10 Benefícios do Agrião para Nossa Saúde

Possuindo uma cor verde característica e flores brancas, o agrião faz parte do grupo das folhas escuras que fazem muito bem para nossa saúde, tendo um toque levemente picante, com sabor e aroma bem característicos.

Presente em diversas preparações do nosso dia a dia, ele é considerado um alimento versátil, pois acompanha muito bem pratos que vão desde saladas, receitas de refogados, sopas de legumes, às deliciosas carnes de fim de semana, como a rabada.

Além disso, ele oferece ainda uma ampla gama de nutrientes, todos eles de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso organismo.

O agrião é um vegetal conhecido há muito tempo, sendo cultivado em muitos países mundo afora.

Por ser uma verdura poderosamente rica em substâncias benéficas, passou a ser recomendada e indicada pelos profissionais especialistas em nutrição para completar uma alimentação balanceada.

Informação Nutricional do Agrião

A tabela a abaixo apresenta a informação nutricional para cada 100 gramas de agrião.

Quantidade: 100 gramas de agrião
Energia23 calorias
Fibras3 g
Gordura0,9 g
Proteínas3,4 g
Carboidratos0,4 g
Vitamina A325 mcg
Vitamina C77 g
Carotenos1948 mg
Folatos200 mcg
Fósforo56 mg
Potássio230 mg
Sódio49 mg

Esta planta é riquíssima e fonte de nutrientes fundamentais para nós, como vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, todos esses componentes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ele é tido ainda como um potente antioxidante, com poder de elevar nossa imunidade, ajudar no combate a infecções e um excelente alimento para auxiliar o processo de digestão.

Claro, o brasileiro de forma geral não tem muito o hábito de consumir com a regularidade necessária as verduras e legumes, por isso é bom desde cedo ensinar a criança a comer direito para que seu paladar se acostume com esses sabores.

Ele pode, portanto, ser facilmente acrescentado na nossa alimentação regular através do consumo de saladas e sucos verdes, por exemplo.

Confira na sequência abaixo quais são os principais benefícios do agrião em nosso organismo e mais dicas de como consumi-lo.

Principais Benefícios do Agrião

1 – Redução da Pressão Arterial

Consumir o agrião em sua versão in-natura está relacionado à redução da hipertensão arterial e a prevenção de doenças cardíacas e cardiovasculares.

E isso se deve ao fato da planta possuir níveis excelentes de potássio, cálcio e magnésio, o que contribui para que tenhamos um coração saudável.

2 – Ação na Saúde de Músculos e Ósseos

Por ser riquíssimo em vitamina K, um nutriente importantíssimo que facilita o processo de absorção do cálcio por nosso organismo.

O agrião se torna indispensável para todos aqueles que querem e precisam de fortalecimento muscular, além de osso e músculos saudáveis, seja para os praticantes de atividades físicas, crianças em desenvolvimento e ainda adultos ou idosos que precisam disso.

3 – Prevenção do Diabetes

Uma das grandes e principais recomendações do consumo de agrião é para o controle das taxas de açúcar no sangue.

Suas propriedades nutricionais se tornam eficazes para diminuir a glicose e prevenir o diabetes.

4 – Auxilia Processos de Emagrecimento

Rico em diversos nutrientes e contendo raríssimas calorias, o agrião auxilia a proporcionar maior saciedade e de forma rápida, o que resulta num controle mais perfeito sobre o que comemos e o quanto comemos, sem diminuir a quantidade de nutrientes consumidos.

5 – Atua em Problemas Respiratórios

Seu potente efeito anti-inflamatório e seu rico poder antioxidante faz com que o agrião ajude na diminuição e no controle dos sintomas de doenças como a asma, rinite alérgica, bronquite e sinusite.

Como se já não bastasse isso, ele ainda é um excelente auxiliar para reforçar nosso sistema imunológico, o que previne gripes e resfriados.

6 – Proporciona Energia para o Corpo

Preparação para Exercícios

Além de rica fonte de nutrientes essenciais, como a vitamina C e A, por exemplo, o consumo do agrião nos auxilia a obter mais disposição para realizar nossas atividades físicas e cotidianas, pois mantém o organismo saudável e bem nutrido.

7 – Combate o Câncer

Por ser rico em antioxidantes e micronutrientes, o agrião vem se mostrando ser eficaz para combater células cancerígenas.

O câncer de mama, próstata, esôfago e pâncreas, por exemplo, podem ser evitados e até tratados através de um consumo regular deste vegetal.

8 – Outros Benefícios

  • Previne anemia, por ser rico em ácido fólico;
  • Melhora a saúde dos olhos e da pele, devido ao alto teor de vitamina A;
  • Fortalece o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C;

9 – Como Cultivar em Casa o Agrião

É muito simples e fácil cultivar o agrião em nossa casa, isso porque não é preciso muito espaço para ele, e mesmo assim, o agrião é uma planta que cresce com muita facilidade.

Dicas de como cultivar:

  • Germine as sementes de agrião em um algodão úmido;
  • Após estarem germinadas, coloque-as em um pequeno vaso, sobre a terra fertilizada, salpicando um pouco de terra por cima, mas sem apertar;
  • Deixe o vaso em local ensolarado, regando todos os dias, mas sem encharcar a terra;
  • A planta estará pronta para consumo em cerca de um mês;
  • Corte dois talos e aguarde crescer novamente.

10 – Como Consumir o Agrião no Dia-a-Dia

Já vimos que a planta oferece muitos benefícios para nosso corpo e para aproveitar todos eles, basta abrir a mente, pois não faltam opções para consumir o agrião na sua alimentação.

Confira ótimas dicas abaixo:

Agrião em seu suco: inclua as folhas da planta em seu suco de laranja, limão ou outra fruta de sua preferência. Uma boa dica é colocar o mesmo em seu suco detox.

Agrião refogado: De modo simples e rápido, fazer um agrião refogado com alho e cebola irá tornar seu prato em uma refeição mais rica e porque não mais saborosa.

Sopa de legumes: Se você gosta desse prato quente, o agrião pode ser um ingrediente importante de se pensar em sua inclusão.

Comer agrião in-natura: Caso você goste de salada de folhas, inclua o agrião nela, pois é uma forma de deixar o prato ainda mais saudável, refrescante e gostoso.

O agrião faz parte do seu dia-a-dia de alimentação?

Comente e compartilhe sua opinião!

Veja também: