Pular para o conteúdo

Catapora – Sintomas e Tratamentos

Coloquialmente conhecida como varicela, a catapora é uma doença eruptiva altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster, que ataca principalmente crianças.

De fato, é muito comum, afetando cerca de 95% da população.

Para ajudar você a entender mais sobre a catapora, eu preparei o artigo detalhado sobre o assunto.

Quem é Afetado pela Catapora?

Estima-se que mais de 90% das pessoas tenham catapora durante a vida.

A grande maioria das pessoas contrai catapora apenas uma vez na vida. Além disso, a maioria das pessoas contrai a doença antes dos 10 anos de idade.

Quais São os Fatores de Risco da Catapora?

Obviamente, como em todas as doenças, há pessoas que estão mais sujeitas a terem catapora que outras. Essas são:

  • Quem nunca contraiu catapora;
  • Estar em contato com uma pessoa afetada (mesmo que o contato não seja direto ou físico, o simples fato de compartilhar um ambiente de vida pode ser suficiente).

Como Acontece o Contágio?

Evitando Contágio

A varicela é muito contagiosa e muitas vezes causa epidemias.

O vírus se espalha de pessoa para pessoa através do contato com lesões, mas também através do trato respiratório.

Uma mulher grávida pode transmitir varicela ao feto, o que pode levar ao aborto espontâneo ou a várias anormalidades no bebê.

Uma pessoa afetada será contagiosa um ou dois dias antes do aparecimento da vermelhidão da pele. Também é poucas horas antes do aparecimento das bolhas vermelhas que o contágio atinge seu pico.

A pessoa não é mais contagiosa após cerca de uma semana, ou seja, quando suas bolinhas secam e se transformam em crostas.

Quais os Principais Sintomas da Catapora?

Sintomas Catapora

A febre é geralmente o primeiro sintoma da catapora a aparecer. Às vezes, a febre é acompanhada de sintomas semelhantes aos da gripe (mal-estar, fadiga etc.)

Após 24 a 48 horas, pequenas bolinhas vermelhas parecem semelhantes às picadas de um mosquito. Normalmente, elas aparecem pela primeira vez no abdômen ou no rosto, antes de se espalharem para outras partes do corpo.

Essas lesões cutâneas geralmente causam uma coceira muito desconfortável.

As lesões logo se tornam bolhas cheias de líquido, que gradualmente explodem, para dar lugar a crostas acastanhadas. Na maioria dos casos, quase todas as lesões desaparecem após cerca de duas semanas.

Observe que os sintomas aparecem aproximadamente duas semanas após a contaminação.

Formas de Diagnosticar a Doença

O seu médico geralmente será capaz de diagnosticar facilmente a catapora simplesmente observando as lesões a olho nu.

Se houver alguma dúvida quanto à natureza da doença, a amostragem e a análise do líquido translúcido nas bolhas confirmariam a presença do vírus varicela-zoster.

Observe que, a menos que haja complicações, crianças de 1 ano ou mais não precisam consultar um médico em caso de varicela.

Por outro lado, é importante consultar no caso de se tratar de uma mulher grávida ou uma pessoa cujo sistema imunológico está enfraquecido devido a uma doença ou medicamento.

No entanto, é recomendável marcar uma consulta, em vez de ir à sala de emergência devido à natureza altamente contagiosa do vírus.

Como Tratar a Doença?

Consulta Médica

Como a varicela é viral, os antibióticos são inúteis em seu tratamento, a menos que você esteja lidando com uma infecção bacteriana secundária.

A coceira pode ser aliviada usando banhos de água mornos (não quentes) nos quais é adicionado cerca de ¼ xícara de bicarbonato de sódio.

Algumas pessoas usam loção de calamina para aliviar a coceira, mas isso não é recomendado porque este produto pode retardar a cicatrização, além de mascarar lesões, o que dificulta o monitoramento.

Você pode aliviar a febre com Paracetamol, mas evite a aspirina, que pode aumentar o risco de contrair uma doença muito grave.

Formas de Prevenir o Contágio com a Catapora

Nos últimos anos, a vacina contra o vírus varicela zoster é uma das vacinas recomendadas pelos médicos. Normalmente é administrado a bebês assim que atingem os doze meses.

Se você não deseja vacinar o seu filho, a única maneira de prevenir a varicela é evitar o contato com pessoas contagiosas, o que nem sempre é fácil.

No entanto, esteja ciente de que muitos recomendam, pelo contrário, expor crianças saudáveis ​​ao vírus antes dos 12 anos de idade (mas nunca abaixo de doze meses).

Isso porque, a varicela apresenta menos risco de complicações para as crianças do que na fase adulta.

Gostou de saber mais sobre a catapora?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Veja também: