9 Benefícios do Alho Poró e Dicas para Aumentar sua Saúde

Utilizado com grande frequência pelas cozinhas de quase todos os países, o alho poró é um excepcional ingrediente para temperar molhos, carnes, risotos, massas, sopas e uma imensa variedade de outros pratos.

No Brasil ele ainda não é tão difundido como em outros locais, porém, ultimamente vem crescendo muito sua procura por aqui e você pode encontrar com facilidade nas principais redes de supermercado ou até mesmo na feirinha.

É por isso que muitas pessoas não fazem ideia de que ele é um vegetal pertencente à mesma família do alho, da cebola e da cebolinha, podendo ser consumido cozido ou até mesmo cru.

Porém, muito mais do que simplesmente dar um toque especial aos seus pratos, o alho poró oferece ainda uma ampla variedade de nutrientes e substâncias muito benéficas para nosso organismo.

Quer conhecer melhor quais são eles? Acompanhe então nosso artigo, pois reunimos na sequência 9 principais benefícios do alho poró para nossa saúde.

Benefícios do Alho Poró para Nossa Saúde

De modo geral, podemos dizer que dentre os principais benefícios deste elemento para nosso organismo, é que ele é riquíssimo em vitaminas A e C, faz muito bem para a saúde dos olhos, ajuda nosso sistema imune, entre muitos outros benefícios. Confira mais detalhes a seguir:

1 – É Abundante em Nutrientes

A melhor notícia para quem procura alimentos saudáveis e com baixos índices calóricos, é que o alho poró possui pouquíssimas calorias, ao mesmo tempo em que é abundante em vitaminas e minerais.

Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas do produto já cozido tem somente 31 calorias.

Por outro lado, esta porção fornece carotenoides da provitamina A, incluindo o beta-caroteno.

É justamente por conta disso que podemos afirmar que ele é benéfico para nossa visão, nossa função imunológica e também para comunicação celular.

Além disso, é uma excelente fonte de vitamina K1, tão necessária no processo de coagulação do sangue e na saúde do coração, e de manganês, um composto que auxilia na redução dos sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e na promoção da saúde da tireoide.

2 – Contém Antioxidantes

O alho poró é uma excelente fonte de antioxidantes, especialmente dos chamados polifenóis e compostos de enxofre.

É rico em kaempferol, um antioxidante polifenol que protege o nosso corpo de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Não bastasse isso, o alho poró é uma fonte riquíssima de alicina, o mesmo composto benéfico de enxofre que dá ao alho suas propriedades antimicrobianas, redutoras de colesterol ruim (LDL) e potencial anticâncer.

3 – Diminui Processos de Inflamação

Diversos estudos comprovam uma associação entre os vegetais da família do alho poró a um menor risco de doença cardíaca e derrame.

Ainda que a maioria desses estudos tenha sido realizado com alho e cebola, o alho poró contém diversos compostos benéficos que reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração.

O kaempferol encontrado no alho poró tem propriedades anti-inflamatórias e alimentos assim estão associados a um menor risco de ataques cardíacos ou morte por consequência de doenças cardíacas.

Ele contém ainda uma ótima fonte de alicina e outros tiossulfinatos, compostos de enxofre que podem trazer benefícios a saúde do coração, reduzindo o colesterol, pressão sanguínea e a formação de coágulos sanguíneos.

4 – Auxilia na Perda de Peso

Assim como os demais legumes e vegetais, o alho poró tem a propriedade de ser um fortíssimo parceiro de quem deseja perder peso, reduzir medidas e ganhar muita saúde.

A cada 100 gramas do produto, temos apenas 31 calorias, sendo excelente fonte de fibra, o que ajuda saciar e reduzir o apetite.

5 – É Excelente para o Processo Digestivo

Por conter uma ótima fonte de fibra solúvel, incluindo prebióticos (aqueles que tem a capacidade de ajudar a manter o intestino saudável), o alho poró faz muito bem para o processo digestivo.

Algumas bactérias presentes no trato digestivo, falando sobretudo do intestino, alimentam-se de prebióticos, e como consequência disso produzem ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato, propionato e butirato.

Esses elementos auxiliam na redução de processos inflamatórios e no fortalecimento da nossa saúde intestinal.

6 – Ajuda na Prevenção de Alguns Tipos de Câncer

Este vegetal possui uma diversidade de compostos que contribuem no combate ao câncer. Podemos tomar como exemplo o kaempferol, pois o mesmo está relacionado a um menor risco de doenças crônicas, especialmente o câncer.

Pesquisas importantes indicam que este mecanismo de combate ao câncer se dá através da redução da inflamação, o que matando as células cancerígenas e impossibilita a proliferação das mesmas.

Da mesma forma que o alho comum do nosso dia-a-dia, o alho poró também é uma excelente fonte de alicina, um composto de enxofre que oferece propriedades anticancerígenas semelhantes ao kaempferol.

Outros estudos comprovaram que, pessoas que consomem com frequência vegetais da família do alho, incluso aqui o alho poró, podem ter até 46% menos risco de câncer gástrico do que aquelas que consomem raramente esses vegetais.

Do mesmo modo, a alta ingestão de alliums pode estar ligada a um menor risco de câncer colorretal.

7, 8 e 9 – Outros Benefícios

Mesmo não existindo tantos estudos focados somente nos benefícios do alho poró para a nossa saúde, como há com o alho e a cebola, alguns estudos apontam que eles podem oferecer importantes benefícios, tais como:

  • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue, pois ficou demonstrado que os compostos de enxofre nos alliums diminuem efetivamente os níveis de açúcar no sangue;
  • Promoção da função cerebral pois esses compostos de enxofre podem também oferecer proteção ao seu cérebro do declínio mental e de possíveis doenças à idade, como por exemplo o mal de Alzheimer;
  • Combate de infecções, pois pesquisas em animais mostram que o kaempferol, presente no alho poró, pode proteger contra infecções bacterianas, virais e fúngicas.

São estas portanto as informações que gostaríamos de compartilhar com você hoje sobre os benefícios do alho poró.

Agora é só procurar as receitinhas mais gostosas pela internet afora e prepara para você, sua família e amigos esta e muitas outras delicias.

Lembre-se que se você tiver alguma dúvida ou queira compartilhar algo com todos os leitores, basta nos enviar um comentário logo abaixo na caixinha de comentários.

Veja também: