Pular para o conteúdo

Benzetacil – Para que Serve, Como Usar e Contraindicações

Benzetacil é um nome comercial dado pelo laboratório Eurofarma ao seu produto penicilina G benzatina.

Ela nada mais é que um antibiótico eficaz que atua eliminando bactérias que provocam infecções, sendo as mais comuns de garganta e as infecções sexualmente transmissíveis, como por exemplo, a sífilis.

Além disso, a Benzetacil tem seu uso recomendado para o tratamento profilático da febre reumática ou na glomerulonefrite, entre outros.

O fármaco só é encontrado e administrado em hospitais ou postos de saúde no modo de injeção, sendo que a mesma só deve ser aplicada por um profissional de enfermeira capacitado.

A aplicação deve ser feita diretamente no músculo glúteo, que é um dos maiores músculos do nosso corpo, sempre em orientação e supervisão médica, pois o produto pode apresentar reações alérgicas gravíssimas em alguns casos.

Sendo assim, é essencial que o paciente fique em observação e vigilância médica por algum tempo após receber sua dose do medicamento.

Para que Serve a Benzetacil

Como citado inicialmente, o Benzetacil é apropriado para o tratamento de doenças provocadas por bactérias que sejam sensíveis à atuação da penicilina G benzatina, e compreendem:

  • Infecções provocadas pela bactéria Streptococcus do grupo A, desde que a infecção não tenha se espalhado para o sangue;
  • Infecções do trato respiratório superior, como amigdalite ou faringite leve a moderada, ou infecções da pele;
  • Infecções sexualmente transmissíveis provocadas por bactérias da espécie Treponema, tais como a sífilis, bouba, sífilis endêmica ou pinta.

O medicamento também pode ser utilizado de modo preventivo contra a glomerulonefrite aguda, uma moléstia que atinge os rins, além de poder ser usado também contra a doença reumática e em recorrências e/ou complicações neurológicas tardias da febre reumática.

Como Fazer Uso

Como dito anteriormente, a administração deste medicamento não ficará jamais a cargo do paciente, porém é importante como conhecimento geral saber qual a forma correta de administração do mesmo.

Pois bem, o fármaco deve ser aplicado por um enfermeiro nas dependências de um hospital ou postinho de saúde, e aplicado na forma de injeção, diretamente sobre o músculo glúteo nos adultos, ou no músculo lateral da coxa em bebês de até 2 anos de idade e crianças.

O medicamento começa a agir relativamente rápido, mas seus efeitos começam a surgir em um período entre 24 e 48 horas desde a administração.

No que diz respeito às doses, temos que a recomendação varia conforme o processo infeccioso a ser tratado e também a idade do paciente.

Tipos de InfecçãoDose por Idade
Infecções respiratórias ou na pele causadas por Streptococcus do Grupo ACrianças até 27 kg: dose única de 300.000 a 600.000 unidades

Crianças maiores: dose única de 900.000 unidades

Adultos: dose única de 1.200.000 unidades

Sífilis Latente, Primária e SecundáriaDose única de 2.400.000 unidades
Sífilis Latente Tardia e TerciáriaDose única de 2.400.000 unidades, 1 vez por semana, durante 3 semanas
Sífilis Congênita Crianças menores de 2 anos: dose única de 50.000 unidades por kg de peso corporal

Crianças de 2 a 12 anos: dose única, conforme recomendação médica

Bouba, Bejel e PintaDose única de 1.200.000 unidades
Profilaxia da febre Reumática e da GlomerulonefriteDose única de 1.200.000 unidades, a cada 4 semanas

Referência: Aplicação e Uso de Benzetacil.

Porque o Benzetacil é Tão Dolorido?

Mulher com Dores nos Glúteos

São 3 os principais motivos que a aplicação desta injeção e outras intramusculares dói tanto e deixa todo mundo apreensivo:

1 – A agulha é mais grossa pode precisar para atravessar o músculo;

2 – Há um espaço muito pequeno para o líquido aplicado passar entre as fibras musculares;

3 – As doses aplicadas são maiores, assim, ao ser injetada, a solução provoca um tensionamento das fibras, o que causa a conhecida dor.

Um agravante para a dor é o não “agitamento correto” do medicamento antes da aplicação, pois assim a solução não ficará homogênea, e os cristais que sobram na dose agridem a fibra, aumentando a sensação de dor e desconforto.

A aplicação leva 10 torturantes segundos, o que parece um tempo enorme para quem está sofrendo.

Para diminuir o estrago, ela precisa ser administrada em um músculo grande, que tenha espaço de absorção, por isso o glúteo é sempre a melhor escolha.

O conteúdo viscoso do Benzetacil também pode ajudar neste processo de dor e desconforto, podendo deixar o local dolorido até por 1 semana.

Uma maneira de amenizar este problema é o médico receitando a aplicação do Benzetacil junto de um anestésico local como a xilocaína, além do uso de uma compressa morna na área dolorida para alivio das dores.

A aplicação também deve ainda ser feita lentamente e de modo contínuo, visando sempre diminuir dor e evitar também o entupimento da agulha.

Efeitos Colaterais Prováveis ou Possíveis

Efeitos Colaterais

Dentre os efeitos colaterais mais comuns de serem observados após uso do Benzetacil como tratamento estão as dores de cabeça, náusea, vômito, diarreia, candidíase oral e na região genital.

Além disso, mesmo sendo raro acontecer, deve-se comunicar ao médico rapidamente caso o paciente apresente sintomas como vermelhidão ou bolhas na pele, dor, inchaço ou formação de um caroço no local da aplicação, coceira, retenção de líquidos, dor de estômago, palpitações, sensação de calor repentino ou de formigamento, ansiedade, tontura, sonolência, dor muscular ou nas articulações e diminuição da pressão arterial.

O fármaco pode também causar alergia grave ou choque anafilático com sintomas que podem iniciar imediatamente após a aplicação da injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária ou sensação de queimação nos olhos.

É por conta de tudo isso que foi exposto que o medicamento só deve ser administrado dentro de um ambiente controlado como os hospitais e postos de saúde, pois caso seja necessário, os primeiros socorros serão prestados de forma rápida e efetiva.

Algo muito pesquisado a respeito do Benzetacil é sobre sua ação de cortar o efeito de um anticoncepcional.

A resposta para isso é não, ele não corta o efeito do anticoncepcional, porém, o antibiótico pode causar um certo desequilíbrio da flora intestinal, causando diarreia, e neste caso, pode acontecer uma diminuição do efeito do anticoncepcional, especialmente quando a diarreia acontece nas 4 horas seguintes após tomar o anticoncepcional.

Nesta situação é sugerido usar um método contraceptivo mais convencional para prevenir uma possível gravidez, como preservativo ou diafragma, por exemplo, durante o tratamento com o Benzetacil.

Contraindicações

Este medicamento não deve ser utilizado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

É contra indicado também para pessoas que tenham alergia à penicilina G benzatina ou outras penicilinas como ampicilina, carbenicilina, ticarcilina ou piperacilina, cefalosporinas como cefuroxima, cefdinir ou cefprozil, ou fluorquinolonas como levofloxacino.

Outra importante recomendação é que o Benzetacil deve ser utilizado com maior cautela por pacientes que tenham asma, epilepsia, doenças renais ou cardíacas ou por pessoas que usam medicações como metotrexato, micofenolato de mofetila, probenecida e tetraciclinas.

Eram estas informações que gostaríamos de compartilhar com você hoje.

Deixe abaixo sua experiência com esta medicação.

Já sofreu as temidas dores da Benzetacil?

Veja também: