Como Fazer a Dieta do Dieta do Leite e Seus Benefícios

A popular dieta do leite é mais uma das milhares de estratégias existentes hoje em dia para quem deseja ou precisa muito perder peso e de forma rápida.

Ela se mostra eficiente como estratégia de emagrecimento porque durante sua realização, algumas refeições precisam ser substituídas somente por leite, como principal alimento, e alguns pouquíssimos outros.

Ao contrário do que muitos podem pensar, o que se segue logo após a perda de peso inicial não é uma fase de relaxamento das medidas, mas sim o estabelecimento de uma dieta para manter o peso ou ainda continuar no caminho do emagrecimento.

Esse processo todo de perda deve ser sempre constante, acontecendo de modo gradual, visando sempre um funcionamento excelente do metabolismo e a queima de gordura.

Como Fazer a Dieta do Leite Corretamente e Como Ela Funciona

Após estar decidido e convicto sobre precisar emagrecer e sobre fazer essa dieta, é fundamental conhecer em detalhes como fazer e como a dieta do leite.

Para começar, no dia 1 da dieta, todas as suas refeições precisam obrigatoriamente serem substituídas por leite.

Nessa troca é permitido incluir diversos tipos de leite, como o integral, que contém maior quantidade de vitaminas e proporciona a todos uma grande saciedade.

Já ao entrar no segundo dia da dieta, é liberado o consumo de alimentos leves e ricos em proteínas, como por exemplo frutas, iogurte, queijos, ovos e carnes.

Os alimentos que acabamos de citar tem o poder de estimular a queima de gordura no organismo e elevar o grau de saciedade, ajudando assim a controlar nossa fome e o desejo de comer.

Entretanto, é muito importante não esquecer que a dieta do leite só deve ser realizada por no máximo 8 dias, ou seja, passando deste período de tempo é preciso introduzir novamente os demais alimentos em nossa alimentação, mesmo que de modo gradual, para não gerar aumento de peso.

Principais Vantagens da Dieta do Leite

Dentre as principais vantagens oferecidas pela dieta do leite ao indivíduo que a pratica, estão a simplicidade e o baixo custo, visto que é uma dieta simples de ser acompanhada.

Além disso, o leite é um alimento muito rico em nutrientes fundamentais para o nosso organismo, como cálcio, vitamina A, D e K.

Já a ingestão dos demais produtos indicados na dieta, como as carnes e ovos, tem o poder de auxiliar a adicionar um número maior de nutrientes nos dias de dieta.

Desta forma, ela se torta uma dieta muito fácil de se adaptar, na qual é possível comer tipos diferentes de preparações, e os seus nutrientes irão auxiliar na manutenção do organismo ativo, mesmo com essa grande privação de calorias.

Como Fazer Essa Dieta do Leite – Exemplo

A tabela abaixo mostra o exemplo de 4 dias da dieta do leite:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3Dia 4
Café da Manhã1 copo de leite integral1 copo de leite batido com 6 morangos1 iogurte natural1 copo de leite
Lanche da Manhã1 copo de leite integral1 pera1 maçã1 fatia de queijo
Almoço/Jantar1 copo de leite integral1 bife de carne magra + salada verde2 ovos mexidos com arroz de couve-flor1 posta de peixe assada com legumes
Lanche da Tarde1 copo de leite integral1 copo de leite + 1 banana1 copo de leite com 1 fatia de mamão1 iogurte natural

Como já citado anteriormente, logo após o término dos 8 dias de dieta, outros alimentos podem e precisam ser adicionados em sua alimentação.

Como exemplo desses alimentos que precisam voltar fazer parte da sua alimentação, destacamos o arroz integral, os vegetais, pão integral, azeite e castanhas.

Por outro lado, é muito importante sempre evitar o consumo de doces, sucos, frituras e alimentos ricos em farinhas, como bolos, biscoitos, massas e outros do tipo.

Não podemos deixar de citar que é imprescindível consumir muita água, praticar algum exercício físico e se possível, incluir a ingestão de 2 xícaras de chás emagrecedores diariamente, como por exemplo o chá verde e o chá mate, que são nossos aliados contra a retenção de líquidos.

Efeito Sanfona

Um dos problemas que mais afligem as pessoas obesas ou que precisam perder algum peso, não é nem seguir a dieta restrita em si, mas o temido efeito sanfona.

Efeito sanfona, para quem não sabe, se dá no processo de emagrecimento das pessoas, onde, atingir sua meta na balança nem é o mais difícil, mas sim, se manter ali.

E nessa de engorda, emagrece, engorda e emagrece novamente, foi cunhado esse termo para marcar esses acontecimentos, tão comuns na vida da maioria das pessoas que tem problema com peso.

Existe Riscos Associados a Dieta do Leite?

Os principais riscos que a dieta do leite pode levar a quem a pratica, estão aqueles relacionados à forte restrição calórica da dieta, fato que pode levar o indivíduo a apresentar alguns problemas, tais como, tonturas, franqueza, mal estar e desânimo.

Uma possível falta de nutrientes causadas pela dieta feita de forma errada, também pode levar ainda a alterações de humor por conta de queda da serotonina no organismo, que é conhecido como o hormônio do bem estar.

Fundamental citar ainda que, esta dieta não é recomendada em nenhuma hipótese para pessoas que conhecidamente possuem alergia ao leite e seus componentes.

Aquelas pessoas que tem intolerância à lactose precisam usar a versão sem lactose do leite e seus derivados.

Era isso que gostaríamos de compartilhar por hoje, mas e você, já fez essa dieta, pretende fazer ou conhece alguém que fez?

Conte para nós sua experiencia sobre o tema e compartilhe com os demais leitores para que todos aprendamos juntos.

Veja também: