8 Benefícios do Abacate – Uma Fruta Nutritiva e Emagrecedora

Durante muito tempo ele foi visto como vilão de qualquer dieta saudável, muito por conta de sua grande quantidade de gorduras.

Porém, hoje, já se sabe que essas gorduras que lhe davam má fama são todas benéficas para o nosso corpo, pois a maioria delas são as chamadas gorduras monoinsaturadas.

Falando sobre o oferecimento de calorias, temos em média que, a cada 100 gramas do produto, uma quantidade de 96 calorias e 8,4 g de gordura.

Portanto, a ingestão de calorias dependerá do tamanho a ser consumido.

Em sua composição é possível encontrar ainda diversas substâncias muito importantes para nosso organismo, como fibras, vitaminas do complexo B, K e C, potássio, cobre, entre outros.

Algo que quase ninguém sabe sobre essa fruta é que existem diversos tipos diferentes de abacates, variando em cor, tamanho, forma, etc…

Em uma dieta balanceada portanto, fazer o consumo regular de abacate, nos auxilia a proporcionar muitos benefícios ao nosso organismo, desde que comamos uma quantidade moderada e adequada da fruta.

Principais Benefícios do Abacate para Nossa Saúde

Na sequência abaixo vamos acompanhar melhor alguns dos principais benefícios que essa fruta nos oferece.

1 – Ajuda Reduzir Hipertensão

Consumir abacate com certa regularidade pode trazer esse excelente benefício para quem sofre com pressão alta.

Isso ocorre por conta da alta presença de potássio na composição da fruta.

É de conhecimento da ciência que o potássio é um forte aliado no controle da pressão alta e várias pesquisas demostram que fazer um alto consumo do mesmo, ajuda na diminuição ou controle da hipertensão, pois ajuda no tônus vascular.

A banana é muito famosa por conter potássio, mas o abacate possui 3 vezes mais.

Além de tudo, o potássio ajude no combate ao sódio presente no organismo, colaborando novamente na diminuição da pressão arterial.

2 – Ajuda Controlar ou Diminuir o Colesterol

Alimentos com Abacate

Mesmo sendo riquíssimo em gorduras, elas são aquelas gorduras “do bem”, ou seja, elas ajudam nosso organismo a combater o colesterol ruim existente em nosso corpo.

As gorduras contidas no abacate são aquelas chamadas de insaturadas, que tem ação de reduzir a absorção do colesterol no intestino e sua síntese pelo fígado.

Desta forma, ele ajuda no controle do colesterol LDL, que é o colesterol ruim, e eleva os níveis do colesterol HDL, considerado o bom colesterol.

Vale falar ainda que o abacate contribui na diminuição das taxas de triglicerídeos do organismo.

3 – Faz Muito Bem Para o Coração

Por tudo que já foi dito anteriormente, o abacate se tornou um grande aliado para a saúde de nosso coração.

Isso por conta de sua ação de reduzir hipertensão e combater o colesterol ruim, ambos fatores de altíssimo risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, o óleo de abacate ajuda na prevenção do desenvolvimento de lesões nas artérias, sendo muito rico em fitosteróis, substâncias que são quimicamente parecidas ao colesterol absorvido por nosso organismo.

4 – Ajuda Reduzir o Estresse

Mulher Relaxada e Feliz

O abacate possui em sua composição uma substância antioxidante conhecida como glutationa, substância essa que é sintetizada naturalmente por nosso corpo.

Deste modo, consumir a fruta com certa constância, ajuda na diminuição do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”.

A fruta auxilia ainda no controle dos sintomas da ansiedade, novamente por conta da presença de potássio e lítio, auxiliando ainda você a ter uma excelente noite de sono.

Já a vitamina B3, também ricamente achada no abacate, atua em nosso sistema nervoso, ajudando na manutenção da produção de certos hormônios que propiciam uma sensação de forte relaxamento no organismo.

5 – Intestinos Mais Saudáveis e Funcionais

Como uma rica fonte de fibras solúveis, o abacate auxilia na regularização do funcionamento intestinal, pois suas gorduras monoinsaturadas auxiliam na lubrificação das fezes.

Assim, fazer uma ingestão regular da fruta, colabora para se evitar processos de constipação, além de facilitar no momento de ir ao banheiro evacuar.

6 – Ajuda a Saúde dos Olhos

O abacate é também uma grande fonte de antioxidantes, tais como os carotenoides, a luteína e a zeaxantina, todos extremamente importantes para nossa saúde oftalmológica.

A ingestão regular destes compostos auxiliam na diminuição do risco de doenças como catarata (cristalino opaco) e degeneração macular (perda progressiva da visão).

Por conta disso, consumir a fruta com regularidade pode ajudar sua saúde oftalmológica a longo prazo.

7 – Auxilia os Processos de Emagrecimento

Consumo de Abacate

O abacate tem o poder de aumentar a sensação de saciedade, adiando ou até inibindo aquela fome exagerada.

Ele colabora também na redução da carga glicêmica das refeições, o que ajuda na diminuição da inflamação nas células, o que colaborar com perda de gordura corporal e consequentemente perda de peso.

8 – Atua na Prevenção da Osteoporose

A osteoporose é uma doença seríssima, por isso, consumir abacate com regularidade ao longo dos anos pode ser muito benéfico.

Pois eles contém importantes substâncias para quem tem esse problema, como zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio, todos fundamentais para saúde óssea, pois aumentam a densidade dos mesmos.

As vitaminas K e D também presentes grandemente no abacate ajudam na regeneração dos tecidos ósseos.

Pesquisas em Estudo

Um outro benefício ainda em estudo é sobre a propriedade de prevenção ao câncer e auxilio a quem faz tratamento contra a doença, pois uma pesquisa feita em tubos de ensaio demonstrou que a ingestão do abacate ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia.

Ainda, relatou-se que o extrato de abacate também contribui, inibindo o crescimento de células de câncer de próstata, conforme um estudo da Universidade da Califórnia (EUA).

Apesar disso, ainda não foram realizados estudos com humanos para que fosse comprovados todos esses benefícios.

Riscos e Contraindicações

Não existe contraindicação alguma no consumo da fruta, porém, é necessário comer com cautela, sem exageros, pois o abacate é muito calórico.

A quantidade perfeita pode ficar entre um abacate pequeno ou metade de um grande. A sugestão é ingerir aproximadamente três vezes por semana.

Como Consumir

Por ser muito versátil, o abacate pode ser consumido através do preparo de receitas doces e salgadas.

Uma maneira muito normal de consumi-lo em nosso país, é através da vitamina de abacate com leite e açúcar batidos no liquidificador.

Outros preferem consumir a fruta amassadinha com açúcar ou limão.

Na culinária mexicana o abacate também é muito popular e ficou famoso no mundo todo por conta do prato chamado guacamole, que pode ser servido acompanhado de nachos.

A fruta é amassada até quase virar um purê e é adicionado temperos como sal, azeite, limão, entre outros. O abacate pode ainda incrementar saladas e ser recheio de torradas.

Uma maionese de abacate para acompanhar batatas também é uma excelente pedida.

Ele pode ainda acompanhar frutas, verduras e fazer um delicioso smootie.

E você, gosta de abacate?

Consome com regularidade?

Sabe de alguma receita especial para fazer com ele?

Veja também: