12 Benefícios do Gergelim Que Você Precisa Saber

Em busca de uma vida mais equilibrada e que proporcione mais saúde e vitalidade, muitas pessoas tem recorrido a mudanças em seus hábitos de vida.

Dentre elas, está principalmente a adoção de uma rotina regular de exercícios físicos e cuidados com a alimentação.

Referente à alimentação, é fundamental saber quais alimentos são nossos aliados nessa busca, quais deles oferecem mais nutrientes, vitaminas, gorduras essenciais, fibras, etc…

Falaremos hoje especificamente sobre um grande aliado de qualquer pessoa que queira fazer uma dieta que transforme de verdade sua vida: estamos falando do gergelim e seus benefícios para nossa saúde.

Antes de conhecer esses benefícios, é preciso saber que o gergelim, também chamado de sésamo, é uma semente de uma planta originária do Oriente, cujo nome científico é Sesamum indicum.

Além de saborosas e deixar tudo mais delicioso onde são usadas, as sementes de gergelim proporcionam diversos benefícios para quem as consome com certa regularidade, e são justamente estes benefícios que conheceremos melhor na sequência abaixo.

Antes disso vale dizer que elas podem ser encontradas em várias apresentações, como sementes de gergelim pretas, brancas e marrons quando ainda estão com suas cascas.

Apesar disso, os valores nutricionais entre estes diversos tipos de semente de gergelim muda muito pouco, sendo portanto muito semelhantes entre elas.

Principais Benefícios do Gergelim para Nossa Saúde

Óleo de Gergelim

Em sua composição, as sementes de gergelim contêm em torno de 52% de lipídios (gorduras) benéficos ao nosso organismo, sendo eles constituídos por ácidos graxos insaturados, responsáveis pela diminuição dos índices de colesterol.

Além disso, as sementes são ricas em fibras, proteínas, tiamina, vitamina B6, folato e triptofano, contendo ainda níveis expressivos de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre e zinco.

Ajuda Reduzir a Hipertensão

A ingestão do óleo natural das sementes de gergelim está relacionado à diminuição da hipertensão, fato que melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e auxilia a prevenir várias condições cardíacas ruins.

Além disso, a semente de gergelim oferece 25% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de magnésio, um vasodilatador fundamental no processo de redução da pressão arterial e que tem outras funções para nosso organismo.

Ajuda Prevenir Câncer

Por conta da vasta gama de vitaminas e minerais essenciais presentes na composição das sementes de gergelim, não causa espanto algum à ninguém que o consumo deste produto esteja relacionado com uma significante diminuição do risco de câncer.

Além dos minerais, as sementes de gergelim contêm um outro composto chamado de fitato, que é um antioxidante que combate os efeitos nocivos dos radicais livres em nosso corpo.

Melhora Diabetes

Medindo Glicemia

O magnésio presente na composição das sementes de gergelim, têm sido associados à diminuição do riscos de diabetes e servem ainda para o tratamento de seus sintomas.

Como se não bastasse isso, foi demonstrado que o óleo de gergelim pode afetar positivamente a ação de vários medicamentos em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2.

Ele ainda melhora a funcionalidade da glibenclamida (medicamento para diabetes) e regula ainda mais os níveis de insulina e glicose no corpo, auxiliando dessa forma no controle mais efetivo dos sintomas da doença.

Fortalece os Ossos

O gergelim possui níveis surpreendentes de minerais essenciais, tais como zinco, cálcio e fósforo, todos eles são considerados fortes aliados da saúde dos nossos ossos.

Eles são parte complementar na criação e reparo de ossos enfraquecidos por lesão ou surgimento de condições ósseas debilitantes, como por exemplo a osteoporose.

Entretanto, as sementes de gergelim contêm componentes naturais chamados oxalatos e fitatos, que são considerados antinutrientes e que diminuem a absorção desses minerais.

Para frear o impacto dessas substâncias, é importante embeber, torrar ou germinar as sementes de gergelim.

Auxilia a Controlar o Colesterol

Estudos importantes indicam que ingerir sementes de gergelim de forma regular, pode auxiliar na redução do colesterol alto e dos triglicerídeos.

De acordo com estes estudos, consumir mais gordura poli-insaturada e monoinsaturada, como as que encontramos no gergelim, em relação à gordura saturada, pode ajudar a reduzir o colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, o gergelim contêm dois tipos de compostos vegetais, chamados de lignanas e fitoesteróis, que também podem ter relação com a redução do colesterol.

Melhora a Digestão

Mulher Saciada

Outro componente presente fortemente no gergelim são as fibras, que tem papel muito importante para o bem estar do intestino, diminuindo condições como prisão de ventre e diarreia, e protegendo a saúde do cólon.

Diminui Processos Inflamatórios

A elevada quantidade de cobre das sementes de gergelim possuem várias finalidades valiosas, como a diminuição da inflamação nas articulações, ossos e músculos, reduzindo deste modo a dor associada à artrite.

Ademais, o cobre é um mineral com função fundamental no fortalecimento dos vasos sanguíneos, ossos e articulações, sendo necessário para a absorção correta de ferro, um elemento chave da hemoglobina.

Melhora a Saúde Bucal

Certamente dentre os principais benefícios do gergelim para nossa saúde, um dos que mais se destacam são os efeitos ​do gergelim sobre nossa saúde bucal.

O óleo de gergelim pode ser aplicado na boca interna e externamente, apresentando efeito antibacteriano e adstringente.

Ele também diminui a presença de Streptococcus, uma bactéria muito comum que tem o poder de causar estragos gravíssimos nas cavidades orais e nas demais partes do corpo.

Promove Maior Proteção Contra Radiação

Um dos componentes orgânicos existentes no gergelim é o sesamol.

Ele tem sido relacionado à proteção do DNA contra os efeitos nocivos da radiação.

A radiação, que pode ser proveniente de fontes acidentais ou do tratamento de câncer por quimioterapia e radioterapia, causa danos ao DNA, elevando a possibilidade de novos casos de câncer.

Dessa forma, o gergelim pode ser um grande parceiro na prevenção desse tipo de dano e, por consequência, prevenir o aparecimento de câncer.

Pele e Cabelo

Linda Pele

Como já citado anteriormente, as sementes de gergelim contêm elevados níveis de zinco, uma substância de fundamental importância na síntese de colágeno, responsável pelo fortalecimento do tecido muscular, fios de cabelo e pele.

Além disto, o óleo de semente de gergelim diminui marcas ou manchas de queimadura e demais marcas na pele, bem como sinais de envelhecimento precoce da mesma.

Eleva Função Metabólica

O gergelim também possui uma enorme quantidade de proteínas dietéticas com aminoácidos de qualidade fina, sendo que essas substâncias são todas fundamentais no crescimento celular saudável, preservação dos níveis de energia e da função metabólica.

Como Consumir o Gergelim

O gergelim pode ser consumido com arroz, no tahine, no óleo de gergelim, como leite vegetal, usado no tempero de carnes, em saladas e encontrado em barra de cereais.

A quantidade recomendada de gergelim para obter todos os benefícios é de 1 a 2 colheres de sopa todos os dias.

Outro benefício é que as sementes de gergelim não alteram o sabor natural dos alimentos, sendo assim, você pode consumi-lo com sucos, vitaminas, mingau e iogurte.

E sempre que acrescentar o gengibre na sua dieta a absorção de carboidratos será menor, você ficará mais saciado e vai perder peso consequentemente.

E você, já conhecia todos esses benefícios do gergelim?

Comenta aí!

Veja também: