7 Benefícios do Chá de Canela de Velho

Em busca de alternativas para uma vida mais saudável, cada vez mais pessoas vem apostando numa vida regrada, seja com a introdução de uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regulares ou ainda lançando mão de produtos naturais que prometem trazer muitos benefícios.

Pois é justamente este o caso da planta “Miconia albicans”, popularmente chamada de Canela-de-velho, uma espécie arbórea pertencente à família Melastomaceae.

Facilmente encontrada na região nordeste do país, a planta é considerada uma excelente erva medicinal para tratar ou ser auxiliar em diversos tratamentos e moléstias, conforme veremos melhor adiante.

Além do Brasil, a planta também pode ser encontrada em vários países das Américas, tais como Paraguai, Argentina, México e outros.

A maneira ideal de consumir o produto é através de chás, que são preparados por meio de infusão das folhas.

Dentre as principais propriedades medicinais conhecidas da Canela de Velho, podemos citar suas ações anti-inflamatórias, antioxiodantes, digestivas, antimicrobianas, entre outras.

Na sequência traremos maiores detalhes sobre o que as pesquisas mais recentes descobriram a respeito desta planta e seu uso medicinal.

De uso tradicional popular, inclusive com muitos relatos positivos sobre seu consumo, o chá de canela-de-velho tem se mostrado eficiente contra diversas doenças, entre elas a artrite, artrose, fibromialgia, dores articulares, sem falar também em seu auxilio nos processos de emagrecimento e efeito detox no organismo.

Além desse conhecimento popular, a canela de velho vem sendo demonstrada como uma excelente planta de propriedades medicinais, pois ela pode ser uma forte aliada no tratamento e cura de diversos outros problemas de saúde.

Principais Benefícios do Chá de Canela-de-Velho

1 – Alívio de Dores

O uso regular da canela de velho promove alívio e combate a diversos tipos de dores e estudos recentes demonstraram a eficácia em casos de artrose, artrite, tendinite, dor crônica na coluna, torcicolo, bursites, torções, entre muitas outras.

A ação antinociceptiva tem a propriedade de diminuir a percepção e a transmissão de estímulos que geram dor no corpo, sendo um excelente coadjuvante natural para muitos tratamentos.

2 – Auxília o Processo Digestivo

Da mesma forma que a erva-cidreira, o chá de canela de velho também possui propriedades digestivas, fazendo com que as pessoas que o consomem com regularidade se previnam ou melhorem dos problemas de má digestão, refluxo, sensação de inchaço no estômago e azia.

3 – É Um Excelente Detox

Está muito em alta atualmente os famosos tratamentos detox, ou seja, alimentos que ao serem ingeridos auxiliam o organismo a eliminar toxinas prejudiciais ao corpo.

A boa notícia aqui é que o chá de canela-de-velho é reconhecido como um forte aliado nesse processo, limpando o organismo de substâncias tóxicas e repondo nutrientes que auxiliam no aumento da imunidade.

Por fim, o chá ainda é muito bom para combater radicais livres, que resultam de estresse e alimentação incorreta ou insuficiente.

4 – Transforma Radicalmente a Aparência e Saúde da Pele

Suas propriedades antioxidantes neutralizam a ação de radicais livres, prevenindo desta forma o envelhecimento da pele.

É justamente por isso que a canela de velho é muito usada em tratamentos naturais que visam manter a pele sempre saudável e jovial, o que favorece ainda a saúde de unhas e cabelos.

5 – Auxilia no Controle da Diabetes

Uma das excelentes propriedades da canela-de-velho é a de diminuir os níveis de açúcar no sangue, ajudando portanto no tratamento do diabetes.

É de conhecimento de todos que o excesso de açúcar no organismo leva a diversos problemas, como os circulatórios, cardiovasculares e oculares.

Desta forma, a canela de velho auxilia a controlar a taxa de glicose no organismo, sendo eficiente ainda na prevenção de moléstias do coração e rins.

6 – Auxilia na Redução de Gordura do Fígado

A Esteatose hepática é o nome dado para o acúmulo exagerado de gordura no fígado, fato que pode gerar consequências danosas ao órgão.

O uso regular da canela de velho oferece ao nosso organismo suas propriedades detox que auxiliam na diminuição do nível de triglicerídeos no sangue, ajudando na regeneração do órgão.

7 – Prevenção e Retardamento de Tumores

Estudos recentes demonstraram que a substância chamada de flavonoide, que está presente na canela de velho, auxilia na prevenção ou na desaceleração do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Outras pesquisas também demonstram que essa planta tem propriedades antimutagênicas, o que contribui também de forma preventiva contra tumores.

Esta erva medicinal atua ainda contra o Trypanosoma cruzi, o conhecido parasita causador da doença de Chagas.

Forma de Consumir a Canela de Velho

Conforme dissemos desde o início, o mais comum é utilizar a canela de velho na forma de chá preparado a partir da infusão quente das folhas da erva, ingerindo a quantidade de 2 ou 3 copos diariamente.

Além da ingestão do chá, o produto pode ser usado como banho ou aplicado diretamente na pele, em locais do corpo afetados por inflamações, dores e inchaços.

Normalmente os efeitos do uso regular do produto em nossa saúde como um todo começam a surgir após 1 a 3 meses de início do tratamento.

Como Fazer o Chá de Canela-de-Velho

Chá de Canela de Velho

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 7 folhas secas de canela-de-velho;
  • 1 litro de água.

Para preparar:

Acrescente as sete folhas secas do produto na água fervente.

Deixe a bebida ferver por aproximadamente 30 seg.

Após isso, desligue o fogo e mantenha o preparo em infusão durante 1 hora, em um local tampado e depois coe.

Você pode ingerir o chá ainda quente ou então frio, vai de sua preferência.

Uma ótima dica é consumir 2 xícaras do chá por dia, de preferência uma pela manhã e outra durante a noite.

Possíveis Efeitos Colaterais da Canela de Velho

Ele é contraindicado para pessoas que possuem alergia à planta ou alguns de seus componentes, é também contraindicado para mulheres que estejam amamentando, grávidas e crianças.

De forma geral é recomendado não ingerir o chá em grande excesso, pois isso pode afetar o estômago e causar mal-estar.

Portanto, o ideal é seguir a regra a indicação de tomar entre 2 ou 3 copos por dia da bebida.

Apesar de tudo que foi dito e de todos os estudos citados, existem também pesquisadores que afirmam que as pesquisas ainda são raras e não tão conclusivas, por isso, eles recomendam cautela em seu uso.

Por não haver consenso entre especialistas da área é que você deve adotar máximo cuidado, e só consumir o chá de canela de velho com liberação médica ou de algum outro especialista.

Importante lembrar que, os benefícios deste produto servem apenas como auxiliares a tratamentos convencionais, jamais abandone por conta qualquer tratamento que esteja fazendo para se valer apenas das ações medicinais da canela de velho.

E você, já fez ou faz uso deste produto?

O que pode nos contar a respeito de seus resultados, seus efeitos?

Conte sua experiência para nós fazendo um comentário logo abaixo!

Veja também: