Para que Serve o Cloreto de Magnésio e Quais Seus Benefícios Para Nossa Saúde

Em busca de uma vida mais equilibrada, muitas pessoas vem lançando mão de produtos que melhorem sua saúde de forma geral e uma das substâncias de maior destaque é o Cloreto de Magnésio, que é muito usado como suplemento alimentício.

No artigo de hoje veremos maiores detalhes de suas características, para que ele serve, quais são seus benefícios para nosso saúde e claro, quais são suas possíveis contraindicações.

O magnésio (Mg) em si é um elemento fundamental para o perfeito funcionamento do nosso organismo. Ele contribui em cerca de 300 reações bioquímicas do organismo humano.

A maneira ideal de absorver o magnésio é através da nossa alimentação, porém, é cada vez maior o comprometimento da absorção do magnésio pelas plantas em geral, por conta de solo pobre ou produtos químicos que influenciam nesse processo.

Este fato tem como consequência uma carência de magnésio em grande parte das pessoas, pois ao ingerir nossas frutas, legumes e hortaliças, não temos ali o magnésio presente.

Outro fator importante nessa conta é a febre dos alimentos industrializados, que não são fonte desse nutriente, problema que agrava ainda mais essa carência, podendo provocar ainda o que chamamos de hipomagnesemia, que é essa ausência da substância no organismo.

Foi justamente para combater este problema que surgiram os suplementos vendidos principalmente nas farmácias, sendo os mesmos ofertados em vários formatos, mas o mais comum é o Cloreto de Magnésio (MgCl2).

Cloreto de Magnésio – O Que É?

O cloreto de magnésio nada mais é do que um sal inorgânico na forma natural de cristais incolores, sabor amargo e encontrado com facilidade dissolvido na água do mar.

A agência de alimentação e medicamentos dos EUA, conhecida como FDA, uma espécie de Anvisa dos americanos, considera esta substância como altamente segura para ser consumida, seja através de suplementação nutricional ou mesmo como um ingrediente alimentício.

Ele só não é mais difundido nas cozinhas mundo afora por conta de seu sabor amargo, que não combina muito na gastronomia.

Uma breve consulta na rede online à respeito do Cloreto de Magnésio como suplemento nutricional, te trará diversas possibilidades de compra do produto, seja para qual for o fim e necessidade. Esta modo de consumo é a mais comum, pois o preço é mais acessível.

Como citado anteriormente, o produto é muito comum de ser encontrado nas farmácias e é absorvido facilmente pelo organismo, repondo desta forma muito rápido os níveis de Magnésio no corpo.

Uma informação muito importante que você saiba é que, a maioria dos suplementos de cloreto de magnésio vendidos nas drogarias apresentam a sigla “PA”, que significa “Puro para Análise”.

Isso quer dizer que tal produto é mais concentrado e melhor assimilado pelo organismo.

Afinal, Para que Serve o Cloreto De Magnésio?

Muitos são os benefícios do Cloreto de Magnésio PA em nosso corpo, pois ele ajuda a tratar e prevenir uma ampla gama de problemas, trazendo benefícios para nossa saúde como um todo.

Confira na sequência para que serve e os principais benefícios do produto:

1 – Melhora das Funções Cerebrais

Mulher Pensando

Pesquisas recentes demonstram que uma correta concentração de magnésio no encéfalo contribui para um melhor aprendizado e memória de curto e de longo prazo, isso porque eleva a elasticidade e densidade das sinapses nas áreas correspondentes à memória em nosso cérebro.

Uma substância nova chamada de Magnésio-L-treonato ou simplesmente MgT, tem se mostrado muito eficiente para melhorar as funcionalidades relacionadas ao cérebro, pois atua como um protetor das sinapses, podendo prevenir a doença de Alzheimer inclusive.

2 – Fortalecimento dos Ossos

O magnésio possui relação direta com o metabolismo dos ossos, ou seja, sua deficiência no organismo está muito relacionada com a osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea.

Muitas pesquisas atuais tem demonstrado melhorias na saúde dos ossos das pessoas após consumirem magnésio ou uma combinação dele com o potássio.

3 – Combate Contra Infecções

Foi o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet, no ano de 1915, enquanto buscava um composto para sarar feridas, que descobriu que o cloreto de magnésio PA não trazia prejuízo aos tecidos lesionados e ainda oferecia um excelente efeito nas atividades leucocitária e a fagocitose.

Não bastasse isso, ele ainda descobriu que, caso o paciente ingerisse o Cloreto de Magnésio PA, seja por via oral ou através de injeções, o mesmo tinha efeito imunoestimulante no organismo, combatendo desta forma as infecções.

4 – Prevenção e Tratamento de Enxaquecas e Outras Formas de Dores de Cabeça

Pesquisas recentes também demonstram que o magnésio pode ser uma excelente opção e muito tolerável pelos pacientes, além de segura e barata, na prevenção das terríveis enxaquecas.

A substância se mostrou ainda muito eficiente no tratamento agudo contra outros tipos de dor de cabeça.

5 – Prevenção e Tratamento Contra Perda de Audição

Mulher Ouvindo

A perda da audição é um problema que ocorre com certa frequência entre a população brasileira, e em grande parte dos casos ela é resultado de distúrbios metabólicos.

Ainda não é totalmente conhecido o processo realizado pelo magnésio, mas por ser um tratamento seguro, ele pode ser utilizado sozinho ou em associação para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente a perda auditiva induzida pelo ruído.

6 – Diminui o Estresse

É comprovado também que a quantidade de magnésio no organismo está relacionada com o nível de estresse, ou seja, quanto maior o nível de estresse, mais magnésio será perdido do nosso organismo.

Esta substância portanto tem papel protetor para reduzir os efeitos nocivos do estresse que é potencializado pela hipomagnesemia, e o contrário também é verdadeiro.

7 – Prevenção e Tratamento Contra Depressão e Ansiedade

Pesquisas demonstram que a ingestão diária de magnésio colabora decisivamente contra a depressão e a ansiedade.

8 – Combate de Vícios

Consumo de Bebidas

O uso do magnésio diminui a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também de drogas ilícitas.

Isso acontece por conta de seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e ainda por conta da diminuição da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.

9 – Diminuição do Risco de Hipertensão e Doenças Cardiovasculares

Estudos atuais demonstraram que a suplementação de magnésio reduz os níveis de pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares e derrames, visto que a hipertensão é um dos grandes fatores de perigo para essas doenças.

10 – Atua no Combate a Asma em Crianças

Pesquisas feitas em um grupo de adultos não foram conclusivas, porém, estudos feitos com crianças demonstraram haver melhora das funções pulmonares em 80%.

Além desses dados positivos citamos anteriormente, o consumo regular de magnésio vem sendo estudado para o tratamento e prevenção de outros diversos problemas.

Apesar dos muitos estudos existentes, ainda não se conhece totalmente o mecanismo de ação do magnésio em diferentes ocasiões, desta forma, ainda há muito o que estudar para descobrir novos usos da substância.

Apesar de tudo o que foi dito até, recomendamos firmemente que jamais você decida por conta própria fazer uso desta ou outra substância, pois tudo que foi dito aqui servem apenas como conteúdo informativo.

Consulte um médico especialista e um profissional nutricionista para que somente eles indiquem a necessidade e quantidades do suplemento.

Como Consumir Corretamente o Cloreto de Magnésio

Usando Cloreto de Magnésio

É possível encontrar o suplemento em cápsulas, pó ou líquido. Por conta do produto em pó ter um gosto nada agradável, a maioria das pessoas preferem a ingestão através de cápsulas, mesmo tendo um preço um pouco maior.

Seja em cápsulas ou líquido, ambos devem ser ingeridos com muita água e o principal cuidado com o Cloreto de Magnésio PA em pó é necessário sua diluição em água filtrada.

É fundamental ainda seguir corretamente as instruções de uso contidas na embalagem.

Contraindicações e Efeitos Colaterais

Apesar de ser considerado muito seguro, o cloreto de magnésio PA não é recomendado para pessoas que tenham problemas nos rins, miastenia grave ou estejam apresentando diarreia, pois a substância possui propriedades laxativas.

Bem tolerado também pela maioria das pessoas, seu uso em alguns casos pode causar enjoo, vômito, náuseas, diarreia e outros.

Caso seja consumido em grandes concentrações, pode ocasionar uma intoxicação, que leva a quadros de hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros problemas.

E você, faz uso deste suplemento?

O que pode nos contar sobre seu uso?

Divida conosco sua experiência deixando um comentário logo abaixo.

Veja também: