Pular para o conteúdo

Conheça 9 Principais Benefícios do Brócolis

O brócolis é uma planta crucífera pertencente à família Brassicácea, mesma família do repolho e couve-flor.

É um alimento muito saboroso que faz parte de várias receitas (lasanha, salada, molhos) e além disso, oferece vários benefícios a saúde.

Se você não gosta de comer brócolis puro, tente colocá-lo em outros pratos. O importante é não deixar de consumir esse vegetal tão nutritivo.

Principais Benefícios do Brócolis

Nesse artigo estão reunindo os 9 principais benefícios do brócolis. Esse benefícios vão desde o combate a anemia até prevenção do Alzheimer, confira todos eles a seguir.

Combate a Anemia

Mulher com Anemia

Quando o número de células vermelhas diminui na corrente sanguínea, é provável que o organismo comece a apresentar sintomas de anemia, causada pela falta de ferro e proteína.

O brócolis é rico em ambos e por isso, é recomendado para pacientes que apresentem um quadro de anemia.

Essa hortaliça também é muito rica em cobre, que ajuda a produzir mais células vermelhas (hemácias).

De maneira geral, o consumo de folhas escuras traz vários benefícios para quem sofre com essa doença.

Combate a Gastrite

Mulher com Gastrite

O brócolis possui vitamina C e betacaroteno, que protegem o estômago da bactéria causadora da gastrite (Helicobacter Pylori).

Esse alimento tem ação comprovada na prevenção da gastrite e por isso, deve fazer parte da dieta alimentar de qualquer pessoa que apresente os sintomas dessa doença.

Outro composto presente no brócolis que apresenta benefícios para a saúde é o sulforafano, substância cheia de propriedades antioxidantes que ajudam a desintoxicar o organismo.

O sulforafano também inibe a proliferação de células cancerígenas – agindo de uma maneira similar aos medicamentos que visam combatem as células tumorais.

Prevenção do Câncer

Células Cangerígenas

Os alimentos funcionais (o brócolis faz parte dessa lista) apresentam compostos bioativos, que desempenhas atividades antioxidantes, protegendo vários órgãos como o fígado e rim.

Existem vários outros antioxidantes que também ajudam a reduzir o risco de câncer. Entre eles, estão alguns flavonoides, carotenoides e obviamente, o sulforafano.

O sulforafano é extremamente benéfico, pois ele atua combatendo apenas as células cancerígenas – deixando intactas as células saudáveis.

Ajuda na Recuperação de Doenças Pulmonares

Edema Pulmonar

Um pulmão saudável consegue eliminar resíduos e bactérias sem grandes dificuldades. Porém, fumantes e pessoas com problemas respiratórios não conseguem eliminar esses agentes infecciosos com tanta facilidade.

Novamente o sulforafano entra em ação, ativando mecanismos de remoção de toxinas e agentes poluentes que prejudicam as células saudáveis e os pulmões.

O brócolis também é rico em vitamina C, nutriente que beneficia o sistema imunológico e ajuda na prevenção da bronquite aguda, deixando o organismo mais forte para se proteger de vírus e bactérias.

Portanto, essa hortaliça ajuda a manter a saúde dos pulmões e do sistema respiratório, eliminando toxicas que a longo prazo podem ser responsáveis por graves problemas de saúde.

Melhora a Saúde dos Olhos

Olhos Saudáveis

Folhas escuras apresentam alta concentração de luteína (conhecida como a vitamina dos olhos) e antioxidantes.

O brócolis também é rico em carotenoides, substância que previne a deterioração da mácula. Essa substância também apresenta outros benefícios para a saúde dos olhos e de outros órgãos em geral.

A luteína, o carotenoide presente no brócolis também combate a catarata e outras doenças que deixam a visão embaçada, principalmente no caso de idosos.

Ajuda a Emagrecer

Perdendo Medidas

Esse vegetal possui diversos nutrientes e vitaminas ao mesmo tempo em que é pouco calórico. Suas propriedades aceleram o metabolismo, quebram células adiposas e auxiliam na perda de peso.

O brócolis cru tem menos caloria do que o cozido (porque quando as pessoas refogam o vegetal, elas misturam-o com manteiga, óleos, azeite, etc).

Por isso o vegetal cru é extremamente recomendado para pessoas que querem comer menos calorias e emagrecer de forma saudável.

Além disso, ele também uma fonte de fibras que dão uma sensação de saciedade no organismo, fazendo com que você sinta menos fome e consequentemente, acabe comendo menos.

Retarda o Envelhecimento

Envelhecimento Precoce

O motivo disso é que a hortaliça é muito rica em vitamina C, um antioxidante natural excelente para manter a beleza da pele. Além disso, ele também combate os danos causados pelo sol e pela poluição.

A longo prazo, os danos causados na pele vão se transformando em rugas e marcas de expressão. O consumo de brócolis ajuda a evitar esses problemas, já que a vitamina C também ajuda a produzir colágeno.

A vitamina A e vitamina E ajudam a manter o aspecto saudável da pele. Felizmente, esses nutrientes fazem parte da composição do vegetal.

O brócolis retarda a oxidação celular e consequentemente, traz diversos benefícios em relação a prevenção de rugas e outros sinais de envelhecimento.

Combate a Artrite

Mulher com Artrite

O sulforafano também ajuda no tratamento da artrite, pois a substância ajuda a proteger os ossos e articulações, além de aliviar as dores causadas.

Por isso, o brócolis é uma forma natural de ajudar no combate a doença, que tanto incomoda as pessoas da terceira idade.

Os tratamento atuais incluem remédios mais fortes e por isso, o brócolis serve como um tratamento complementar.

A ação anti-inflamatória do vegetal combate os danos causados nas articulações, retardando a ação das enzimas que trazem ricos a saúde.

O vegetal também possui ômega 3 e ácidos graxos, que são anti-inflamatórios naturais. Especialistas recomendam o consumo dessas substâncias para quem sofre com dores nos ossos e na musculatura.

Ajuda na Prevenção do Alzheimer

Alzheimer

Há dois nutrientes presentes nesse vegetal que melhoram a função cerebral: a vitamina K e a colina.

A vitamina K reforça a cognição e a colina traz benefícios para a memória.

Também há uma quantidade significativa de ácido fólico que ajuda a prevenir o surgimento do Alzheimer.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e seus benefícios para o cérebro são comprovados.

Esse nutriente previne a demência e ajuda a manter o bom funcionamento do cérebro.

Como você pode observar, há diversos nutrientes presentes no brócolis que melhoram a saúde das pessoas mais velhas.

Porém, os cuidados com o organismo devem começam durante a juventude.

Quanto mais você cedo você começar a cuidar do seu corpo, mais saudável você vai ser quando se tornar um idoso.

Veja também: