8 Benefícios do Chá de Camomila para Nossa Saúde

A busca por uma vida mais saudável e equilibrada passa sem dúvida alguma por importantes mudanças em nossos hábitos de vida.

A inclusão de uma dieta mais balanceada, baseada em produtos que trazem benefícios para nosso organismo, assim como a adoção de uma prática regular de atividades físicas, são componentes fundamentais dessa mudança.

E dentro disso, podemos lançar mão de produtos que podem nos auxiliar a alcançar esse objetivo, como a camomila.

Na verdade, falaremos mais especificamente hoje sobre os benefícios do chá de camomila para nossa saúde, bem como para que ela serve e ainda como fazer este chá delicioso.

Popularmente esta bebida já é reconhecida a muito tempo por proporcionar uma série de benefícios às pessoas que a utilizam com certa regularidade, como no combate ao excesso de gases, enjoos e dores de estômago.

Além dos conhecimentos populares, temos atualmente diversos estudos relacionados à camomila que demonstram potenciais benefícios do chá desta planta, como por exemplo, para tranquilizar, melhorar a digestão, saúde da pele, entre muitos outros.

Como curiosidade vale a pena dizer que a camomila é uma erva que pertence à família Asteraceae e para preparar seu chá, as flores da camomila são desidratas e, após isso, elas são infundidas em água quente.

Principais Benefícios do Chá de Camomila – Para que Ela Serva

Na sequência apresento à você os 8 benefícios mais comuns do consumo de chá de camomila:

1 – Melhoria do Sono

A planta da camomila contém o componente Apigenina, que é um forte antioxidante que se liga a certos receptores no cérebro e promove o sono.

Estudos demonstraram que mulheres puérperas que haviam dado à luz recentemente e que ingeriram o chá de camomila durante 2 semanas, apresentaram uma melhor qualidade do sono quando comparadas ao grupo controle que não ingeriu a bebida no período.

Mulher com Sono

Foi relatado ainda que elas apresentaram um menor número de sintomas de depressão, o que está frequentemente ligado a problemas de sono.

Um outro estudo chegou a conclusão que pessoas que ingeriram através do chá a quantidade de 270 mg de extrato de camomila duas vezes ao dia por 28 dias, despertaram no meio da noite 1/3 menos e adormeceram 15 minutos mais rápido do que aquelas pessoas que não consumiram o produto.

2 – Melhoria do Processo de Digestão

Estudos demonstraram que o extrato de camomila possui um forte efeito protetor contra diarreia em ratos, efeito que tem sido relacionado às propriedades anti-inflamatórias da camomila.

Outro estudo, também feito com ratos, observou que a camomila se mostrou útil na prevenção de úlceras estomacais, pois pode reduzir a acidez no estômago e inibir o crescimento de bactérias que ajudam no desenvolvimento da úlcera.

3 – Possui Efeito Protetor Contra Câncer

Os compostos antioxidantes presentes no chá de camomila têm sido relacionados a uma menor incidência de alguns tipos de câncer.

Em estudos de tubo de ensaio, a Apigenina, que é um antioxidante presente na camomila, mostrou combater células cancerígenas, especialmente as da mama, do aparelho digestivo, da pele, da próstata e do útero.

Ademais, um estudo com 537 pessoas, constatou que pessoas que ingeriam chá de camomila de duas a seis vezes na semana, detinham uma probabilidade significativamente menor de desenvolver câncer de tireoide do que aqueles que não ingeriram a bebida.

4 – Auxilia o Controle de Açúcar no Sangue

Medindo Glicemia

Estudos dizem que o consumo regular de chá de camomila pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar presente no sangue.

Um estudo com 64 pessoas diabéticas que consumiram chá de camomila todos os dias no intervalo entre as refeições, por 2 meses, obtiveram níveis médios de açúcar no sangue significativamente menores do que aquelas que tomaram água em vez do chá de camomila.

Outros estudos feitos em animais sugerem que o chá de camomila tem o poder de reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em quantidade considerável, e também pode ser benéfico para prevenir picos de açúcar no sangue depois das refeições.

5 – É Bom Para o Coração

O mesmo estudo citado anteriormente também observou que as pessoas que consumiam chá de camomila com as refeições, tinham consideráveis ​​melhoras em seu colesterol total, triglicérides e nos níveis de colesterol LDL (ruim), quando comparado com aqueles que consumiam água.

6 – Diminui Níveis de Ansiedade e Depressão

Existem evidências de que a camomila tem o poder de reduzir a gravidade da ansiedade e da depressão, porém, isso se baseia principalmente em seu uso aromaterapico ou como suplemento.

7 – Trás Excelentes Benefícios para a Pele

Saindo um pouco do chá mas ainda falando da camomila, temos que através de produtos cosméticos, como loções, cremes e sabonetes, pode apresentar efeito hidratante e anti-inflamatório para nossa pele.

8 – Alívio para Dores de Cabeça

De acordo com um estudo, o óleo de camomila pode ser utilizado topicamente para aliviar a dor de cabeça crônica.

Na milenar medicina persa, ele é feito à partir da fervura do extrato aquoso de camomila em óleo de gergelim.

Essa é uma formulação tradicional ainda usada na medicina tradicional do Irã.

Porém, você pode adquirir óleo de camomila já extraído em lojas on-line ou físicas.

Apesar de ainda não haver estudos que comprovem o efeito do chá de camomila na dor de cabeça, é sempre válida a tentativa.

Efeitos Adversos do Chá de Camomila

De maneira geral, consumir com regularidade ao chá de camomila tem se mostrado ser seguro para a grande maioria das pessoas e muito dificilmente apresenta risco de toxicidade.

Mesmo assim, existem relatos de pessoas que apresentaram reações alérgicas aos compostos da camomila, o que é mais comum em quem tem alergia a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos.

Além disso, os produtos cosméticos que citamos anteriormente e que contém camomila, podem causar irritação aos olhos, caso entrarem em contato direto com os mesmos.

Para saber como fazer o chá de camomila, basta fazer uma simples pesquisa, pois existem receitas de chá de camomila para acalmar e relaxar, para tratar a má digestão e combater os gases, para refrescar os olhos cansados e inchados, para acalmar a dor de garganta, para aliviar os sintomas de gripe e resfriado.

Veja também: