esse fármaco é comercializado em embalagens com dois ou quatro comprimidos.
Trata-se de uma substância vermífuga de amplo espectro, com a finalidade de paralisar e eliminar vários tipos de vermes que causam problemas como oncocercose, elefantíase, pediculose, ascaridíase, escabiose ou estrongiloidíase intestinal.
Para que Serve?
A Ivermectina é um medicamento para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas.
Sua ação ocorre por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, gerando suas mortes e eliminando-os do seu corpo.
Quando é Contraindicado?
A Ivermectina não é indicada para uso por pacientes alérgicos a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do sistema nervoso central.
Este medicamento é recomendável para crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos.
Também não deve ser consumido por mulheres grávidas sem orientação médica.
Efeitos Colaterais
Após o tratamento com Ivermectina, os pacientes com oncodermatite hiperreativa podem sofrer reações adversas severas, como edemas e agravamento da oncodermatite.
Os efeitos colaterais do uso deste medicamento podem ser a diarreia, cansaço, dor de barriga, perda de peso, prisão de ventre e vômitos.
Em algumas situações podem aparecer tonturas, sonolência, vertigens, tremores e urticária na pele.
Como Usar o Ivermectina?
Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água e geralmente uma dose única do medicamento é ideal para a eliminação de vermes e parasitas.
Cuidado que a necessidade de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais, não tome remédio por conta própria sem essa orientação.
Higiene é a Melhor Manieta de Evitar Contaminações
Alguns sintomas como dores na barriga, gases, vômitos e diarreia são apresentados por quem provavelmente está com algum verme ou parasita.
A forma de contaminação mais comum como já mencionado no texto é a pessoa ingerir frutas, legumes e verduras mal lavadas e carnes mal cozidas, principalmente as de porco e vaca.
Os vermes também podem se instalar em nosso organismo entrando pela pele, após o contato com a terra.
Ivermectina Veterinária
A Ivermectina é um medicamente de uso humano quanto veterinário, sendo esse último usado para tratamento da sarna sarcóptica, sarna demodécica, verminoses gastrointestinais e do verme do coração, condições essas causadas pelos parasitas Ancilóstomo sp, Toxocara canis e Trichuris sp.
O tratamento antiparasitário causa a paralisia do parasita e posteriormente a sua morte, eliminando assim a contaminação do animal de estimação.
Conclusão
Enfim, o texto acima nos traz um alerta sobre a importância dos cuidados básicos com a higiene para se evitar o contágio por vermes e parasitas.
Além de apresentar mais detalhes sobre um dos principais medicamentos para o tratamento que é a Ivermectina.
Foi útil esse artigo?
Comente a seguir!
Veja também:
- Calcanhar de Maracujá – O Que É e Sintomas
- Nimesulida – Composição e Como Usar
- Roacutan – O que é, Como Tomar e Efeitos Colaterais
- Domperidona – Para que Serve, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Contraindicações
- Pantogar – Para que Serve e Como Usar Corretamente
- Benzetacil – Para que Serve, Como Usar e Contraindicações