Crossfit – O que é, Benefícios e Como Praticar

Surgido nos EUA nos anos 90, o CrossFit rapidamente virou uma verdadeira febre entre atletas e esportistas amadores de todo o mundo, chegando aos locais mais distintos, inclusive às academias de preparo dos oficiais das forças armadas americanas.

Considerado um esporte de grande exigência física, ele é considerado por muitos praticantes e especialistas, como uma atividade oriunda de diversos vários outros, como por exemplo a ginástica olímpica, o levantamento de peso e o atletismo.

Os efeitos desse verdadeiro mix de atividades esportivas, que chamamos de Crossfit, gera para seus praticantes um condicionamento físico excelente, pois ele trabalha praticamente todas as cadeias musculares de forma completa.

O resultado disso é uma grande diminuição da gordura corporal, uma regularidade maior em manter uma ótima forma física e uma saúde geral muito melhor.

Como São os Treinos Regulares de Crossfit

Podemos dizer, de forma bastante resumida, que os treinos de Crossfit buscam combinar e oferecer para seus praticantes uma série de benefícios combinados de outros esportes.

Vamos dar uma olhada melhor nisso.

Por exemplo, a musculação oferece para seus praticantes treinos para desenvolvimento de músculos e consequentemente mais força.

Aquelas pessoas que desejam aumentar a flexibilidade de seus corpos, buscam fazer aulas de alongamento.

Já a natação oferece para seus assíduos uma grande melhora da performance e da capacidade respiratória. Cada esporte, portanto, tem um foco e objetivo principal.

O Crossfit busca unir o melhor de todos esses mundos em um só e oferecer cada um destes benefícios em um treino especializado.

De modo geral, os exercícios se baseiam na execução de exercícios funcionais que aliam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade entre eles.

Os treinamentos são de alta intensidade, com tempo médio girando em torno de 40 minutos a uma hora, desafiando o corpo do participante ao extremo e exigindo muito de seus limites.

Divisão do Treinamento

O ritmo de treinos segue basicamente 3 divisões:

  1. Aquecimento (para preparação do corpo);
  2. Técnica (como realizar os exercícios propostos corretamente);
  3. WOD (Workout of the Day, traduzindo seria a “Missão do dia”).

O que nem todos sabem é que, não é apenas a parte física que é trabalhada no Crossfit, pois os exercícios propostos no dia-a-dia levam o aluno também a um “esgotamento mental e psicológico”, pois ele age nas percepções de limite do corpo do participante.

Muitos praticantes de Crossfit, principalmente os iniciantes, dizem muitas vezes ao término de um treino estarem completamente surpresos com sua desenvoltura e performance.

Principais Benefícios do Crossfit – Realmente Emagrece?

1 – Sim, Crossfit Ajuda nos Processos de Emagrecimento

Por conta da grande intensidade com que são realizados seus exercícios, o Crossfit faz com que o organismo necessite queimar suas reservas energéticas, reservas estas que ficam acumuladas como gordura.

Especialistas estimam que durante um treino comum, sejam gastas em torno de 800 a 1500 calorias, dependendo é claro do tipo de treinamento proposto para aquele determinado dia.

2 – Auxilia na Construção de Músculos

O Crossfit ajuda a tonificar e definir os músculos dos praticantes, muitas vezes até mesmo melhor que se a pessoa estivesse frequentando uma academia tradicional.

Apesar disso, não estamos falando que essa ou aquela modalidade é melhor, é somente questão de adaptação.

Como dito inicialmente, os treinos funcionais do CrossFit trabalham diversas cadeias musculares em cada exercício, e diferente das academias de musculação, são necessários poucos ou quase nenhum acessório para sua realização.

3 – Eficiência e Velocidade dos Resultados

O que desestimula e afasta muitas pessoas dos treinos de musculação ou de outros esportes em geral, são os resultados lentos de serem notados.

Se você é uma dessas pessoas que não tem muita paciência para construir e esperar resultados a médio e longo prazo, o Crossfit pode ser uma ótima alternativa para você.

Isso porque estudos recentes concluíram que, para queima de gordura e ganho de condicionamento físico, os treinos de intensidade alta atingem resultados mais céleres do que um treinamento de menor intensidade.

4 – Diminuição dos Níveis de Estresse

Por conta de sua intensidade e por ser novo todos os dias, sua prática requer muita concentração para realizar os exercícios corretamente.

Dessa forma, ao entrar na área de treinamento, você é obrigado a deixar do lado todas as preocupações que vem tomando conta da sua mente e da sua vida.

Ao final do treino, você irá para casa muito mais tranquilo, relaxado, com a mente e corpo livre daquelas cargas estressantes que carregou durante todo o dia.

5 – Rotina Estimulante de Exercícios

Tradicionalmente nas academias de musculação, os alunos, principalmente iniciantes, passam muito tempo fazendo sempre os mesmos movimentos, nos mesmos aparelhos, com a mesma sequência, tudo muito monótono.

E isso, querendo ou não afasta muitas pessoas dessas academias.

Mais uma vez estou deixando apenas uma opinião pessoal e de observação, não é uma critica em si, porque muitas pessoas gostam e se adaptam a isso.

Já no Crossfit, temos treinamentos novos todos os dias, sequências que não se repetem, nem métodos, etc. Assim, corpo e mente são constantemente desafiados diariamente e não caem no comodismo ou tédio.

6 – Melhora na Autoconfiança

Os constantes estímulos propostos no decorrer dos treinamentos auxiliam os assíduos a entenderem melhor e ampliarem seus limites, passando essa melhora para outros aspectos de sua vida, seja ela a esportiva, pessoal ou profissional.

7 – Exercita Muitas Aptidões Físicas

Como já citado anteriormente, os treinos de Crossfit são completos e perfeitos no desenvolvimento de diversas capacidades físicas de um individuo, como melhora de sua resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, entre outros.

8 – Corpo Sempre Pronto e Alerta

Um dos principais benefícios que esse esporte pode fornecer ao seu praticante é a total independência na prática das atividades da vida diária.

Isso ocorre porque seus exercícios combinados simulam atividades cotidianas que todos nós praticamos, como correr atrás do ônibus, abaixar para pegar e levantar um objeto do chão, carregar sacolas ou caixas do supermercado, empurrar um móvel pesado, subir em uma cadeira para alcançar um objeto em cima do armário, entre outros.

Assim, de modo lúdico, você pratica um esporte que melhora seu condicionamento físico em geral, ao mesmo tempo que desenvolve competências que lhe ajudarão no dia-a-dia.

Crossfit x Iniciantes

O Crossfit é um esporte que pode tanto ser praticado em academias ou lugares que como elas, oferecem uma estrutura adequada, e que conte sempre com profissionais especialistas na área.

Apesar disso, existem certos exercícios que são livres de acessórios ou equipamentos, assim, iniciantes podem usar o peso do próprio corpo para realiza-los.

Contudo, quem deseja se iniciar na prática, é melhor procurar um local com estrutura adaptada para os exercícios e que conte com um profissional de educação física para conduzir os treinos.

É fundamental ainda, antes de iniciar uma nova atividade, procurar um médico para ver como anda sua saúde, e assim, com a liberação do especialista, começar na modalidade respaldado por essa segurança.

Para quem está querendo iniciar no Crossfit, é bom saber que os exercícios se baseiam principalmente em exercícios como os de flexão de braço, agachamento, burpee, pular corda, entre outros.

Crossfit Gera Algum Risco?

Claro que todo tipo de esporte ou atividade física pode trazer algum risco para seu participante, e no Crossfit não é diferente.

Por isso é fundamental tomar aquelas medidas básicas, como as já citadas até anteriormente, como consultar um médico e fazer um check up antes de iniciar na modalidade.

Procure um profissional experiente na área, um local adequado e adaptado para essa prática, entre outros cuidados, como conhecer seu próprio corpo e não passar de seu limite.

E você, é praticamente da modalidade?

Se não for ainda, pretende ser?

Possui alguma experiência ou informação para compartilhar com nossos leitores?

Veja também: