Pular para o conteúdo

9 Principais Benefícios do Chá de Gengibre para Nossa Saúde

Algo muito fácil de perceber hoje em dia é o grande número de pessoas se conscientizando sobre a necessidade de mudar seus hábitos e buscar um estilo de vida mais saudável e que lhes proporcione diversos benefícios.

Existem variadas maneiras de conseguir viver melhor e com mais saúde, adotando, por exemplo, uma rotina regular de exercícios físicos e controlando a alimentação com certa disciplina.

Outro grande aliado nessa mudança de estilo de vida são os chás dos mais diversos tipos, cada um deles com benefícios únicos.

Hoje falaremos especificamente sobre o gengibre, ou melhor, sobre os benefícios do chá de gengibre para nossa saúde e como preparar adequadamente esta bebida para usufruir de tudo o que ela proporciona.

De modo geral, o gengibre é reconhecido por todos pelo seu poder de amenizar gripes, resfriados, dores de garganta e de estômago, sendo considerado ainda uma planta medicinal aliada das pessoas que precisam emagrecer.

Uma das principais formas de consumir este produto é através da preparação de seu chá, que pode ser feito tanto da raiz fresca quanto de sua versão em pó.

Este chá é riquíssimo em gingerol, paradol e zingerona, que são substâncias que tem a capacidade de combater dores de garganta, resfriados e sintomas da má digestão, como náusea, cólica e vômitos.

Além disto, um consumo regular do chá de gengibre poderá auxiliar na prevenção de doenças como câncer, diabetes e obesidade, pois possui um poderoso poder antioxidante e anti-inflamatório.

Outra característica do chá de gengibre é sua ação diurética e termogênica, propriedades que auxiliam as pessoas na eliminação do excesso de líquido do organismo e favorecem na queima de gordura corporal, ajudando no processo de emagrecimento.

Como dissemos inicialmente, o chá pode ser preparado com o gengibre fresco ou em pó, e consumido isolado ou junto de elementos como limão, canela, hortelã, cúrcuma, noz moscada, entre outros.

Além de deixar a bebida muito mais saborosa, esses novos ingredientes a deixarão ainda muito mais nutritiva.

Lembrando mais uma vez que seus efeitos são serão sentidos isoladamente, sem a prática de uma vida mais saudável e menos sedentária.

Por isso, antes de mais nada, consulte seu médico e nutricionista para que ambos façam um programa médico e nutricional baseado em suas características e necessidades.

Principais Benefícios do Chá de Gengibre

Dentre os principais benefícios do chá de gengibre para a saúde podemos citar:

1 – Atuação Contra Náuseas e Vômitos

O chá de gengibre ajuda combater sintomas de náuseas e vômitos porque possui uma ação conhecida como antiemética, que é justamente contra esses males.

Além disso, ele é recomendado também para melhorar o apetite de pessoas que se alimentam ou que estão perdendo peso por conta de tratamento quimioterápico.

2 – Alívio Contra Males da Indigestão

A poderosa função antioxidante do chá de gengibre ajuda a proteger e melhorar as funções do fígado e do estômago, melhorando desta maneira o sistema digestivo e combatendo os gases intestinais.

3 – Auxilio em Processos de Emagrecimento

Sua ação diurética contribui decisivamente nos processos de eliminação do excesso de líquido do organismo.

Seu efeito termogênico também proporciona um maior gasto calórico, o que beneficia a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento.

Você conhece o Chá Dettox?

Ele contém ingredientes selecionados (inclusive o gengibre), auxilia no emagrecimento e não tem contra indicação. Saiba mais sobre o Chá Dettox.

4 – Evita a Diabetes

Por ter uma composição rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, o chá de gengibre auxilia a melhorar as funções da insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a resistência à insulina e a diabetes.

5 – Auxilia na Prevenção de Alguns Tipos de Câncer

Os compostos como gingerol e shogaol possuem marcante atividade anti-inflamatória e antioxidante, o que evita os danos provocados pelos radicais livres às células.

Desta forma, podemos dizer que o chá de gengibre previne alguns tipos de câncer, como pâncreas, pele, pulmão, estômago e cólon.

6 – Forte Atuação Contra Processos de Inflamação

Mais uma vez se destacam aqui os compostos anti-inflamatórios do chá de gengibre, pois os mesmos ajudam também a combater problemas como artrites, reumatismo e dores musculares.

7 – Tratamento de Infecções

Por ter um efeito antimicrobiano, o chá de gengibre é indicado para ajudar no tratamento caseiro de infecções como gripes, resfriados, dor de garganta e bronquite.

8 – Desintoxicação do Fígado

Destacam-se novamente as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de gengibre.

Aqui falamos especificamente da proteção e fortalecimento que o chá de gengibre oferece ao nosso fígado, pois auxilia na eliminação dos radicais livres e demais toxinas, tais como o metal pesado mercúrio, do nosso corpo.

9 – Prevenção Contra Doenças Cardiovasculares

Encontram-se presente no chá de gengibre a substância flavonoide e sua principal ação é a de melhorar a elasticidade das artérias e a circulação do sangue.

No mais, estes compostos antioxidantes evitam a formação de placas de gordura nos vasos, prevenindo doenças como infarto, aterosclerose, pressão alta e derrame.

Agora que você já conheceu os principais benefícios, chegou a hora de você aprender como preparar o chá de gengibre.

Como Preparar o Chá de Gengibre

Ele deve ser feito seguindo a proporção de 2 cm de gengibre fresco em 200 mL de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Coloque os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos.

Após isso, desligue o fogo, tampe a panela e quando estiver morno, coe e beba na sequência para aproveitar melhor os benefícios proporcionados por esse chá.

Sobre a forma de consumir o chá temos que é aconselhado tomar no mínimo e máximo 3 vezes ao dia, mas quem poderá recomendar a dose ideal é seu nutricionista.

Abaixo você confere algumas excelentes dicas de receitas de chá de gengibre:

Chá de Gengibre com Limão

Chá de Gengibre com Limão

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • 2 fatias de limão siciliano;
  • 1 colher (chá) de Gengibre Moído;
  • 2 xícaras (chá) de água quente.

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o mel, as fatias de limão e o Gengibre moído.

Leve ao fogo por 2 minutos ou até aquecer.

Adicione a água e ferva por 3 minutos.

Sirva em seguida.

Chá de Gengibre com Canela

Chá de Gengibre com Canela

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 litro de água;
  • 2 colheres (sopa) de gengibre;
  • 1 rodela de limão sem casca;
  • 4 colheres de açúcar;
  • Cravo a gosto;
  • Canela a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma vasilha adicione o açúcar (refinado ou açúcar demerara) para ser caramelizado e quando ele começar a derreter, coloque os demais itens.

Quando ele derreter por completo, adicione a água.

Deixe no fogo por cerca de uns 15 minutos.

Após isso basta apenas coar e está pronto.

É só servir, de preferência bem quente.

Chá de Gengibre com Casca de Laranja

Chá de Gengibre com Casca de Laranja

Ingredientes:

  • 1,5 L de Água Quente;
  • 6 Colheres de Sopa de Açúcar;
  • 1 Colher de Sobremesa de Gengibre Picado;
  • 6 Cravos da Índia;
  • 1 Canela em Pau Pequena;
  • Casca de 1 laranja média sem a parte branca.

Modo de Fazer:

Em uma panela ou canecão de fundo grosso, derreta o açúcar.

Após, acrescente o gengibre, a casca de laranja e os cravos.

Mexa por 1 minuto.

Com cuidado, junte a água quente.

Diminua o fogo e deixe ferver até derreter o açúcar por completo.

Desligue o fogo, tampe a panela e deixe “descansar” por 10 minutos antes de servir.

Possíveis Efeitos Colaterais e Contra Indicações

Falamos muito sobre os benefícios do chá de gengibre neste artigo, porém é necessário ficar atento também às suas contra indicações.

Dentre as principais, ele é contra indicado para pessoas com cálculos da vesícula, com irritação no estômago e pressão alta.

Do mesmo modo, é recomendável que pessoas que possuam alterações na circulação sanguínea ou que estejam em tratamento com medicamentos anticoagulantes evitem consumi-lo, pois isto pode aumentar as chances de processos de hemorragias.

Crianças menores de 6 anos também não devem ingerir esse chá em hipótese nenhuma, o mesmo vale para as gestantes e mulheres que amamentam.

Vale ressaltar que um consumo em excesso desta bebida pode provocar arritmias e, dependendo da dose utilizada, algumas pessoas podem apresentar irritação no estômago, diarreia, cólicas, pressão alta, tonturas, entre outros problemas.

Por fim, recomendamos firmemente que você consulte seu médico e nutricionista antes de iniciar por conta própria qualquer conduta que possa por em risco sua vida.

As informações contidas aqui servem apenas como informações gerais, mas se você estiver procurando um chá para emagrecer e perder a barriga, recomendo que conheça o Chá Dettox.

Gostou do artigo?

Faça um comentário e diga se você gosta do chá de gengibre!

Veja também: