Comida Vegana – Principais Alimentos e Benefícios

Mais do que simplesmente preencher nossas necessidades nutricionais, a alimentação é, antes de qualquer coisa, um estilo de vida, parte de nossa cultura e escolha individual.

Sendo assim, é muito importante saber lidar com os alimentos, e uma dessas escolhas refere-se a comida vegana, que antes de se tornar uma verdadeira “modinha”, é um estilo de vida muito importante para milhões de pessoas.

Muito confundindo com o estilo de vida vegetariano, é importante entendermos que os veganos são aquelas pessoas que decidiram, por conta de princípios pessoais, não eliminar somente o consumo de carne de sua alimentação, mas também tudo que se relaciona aos animais, principalmente aqueles mantidos em confinamento e maus tratos.

Desse modo, os veganos não consomem roupas, sapatos e bolsas de couro, produtos de lã, fármacos, produtos ou substâncias testadas em animais, entre outras restrições.

Na sequência falaremos um pouco mais especificamente sobre a comida vegana e seus benefícios para nossa saúde como um todo.

Base da Comida Vegana

Como citamos inicialmente, a dieta vegana baseia-se exclusivamente em produtos alimentícios de origem vegetal, ou seja, tudo que tenha origem animal precisa ser eliminado.

Dentre os principais produtos que compõem a alimentação de uma pessoa vegana, podemos encontrar uma variedade de grãos, leguminosas (feijões, ervilhas e lentilhas), verduras, frutas, legumes e outros.

Dessa base riquíssima são criadas uma vasta gama de receitas deliciosas, saudáveis e veganas.

Muitas pessoas ao pesquisarem sobre esta alimentação, ficam com dúvidas em relação às substituições feitas, principalmente em relação as proteínas (de animal para vegetal).

Dá pra Substituir Todos os Tipos de Proteínas?

Caso seja esta a sua preocupação, saiba que sim, é possível substituir as proteínas de origem animal por alternativas de origem vegetal.

Confira alguns exemplos abaixo:

Leite e Derivados

Hoje em dia há no mercado uma ampla variedade de leites vegetais ou mesmo iogurtes e queijos, sendo possível também fazer alguns deles na versão caseira.

Ovos

Se você gosta muito de ovos e não sabe como substitui-lo, saiba que o tofu é um ótimo substituto para eles, principalmente se você gosta de comer eles mexidos.

Para fazer bolos e tortas, você pode usar a linhaça como substituto, e para isso, é só deixá-la de molho em água morna por alguns minutos, e depois é só adicionar a mistura às receitas.

E para substituir os ovos como ingredientes de bolos, algo interessante de se fazer é misturar 1 colher de chá de vinagre de maçã com 2 colheres de chá de fermento e 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Existe ainda a alternativa de trocar os ovos por uma mistura de uma colher de sobremesa de lecitina de soja com 1 colher de sobremesa de água.

Carnes

Hoje em dia há variados tipos de carnes veganas nos melhores mercados, que vão desde carne moída até salsichas, tem para todo gosto.

É possível ainda fazer muitas receitas criativas em casa utilizando a proteína texturizada de soja, a carne de jaca ou ainda certos grãos, como lentilha.

Manteiga

Até mesmo a manteiga é possível reproduzir na versão vegana. Ela é feita a partir da farinha de milho pré-cozida.

Basta uma procura ai nos motores de busca que você encontrará a receita.

Principais Benefícios de Uma Alimentação Vegana

Ótima Auxiliar no Emagrecimento

Por ser muito rica em fibras e não conter muita gordura, a comida vegana é uma grande aliada de quem precisa emagrecer com saúde.

É preciso apenas tomar cuidado com a ingestão de muitos alimentos veganos processados, que não são tão bons e estão cada dia mais presentes nos supermercados.

Excelente para o Sistema Digestivo

Como dito anteriormente, podemos encontrar muitas fibras na dieta vegana, uma substância que é fundamental para a perfeita saúde do estômago e intestino.

Melhora das Taxas de Colesterol Ruim

Por serem de origem vegetal, a imensa maioria dos produtos veganos não elevam os níveis do colesterol ruim.

Apesar disso, é necessário se prevenir quanto a forma de preparo dos mesmos, devendo evitar frituras, alimentos veganos processados, etc…

Presença de Antioxidantes

Pesquisas recentes demonstram que a dieta vegana, por ser rica em alimentos de procedência vegetal, oferecem ao nosso organismo uma grande variedade de antioxidantes, que são substâncias importantíssimas no combatem aos efeitos nocivos dos radicais livres, ofertando assim vários benefícios para nossa saúde.

Dentre esses benefícios, os principais são:

  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Manutenção da saúde da pele;
  • Prevenção contra o envelhecimento precoce;
  • Coadjuvantes importantes no tratamento de problemas inflamatórios;
  • Manutenção do ótimo funcionamento do sistema imunológico.

Principais Tipos de Alimentos Veganos

Sendo de origem natural ou através de processos industriais, o fato é que existem muitas opções de comida vegana para quem deseja levar esse estilo de vida da melhor forma.

Leguminosas

São fontes naturais de proteínas, fibras e minerais, podendo ser ingeridas puras, de acompanhamento ou utilizadas como ingredientes em receitas.

Como principais leguminosas, temos os feijões, lentilhas, grão de bico e outros;

Frutas e Verduras

Fonte de variados nutrientes, as frutas devem compor a alimentação de todas as pessoas, não somente dos veganos, pois são muito saudáveis;

Cereais

Esses alimentos, principalmente os integrais, são fontes fundamentais de carboidratos e fibras e como exemplos deles temos o arroz integral, a aveia, etc…;

Quinoa

Este alimento não é tão popularmente conhecido, mas é uma semente riquíssima em nutrientes, ótima fonte de proteínas essenciais, fibras, ferro, magnésio, entre outros minerais.

Ela não contém glúten, sendo assim, é de simples digestão no trato digestivo;

Tofu

Este alimento já é bem habitual na cozinha de muita gente e em sua composição temos basicamente proteína e cálcio.

De sabor neutro, ele permite o preparo de pratos, sejam doces ou salgados, sendo um verdadeiro coringa da comida vegana.

Proteína Texturizada de Soja

É uma excelente fonte de proteína, ferro, cálcio, zinco e fibras.

Seu preparo é bem simples, sendo preciso apenas hidratá-la com água quente por cerca de 15 minutos e na sequência utilizá-la no lugar da carne;

Seitan

Ainda desconhecido dos próprios veganos, esse produto é feito à base de glúten e quando cozido, adquire textura e aspecto de carne, podendo ser encontrado em lojas especializadas;

Leite Vegetal

Quem deseja não consumir mais o leite de vaca tradicional, tem a opção no mercado de diversos tipos de leite, sendo o de soja o mais comum.

Além dele, existe ainda os leites de aveia e de amêndoas, entre outros excelentes produtos.

Hambúrguer

Basicamente, os hambúrgueres são feitos à base de vegetais, principalmente de soja e são muito gostosos, temperados, e quase imperceptíveis as vezes de que não são mesmo carne.

Nos grandes mercados é possível achar ainda produtos veganos para substituir outros alimentos, como as salsichas, os iogurtes, chocolates, queijos e muitos outros.

Caso você goste de ir para cozinhar preparar seus alimentos, você encontrará uma infinidade de receitas veganas na internet, evitando assim a ingestão de conservantes, como empadas veganas, pão de alho vegano, mousse vegano, espetinho vegano, escondidinho vegano fit e light e muito mais.

Como vimos, ser vegano é muito mais do que apenas não consumir nada de procedência animal, pois o veganismo é na verdade uma verdadeira filosofia de vida.

Caso você tenha se interessado por ela, vá fazendo mudanças aos poucos em seus hábitos e estilo de vida, não queira fazer mudanças drásticas de uma vez, pois a chave do sucesso nunca é assim.

Comece pelo vegetarianismo e de forma gradual, vá abandonando antigos hábitos e se moldando a esse novo estilo de vida.

Mas lembre-se, qualquer mudança radical assim necessita de um acompanhamento médico e de um profissional nutricionista para te acompanhar e dizer se está tudo bem com seu organismo, se não há déficit algum existindo ou se há necessidade de incluir algo na alimentação, etc…

E você, já adotou esse estilo de vida?

Pretendo adotar?

Se já for um vegano, nos envie um comentário abaixo contando sua experiência para compartilharmos com todos os leitores.

Veja também: