Garganta Inflamada – Causas e Remédios Caseiros

Apesar de na imensa maioria dos casos não estar relacionado a algo mais grave, a garganta inflamada causa muitos incômodos a quem está sofrendo com isso.

Tudo é ainda pior para quem mora nas grandes cidades e tem que conviver com aquele tempo seco, com poluição atmosférica nas alturas, que parece piorar ainda mais os sintomas.

Esta condição normalmente causa sintomas como ardência no local, dor e muita dificuldade para engolir os alimentos.

Principais Sintomas da Garganta Inflamada

Abaixo estão os 8 sintomas comuns que precedem uma garganta inflamada:

  • Desconforto na Região;
  • Tosse Seca e Muito Irritativa;
  • Dor de Garganta ao Tentar Engolir ou Mesmo Falar;
  • Garganta Avermelhada e Presença de Inchaço;
  • Febre Baixa;
  • Febre alta quando há infecção bacteriana;
  • Mau Hálito;
  • Ínguas na Área do Pescoço.

Principais Causas

Dentre as principais causas desse problema podemos citar ainda a exposição prolongada ao tempo frio ou uma infecção gerada por gripe ou amigdalite por exemplo.

A garganta inflamada pode ainda ser gerada por um resfriado, laringite ou faringite.

Outras possíveis razões para a dor de garganta podem ser a irritação na região causada pela inalação de substâncias tóxicas, consumo elevado de bebidas alcoólicas, refluxo de alimentos para a garganta, entre outras possibilidades.

É comum em certos casos que as pessoas tratem os sintomas da garganta inflamada em casa mesmo, usando técnicas muito simples, como fazer repouso, proteger-se das mudanças súbitas do tempo, entre outras medidas.

Médica Examinando Paciente

Não podemos deixar de citar uma das medidas mais conhecidas popularmente, que é o uso de alguns preparos caseiros para cuidar do problema, tais como gargarejos feitos com água morna e sal, chá de limão com mel e gengibre, etc…

Apesar desse conhecimento popular, recomendamos firmemente que você procure um médico assim que sentir esses sintomas desconfortantes e de dor, principalmente se após algum tempo esses sinais não desaparecerem e surgir por exemplo pus na região.

É provável que após consulta médica seja prescrito para o paciente alguns medicamentos especializados, como anti-inflamatórios para alívio dos sintomas, por exemplo o ibuprofeno, ou antibióticos, como a penicilina.

Remédios Caseiros para Garganta Inflamada

Certas receitas caseiras podem conferir alguns benefícios para quem sofre deste problema, mas o tratamento convencional não pode ser substituído nem abandonado. Vejamos:

1 – Gargarejo de Água Morna com Sal

Esta é uma receita caseira muito conhecida e tem sua eficiência no conhecimento popular.

Para fazer a solução, coloque uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misture muito bem até que dissolva por completo.

Mulher Bebendo Água

Após isso, é só usar para fazer gargarejos com a mistura, pelo menos 3 vezes, cuspindo fora depois em todas as vezes.

Esta solução de água com sal tem propriedades antimicrobianas que auxiliam na eliminação de micro-organismos da região da garganta, amenizando os sintomas.

2 – Chá de Limão com Mel e Gengibre

Outra excelente receita caseira para este problema é o consumo de chá de limão, mel e gengibre, que precisa ser consumido ao menos 2 vezes no dia.

Além de ser rico em vitamina C, que fortalece nossas defesas naturais, este chá possui ação antibacteriana e anti-inflamatória.

Chá de Gengibre com Limão

Para preparar a bebida é muito simples, basta adicionar em uma xícara a água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre.

Aguarde agir por uns 15 minutos e coe.

Se achar que precisa, adoce usando o mel.

3 – Chá de Malva, Sálvia ou Alteia

Todas estas plantas possuem características anti-inflamatórias e ainda ajudam a lubrificar a garganta, amenizando, portanto, os sintomas da inflamação.

Para fazer quaisquer um dos 3 chás, você precisa somente acrescentar 1 colher de sopa da erva preferida em 1 xícara de água fervendo e deixar descansar por 15 minutos.

Após esse tempo é só coar a bebida e fazer o consumo.

4 – Consumir Vitamina de Morango com Mel

Nem todo mundo sabe, mas os morangos possuem muita vitamina C em sua composição, assim, quando consumidos, eles nos auxiliam-no fortalecimento de nossas defesas naturais.

Já o mel tem o poder de lubrificar a garganta, auxiliando na diminuição da dor e do processo inflamatório.

Vitamina de Morango com Mel

Para fazer aí em sua casa esta bebida, bata no liquidificador 1 copo de leite e 6 morangos, adicionando depois de servido 1 colher de mel.

No que diz respeito à seleção de alimentos para quando se está com a garganta inflamada, é preferível que a pessoa nessa condição dê preferência por consumir alimentos líquidos ou mais cremosos e pastosos, tais como sopas, caldos, purês, etc…

É importante ainda evitar ingerir alimentos muito gelados ou muito quentes, pois isso diminui a dor e o desconforto persistente ao engolir.

Principais Fármacos Disponíveis nas Drogarias

Além dos “remédios” naturais, os fármacos receitados por médicos é que devem ser prioridade no tratamento.

Eles são fundamentais no tratamento adequado, principalmente quando a dor é muito forte e persiste por mais de 3 dias para sumir e há febre.

Em ocasiões assim, um médico poderá, conforme sua avaliação, prescrever a necessidade de tratamento com um ou mais remédios encontrados nas drogarias, tais como:

Medicamentos anti-inflamatórios, que reduzem a inflamação e facilitam engolir, pois ajudam controlar a dor. Aqui estão o ibuprofeno ou naproxeno.

Medicamentos analgésicos, que amenizam a sensação de dor.

Encontramos aqui o paracetamol ou a dipirona.

Medicamentos antibióticos, utilizados quando existe pus no local e infecção bacteriana presente.

Temos a amoxicilina e o ácido clavulânico como exemplos.

Conclusão

Novamente reforçamos que o tratamento médico é o principal tratamento a ser seguido por qualquer pessoa.

Jamais, em hipótese alguma, substitua o tratamento indicado pelo profissional médico, por uma receita natural ou caseira.

Pense neles apenas como uma forma suplementar de se cuidar.

E você, sofre com este problema também?

Relate sua experiência conosco, pois ela pode ajudar alguém aqui de nossa comunidade.

Para isso, faça um comentário logo abaixo que rapidamente responderemos a todos.

Veja também: