Como Calcular Período Fértil Corretamente?

O período fértil feminino é o período mais esperado e desejado pelas mulheres que querem engravidar, mas também é um período no qual também se deve ter um maior cuidado durante as relações sexuais para aquelas que não desejam ter um bebê ainda.

De qualquer forma, tanto para aquelas que desejam um filho, como para quem quer se prevenir e não ter surpresas, saber como calcular o período fértil é muitíssimo importante.

A gravidez é uma bênção, mas sempre é bom que ocorra com o devido planejamento da família.

Hoje você vai saber como calcular o período fértil, até mesmo se o seu ciclo for irregular.

Acompanhe!

O Que é o Período Fértil? Explicando em Detalhes

Período Fértil

O período fértil feminino é o momento do ciclo menstrual no qual acontece a liberação de óvulos na mulher e é o momento perfeito para a concepção.

Enquanto os homens produzem espermatozoides todos os dias, as mulheres só liberam um ou dois óvulos apenas uma vez por mês.

Embora seja raro, alguns homens podem ter níveis baixos de espermatozoides, nesse caso é necessário um acompanhamento médio para entender as causas do problema.

O período fértil também constitui o tempo que o espermatozoide leva para fecundar esse óvulo, pois o mesmo consegue sobreviver no organismo entre 3 a 5 dias.

Ou seja, o período fértil constitui os 6 dias nos quais pode haver a fecundação de um óvulo.

O período fértil ocorre após a menstruação, cerca de 14 dias depois, no meio do ciclo menstrual.

Ou seja, se um casal decide ter um bebê, o controle sobre a fertilidade tem muito peso para a mulher.

Como Calcular o Período Fértil pela Tabelinha

Calcular Período Fértil pela Tabelinha

A melhor forma de calcular quando seu período fértil ocorrerá é pela popular tabelinha, a partir de um sinal muito conhecido pelas mulheres: a menstruação.

O primeiro passo é descobrir quantos dias tem o seu ciclo menstrual – quantos dias são contabilizados desde o primeiro dia da sua menstruação ao dia anterior da sua menstruação seguinte.

Vamos supor que o seu ciclo seja de 30 dias, você menstruou no dia 01 de janeiro e no dia 30 de janeiro você menstruou novamente, ou seja, um ciclo de 30 dias.

Se há essa constância no seu ciclo, seu ciclo é regular. Seu ciclo sendo regular, é possível contabilizar exatamente quando será sua ovulação.

Para calcular, você vai precisar subtrair a duração do seu ciclo por 14.

Vamos supor que seja de 30 dias, o cálculo será (30 – 14 = 16). Nesse caso, o dia da sua ovulação será no 16º (décimo sexto dia) após sua menstruação.

Porém, como falamos anteriormente, o período fértil compreende também o tempo que o espermatozoide leva para fecundar o óvulo.

Sendo assim, pegue o número obtido na subtração anterior e conte cinco dias para trás. Esse intervalo de 6 dias que culmina no dia da sua ovulação é o seu período fértil.

Como no exemplo anterior, seria no 11º ao 16º após a menstruação.

Como Calcular Período Fértil Irregular

Se o seu ciclo dura entre 25 e 30 dias, ele ainda pode ser considerado regular e é possível prever quando será sua ovulação.

Basicamente, você precisará fazer uma média de duração do seu ciclo. Analise o seu ciclo por 6 meses, no mínimo, e faça uma média de duração.

Se oscila sempre entre 27, 28 e 29 dias, por exemplo, a média de duração do seu ciclo é de 28 dias.

Depois é só utilizar o cálculo que mencionamos no tópico anterior.

Aplicativos de Calendário Menstrual

Aplicativos para Período Fértil

As mulheres também contam com a ajuda da tecnologia quando o assunto é período fértil feminino, ou seja, a mesma tabelinha ou caderninho que você algum dia já usou podem ser acessados na tela do seu smartphone.

Há alguns aplicativos que fazem o cálculo e montam sua tabelinha automaticamente todos os meses, basta apenas registrar o primeiro e último dia da sua menstruação todos os meses.

Segue uma lista com ótimas dicas de aplicativos para controle do calendário menstrual:

Com todas as dicas que demos, com certeza você conseguirá calcular o período fértil com precisão e tomar todos os cuidados necessários, seja qual for o seu objetivo.

Espero que esse artigo tenha sido útil. Não se esqueça de deixar um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Veja também: