10 Benefícios do Alho para Sua Saúde

Muito usado nas cozinhas e restaurantes do mundo todo por seu sabor e cheiro característicos, o alho possui propriedades que podem auxiliar muita nossa saúde quando utilizado de forma correta.

Já conhecido de muitas civilizações antigas por suas propriedades medicinais, como os egípcios, gregos, romanos e chineses, o alho oferece grande parte de seus benefícios por conta da quantidade expressiva de compostos de enxofre formados, principalmente quando o alho é picado, esmagado ou mastigado.

A ciência hoje em dia também estuda e busca comprovar quais são realmente os benefícios do alho para nosso organismo, visto que muitos ainda são apenas de conhecimento popular.

Principais Benefícios do Alho

1. Nutritivo e Pouco Calórico

Além de ser ricamente nutritivo, ele contém pouquíssimas calorias, sendo que em uma porção de 28 gramas, encontramos quantidades importantes de manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio, fibras e significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

Estes 28 gramas de alho oferecem apenas 42 calorias, contendo ainda 1,8 gramas de proteína e 9 gramas de carboidratos.

A grande concentração de fibras faz do alho um ótimo amigo do sistema digestivo e o selênio um aliado do organismo na eliminação de substâncias tóxicas.

2. Recuperação da Imunidade

Pesquisas recentes demonstraram que fazer uma suplementação diária com cápsulas ou extrato de alho diminui o número de resfriados em 63%, sendo que a duração dos sintomas também foi reduzido.

Assim, se você sofre regularmente com a gripe e seus sintomas e desconfia que seu sistema imune não esteja tão bom, consulte um médico é claro, mas aliado a isso, saiba que, acrescentar alho cru à alimentação, pode ser muito benéfico.

3. Diminui a Pressão Arterial

A hipertensão arterial é um dos fatores mais importantes no aparecimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo o infarto.

Algumas pesquisas revelaram que uma suplementação com cápsulas de alho tem um impacto importantíssimo na diminuição da pressão arterial em pessoas com hipertensão.

Outro estudo inclusive chega a comparar a eficiência do extrato de alho, principalmente do composto alicina, ao Atenolol, medicamento muito conhecido no combate à essa moléstia.

4. Reduz os Níveis de Colesterol

Estudos demonstraram que a suplementação com cápsulas de alho podem diminuir entre 10 a 15% as taxas de colesterol total e/ou o LDL (colesterol ruim).

Já o HDL, considerado o “bom colesterol”, não apresenta diminuição das taxas depois do consumo dessas cápsulas.

É bom citar aqui que a melhor forma de obter esses benefícios é consumindo o alho na forma cru.

5. Ajuda na Prevenção da Demência e Doença de Alzheimer

O dano oxidativo dos radicais livres colabora no processo de envelhecimento e o alho tem propriedades antioxidantes que sustentam os mecanismos de proteção do nosso organismo contra esses problemas.

Elevadas doses de suplementação com cápsulas de alho indicaram um aumento das enzimas antioxidantes em humanos, bem como diminuição significante do estresse oxidativo em pessoas com hipertensão.

As ações combinadas na diminuição do colesterol e pressão arterial, assim como as propriedades antioxidantes, tem o poder de auxiliar na prevenção de problemas cerebrais comuns, como o Alzheimer e a demência.

6. Amplia a Longevidade

Mesmo que os efeitos sobre a longevidade sejam praticamente impossíveis de serem provados em humanos, podemos concluir que os efeitos benéficos do alho sobre fatores de risco, como a pressão sanguínea, colaboram para a longevidade dos indivíduos.

O auxilio no combate a moléstias infecciosas oferecido pelo consumo de alho é também um item importante que colabora para nossa longevidade, isso porque elas também são causas normais de morte, principalmente em pessoas idosas ou que tenham o sistema imunológico comprometido.

7. Melhora da Performance Atlética

O alho sempre foi muito usado antigamente com objetivo de diminuir a fadiga e elevar a performance de trabalho, sendo utilizado inclusive por atletas olímpicos na Grécia.

Pesquisas com roedores demonstraram que o alho auxilia na performance de exercícios físicos, porém faltam pesquisas com seres humanos ainda.

O óleo de alho utilizado em outro estudo por indivíduos durante 6 semanas contribuiu para diminuição no pico da frequência cardíaca de 12% e melhoraram sua capacidade de praticar exercícios.

8. Colabora na Desintoxicação por Metais Pesados

Quando concentrado em grandes doses, os compostos de enxofre do alho tem a capacidade de proteger nossos órgãos contra possíveis danos, que tem como origem a toxicidade de metais pesados.

9. Melhora da Saúde dos Ossos

Pesquisas feitas em roedores sugerem que o alho pode minimizar a perda óssea, elevando os níveis de estrogênio nas mulheres.

Entretanto, ainda faltam pesquisas com humanos para confirmar ou não este benefício.

Uma pesquisa feita com mulheres na menopausa sugeriu que uma dose ao dia do extrato seco de alho, que equivale a 2 gramas de alho cru, reduziu de forma significativa um marcador de deficiência de estrogênio.

Esse resultado indica que este alho pode ter efeitos muito benéficos na saúde óssea nas mulheres.

10. Colabora com a Saúde da Pele

Como já citamos inicialmente, o alho tem em sua composição algumas substâncias antioxidantes que protegem as células sadias do organismo contra o efeito oxidante dos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas que podem causar sérios estragos na pele, como rugas, flacidez e demais sinais de envelhecimento.

Desta forma, o alho pode ser um importante aliado para uma pele mais saudável e bonita.

E então, gostou de conhecer melhor alguns dos principais benefícios do alho para nossa saúde?

Além de ser delicioso e não poder faltar no tempero da maioria dos pratos salgados e ser encontrado em natura, em extratos, óleo e outros, ele também é um potente aliado de nossa saúde.

Apesar de todas as dicas que reunimos aqui, é importante que antes de mais, ou antes de basear sua alimentação no que dito aqui, você procure seu médico e um nutricionista para que ambos recomendem doses corretas de produtos, medicamentos e alimentação, visando sempre uma vida balanceada.

E você, gosta de usar o alho para temperar suas receitas ou é um daqueles que fogem com tudo deste temperinho tão famoso no Brasil e no resto do mundo?

Veja também: