Dormir bem é extremamente importante. Mas como dormir rápido no dia a dia?
Isso ajuda você a se sentir bem e faz com que seu corpo e cérebro funcionem corretamente.
Algumas pessoas não têm problema em adormecer. No entanto, muitos outras têm sérias dificuldades para dormir e/ou manter isso durante a noite toda.
Dormir mal pode ter efeitos negativos em muitas partes do corpo e do cérebro, incluindo aprendizado, memória, humor, emoções e várias funções biológicas.
Portanto, se você tem insônia ou até mesmo uma leve dificuldade para pegar no sono, acompanhe algumas dicas sobre como dormir rápido:
1 – Tenha Uma Rotina / Programação
Muitas pessoas acham que definir um horário de sono ajuda a adormecer mais facilmente.
Seu corpo tem seu próprio sistema regulatório chamado ritmo circadiano. Esse relógio interno faz com que seu corpo se sinta alerta durante o dia, e mais sonolento à noite.
Acordar e dormir na mesma hora todos os dias pode ajudar seu relógio interno a manter uma programação regular. Depois que seu corpo se ajustar a esse cronograma, será mais fácil adormecer e acordar na mesma hora todos os dias.
Também é importante dormir de sete a nove horas por noite. Isso demonstrou ser a duração ideal do sono para adultos.
Por fim, dedique de 30 minutos a 1 hora para relaxar à noite antes de ir para a cama. Isso permite que seu corpo e sua mente relaxem e se preparem para dormir.
2 – Pratique Yoga, Meditação e Atenção Plena
Quando as pessoas estão estressadas, elas tendem a ter dificuldade em adormecer.
Yoga, meditação e atenção plena são ferramentas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, eles demonstraram melhorar o sono.
O yoga incentiva a prática de padrões respiratórios e movimentos corporais que liberam o estresse e a tensão acumulados em seu corpo.
A meditação pode aumentar os níveis de melatonina e ajudar o cérebro a alcançar um estado específico em que o sono é facilmente alcançado.
Por fim, a atenção plena pode ajudá-lo a manter o foco no presente e a se preocupar menos enquanto adormece.
A prática de uma ou de todas essas técnicas pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono e acordar reenergizado.
3 – Evite Cochilos Durante o Dia
Devido ao sono ruim à noite, as pessoas com insônia tendem a ficar com sono durante o dia. Isso geralmente as leva a tirar um cochilo em algum momento do dia.
Embora cochilos de curta duração tenham sido associados a melhorias no estado de alerta e no bem-estar, existem opiniões contraditórias sobre os efeitos da soneca no sono noturno.
Alguns estudos mostraram que cochilos regulares, longos (duas horas ou mais) e tardios podem levar à má qualidade do sono noturno e até à privação do sono.
Um estudo mostrou que entre 440 estudantes universitários, aqueles que relataram tirar três ou mais cochilos por semana, aqueles que cochilavam mais de duas horas e aqueles que cochilavam tarde (entre as 18 e as 21 horas) tinham a pior qualidade de sono noturno.
Outro estudo constatou que os idosos que cochilavam frequentemente tinham sono noturno de qualidade inferior, mais sintomas depressivos, atividade física mais limitada e tinham maior probabilidade de estar acima do peso do que aqueles que raramente tiravam um cochilo.
Para descobrir se os cochilos estão afetando seu sono, tente eliminá-los completamente ou se limite a um cochilo curto de, no máximo, 30 minutos.
4 – Se Exercite Durante o Dia
A atividade física é frequentemente considerada benéfica para o sono saudável.
O exercício pode aumentar a duração e a qualidade do sono, aumentando a produção de serotonina no cérebro e diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
No entanto, é importante manter uma rotina de exercícios de intensidade moderada e não exagerar. O treinamento excessivo tem sido associado ao sono ruim.
A hora do dia em que você se exercita também é crítica. Para promover um sono de melhor qualidade, malhar de manhã parece ser melhor do que malhar no final do dia.
Portanto, exercícios moderados a vigorosos pela manhã podem melhorar significativamente a qualidade e a quantidade do seu sono.
5 – Limite a Cafeína e Beba Uma Bebida Calmante
A cafeína é amplamente utilizada entre as pessoas para combater a fadiga e estimular o estado de alerta. Pode ser encontrado em alimentos e bebidas como chocolate, café, refrigerantes e bebidas energéticas.
Infelizmente, a cafeína pode ter efeitos desastrosos no sono. Embora os efeitos dela variem de pessoa para pessoa, é recomendável que você evite consumir cafeína pelo menos seis horas antes de dormir.
Em vez disso, você pode tomar um chá calmante como o chá de camomila, que demonstrou promover sono e relaxamento.
6 – Leia Algo
A leitura pode ser uma boa atividade para ajudá-lo a relaxar antes de dormir. Pelo menos para as crianças, parece que a leitura na hora de dormir pode promover um sono mais prolongado.
No entanto, é importante entender a diferença entre a leitura de um livro eletrônico e um livro em papel tradicional.
Os livros eletrônicos emitem um tipo de luz que pode reduzir a secreção de melatonina, dificultando o sono e causando o cansaço no dia seguinte.
Portanto, é recomendável ler um livro físico para relaxar e melhorar seu sono.
Agora me fala, você tem algum dificuldade para dormir? Deixe um comentário abaixo!