Benefícios da Rúcula para Sua Saúde e Beleza

Para conseguir ter uma vida totalmente saudável o ideal é cuidar de diversos aspectos, entre eles a alimentação, seguindo uma rotina pautada em um cardápio que priorize alimentos naturais, cortando os industrializados e processados de vez da alimentação diária.

O bom de consumir alimentos naturais é que praticamente todos eles são considerados super alimentos, como a Rúcula, por exemplo, dotada de propriedades benéficas que podem trazer enormes vantagens para quem a consome com frequência, podendo acompanhar vários pratos no cardápio.

A Rúcula é um vegetal crucífero considerado extremamente saudável e nutritivo, tendo como característica marcante seu sabor distinto e picante.

A Rúcula é fonte de betacaroteno, Vitamina C, Vitamina K e ainda vários minerais como potássio, ferro, manganês, magnésio, zinco e ainda cobre.

Além de todas essas vantagens ao consumir o alimento você ainda conta com a ingestão de um vegetal de baixa caloria, contendo cerca de 17kcal em cada 100g de rúcula.

Vamos agora conhecer seus principais benefícios!

Promove a Saúde da Visão e da Pele

Beleza dos Olhos e Pele

O primeiro grande benefício da saúde é a sua propriedade que garante a promoção da manutenção da saúde da visão e ainda da pele.

Isso decorre devido a presença de Vitamina A, C e K no alimento, elementos fundamentais para a manutenção da saúde dos olhos e reprodução celular, mantendo sempre a as células em atividade normal e potencializada e trabalhando no fortalecimento do sistema imunológico pela presença de antioxidantes e renovação de células do tecido corporal.

Além dessas propriedades a rúcula ainda conta como fonte de carotenoides e pigmentos naturais que aumentam a qualidade da visão e desaceleram o processo degenerativo das células da área dos olhos e ainda da pele.

Fortalece o Sistema Imunológico

Sistema Imunológico Feminino

Outro grande benefício para quem consome a rúcula com frequência é o fortalecimento do sistema imunológico, devido a presença da Vitamina C neste vegetal, que promove dentre diversos outros benefícios o funcionamento do sistema imunológico, agindo em forma de defesa do corpo.

Através dessa propriedade os radicais livres são neutralizados e expelidos do corpo, evitando inflamações e substâncias no corpo que podem chegar a ocasionar doenças.

Ajuda a Regular a Diabetes

Controle de Diabetes

A rúcula pode ainda ajudar na regulação do controle da diabetes no corpo. Isso ocorre porque a rúcula se enquadra no grupo dos vegetais de folhas verdes, contendo propriedades antioxidantes que promovem a diminuição dos níveis de glicose no sangue e ainda colaboram para aumentar a absorção da insulina em pacientes que sofrem de diabetes e se submetem ao tratamento.

Quem sofre de diabetes ainda deve se submeter a dietas para controle do peso, sendo a rúcula o alimento ideal para colaborar nesse processo, uma vez que tem grandes benefícios no controle da diabetes e ainda é dotado de pouquíssimas quantidades de calorias.

Colabora para o Processo de Digestão

Boa Digestão

A rúcula consegue ainda ser um super alimento quando o assunto é colaborar para o bom funcionamento do sistema digestivo, contendo em sua composição enxofre e fibras.

O gosto amargo que ela tem diz respeito a presença do enxofre em grande quantidade, sendo um composto essencial para a melhora da digestão e ainda tratamento da indigestão crônica.

Para quem sofre de problemas agravantes em relação a indigestão o consumo de folhas de rúcula cerca de 15 minutos antes da próxima refeição é ideal para aumentar a produção da bile e assim facilitar ainda mais o processo de digestão no corpo.

Ajuda na Oxigenação Muscular

Mulher com Bons Músculos

Quem consome rúcula com frequência conta com uma oxigenação adequada nos músculos, devido a alta concentração que o alimento tem de nitrato, uma substância essencial para a melhora da oxigenação muscular principalmente durante a prática de exercícios físicos.

Quem sofre de doenças cardiovascular, respiratórias ou ainda metabólicas pode ter na rúcula uma opção de auxílio no tratamento pelo consumo de uma alimentação saudável e produtiva, aumento a tolerância do organismo em resistência.

Previne a Osteoporose

Osteoporose

A rúcula pode ainda ser uma grande aliada nos cuidados com a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose, por exemplo.

Isso ocorre devido a presença nesse vegetal de vitamina K, onde a deficiência dessa vitamina pode corresponder a desgastes e fraturas nos ossos, ocorrendo totalmente o contrário quando ela se encontra presente nas quantidades ideais no corpo.

Além disso há ainda presença de cálcio na rúcula, elementos extremamente importante para a saúde dos ossos, que tem a sua absorção potencializada pela presença de Vitamina K, impedindo que o cálcio possa ser expelido pela urina, fazendo assim um trabalho completo.

Diminui o Risco de Câncer

Prevenção de Câncer

A rúcula é um alimento que ainda tem a potencializa a diminuição do risco de surgimento de câncer no pulmão e no colo do útero.

Isso ocorre devido a presença do sulforafano que inibe a enzima que é envolvida na multiplicação das células cancerígenas no corpo, podendo ainda trabalhar em prol da prevenção e retardo ao surgimento de câncer de pele, esôfago, próstata, pâncreas, mama e ovários.

Colabora para a Saúde Cerebral

Mulher Pensando

O consumo de rúcula frequentemente consegue ainda promover benefícios na manutenção da saúde cerebral, melhorando o funcionamento das atividades do cérebro devido a presença de Vitamina K em sua composição.

Por meio dela ocorre o fortalecimento do sistema neural, evitando a degeneração de conexões neurais em jovens e adultos, impedindo assim o surgimento de casos de Alzheimer no futuro.

Ajuda na Perda de Peso

Perdendo Medidas

Com base no que você leu até aqui já pode ter notado o quanto a rúcula é benéfica no processo de perda de peso, potencializando a resistência muscular na prática de atividades físicas.

A rúcula contém fibras que causam sensação de estômago cheio por mais tempo e ainda promove um melhor funcionamento do sistema digestivo, contando ainda com poucas calorias em sua ingestão.

Fazendo assim com que ao longo do dia você queime mais calorias do que consuma, podendo contar em especial com a propriedade antioxidante que desincha o corpo e diminui as medidas.

Você já sábia que a rúcula tinha todos esse benefícios?

Comenta aí embaixo!

Veja também: