Pular para o conteúdo

Invermectina – O Que é e Aplicações

Alguma vez você ou algum familiar passou pelo desconforto de adquirir um verme ou parasita?

Situação bem chata onde o Ivermectina como sendo um fármaco vermífugo é comumente utilizado.

Mas, para quais patologias esse remédio é indicado e quais as contraindicação e efeitos colaterais?

Leia o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas!

Conhecendo Mais Sobre os Microorganismos

Microorganismos

A transmissão de vermes está em sua maioria das vexes associada às condições de higiene, como a falta de saneamento e também aos alimentos que não estão bem higienizados.

A principal forma de contaminação de vermes e parasitas é via oral.

Sabemos que há uma grande quantidade de microrganismos benéficos vivendo harmoniosamente em nosso corpo e os conhecemos como “flora intestinal”, importantes para o processo de digestão de crianças e adultos.

Então uma vez que o nosso intestino é um ambiente ideal para a vida de vários desses microrganismos, é bastante comum que outros, que não nos fazem bem a nossa saúde, cheguem até lá e se proliferem.

A esses hospedeiros “do mal” damos o nome de parasitas.

Vermes e Parasitas

Vermes Parasitas

Existem em nosso meio centenas de parasitas e os especialistas costumam dividi-los em dois grupos: os vermes, nome dado àqueles que possuem um tamanho maior e, portanto, podem ser vistos a olho nu, e os menores, compostos de apenas uma única célula, que recebem a nomenclatura de protozoários.

Muitos dos vermes e parasitas podem gerar efeitos danosos para o intestino e por isso o tratamento correto é muito importante para evitar danos maiores ao corpo.

A maneira mais fácil de descobrir a presença de vermes ou parasitas no intestino humano é através de exames de sangue e fezes.

O recomendável é que após a comprovação do diagnóstico, o tratamento seja iniciado imediatamente com os medicamentos corretos, iremos conhecer mais a seguir o Ivermectina, pois a presença das parasitoses está intimamente relacionada ao déficit no desenvolvimento cognitivo e físico tanto em adultos quanto em crianças, dentre outros acometimentos.

Sinais e Sintomas

Dores no Abdomen

Abaixo apresentamos 9 dos principais sintomas que os vermes e parasitas podem causar no organismo:

  • Dor abdominal constante;
  • Barriga inchada ou excesso de gases;
  • Cansaço frequente sem razão aparente;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre;
  • Presença de pequenos pontos brancos nas fezes;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Alterações do apetite, com muita ou pouca fome;
  • Fezes escuras.

O que é a Ivermectina?

Segundo o Ministério da Saúde, a contaminação por verminoses se dá comumente através do contato e da ingestão de água e alimentos infectados ou mal higienizados.

A Ivermectina é um medicamento que contribui para o tratamento de infecções ocasionadas por vermes e parasitas que se instalam no organismo, como também atua na cura de problemas relacionados a ácaros, como sarna e piolho.

Esse fármaco é comercializado em embalagens com dois ou quatro comprimidos.

Trata-se de uma substância vermífuga de amplo espectro, com a finalidade de paralisar e eliminar vários tipos de vermes que causam problemas como oncocercose, elefantíase, pediculose, ascaridíase, escabiose ou estrongiloidíase intestinal.

Para que Serve?

A Ivermectina é um medicamento para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas.

Sua ação ocorre por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, gerando suas mortes e eliminando-os do seu corpo.

Quando é Contraindicado?

A Ivermectina não é indicada para uso por pacientes alérgicos a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do sistema nervoso central.

Este medicamento é recomendável para crianças com menos de 15 Kg ou menores de 5 anos.

Também não deve ser consumido por mulheres grávidas sem orientação médica.

Efeitos Colaterais

Após o tratamento com Ivermectina, os pacientes com oncodermatite hiperreativa podem sofrer reações adversas severas, como edemas e agravamento da oncodermatite.

Os efeitos colaterais do uso deste medicamento podem ser a diarreia, cansaço, dor de barriga, perda de peso, prisão de ventre e vômitos.

Em algumas situações podem aparecer tonturas, sonolência, vertigens, tremores e urticária na pele.

Como Usar o Ivermectina?

Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água e geralmente uma dose única do medicamento é ideal para a eliminação de vermes e parasitas.

Cuidado que a necessidade de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais, não tome remédio por conta própria sem essa orientação.

Higiene é a Melhor Manieta de Evitar Contaminações

Lavando as Mãos

Alguns sintomas como dores na barriga, gases, vômitos e diarreia são apresentados por quem provavelmente está com algum verme ou parasita.

A forma de contaminação mais comum como já mencionado no texto é a pessoa ingerir frutas, legumes e verduras mal lavadas e carnes mal cozidas, principalmente as de porco e vaca.

Os vermes também podem se instalar em nosso organismo entrando pela pele, após o contato com a terra.

Ivermectina Veterinária

A Ivermectina é um medicamente de uso humano quanto veterinário, sendo esse último usado para tratamento da sarna sarcóptica, sarna demodécica, verminoses gastrointestinais e do verme do coração, condições essas causadas pelos parasitas Ancilóstomo sp, Toxocara canis e Trichuris sp.

O tratamento antiparasitário causa a paralisia do parasita e posteriormente a sua morte, eliminando assim a contaminação do animal de estimação.

Conclusão

Enfim, o texto acima nos traz um alerta sobre a importância dos cuidados básicos com a higiene para se evitar o contágio por vermes e parasitas.

Além de apresentar mais detalhes sobre um dos principais medicamentos para o tratamento que é a Ivermectina.

Foi útil esse artigo?

Comente a seguir!

Veja também: