Pular para o conteúdo

12 Benefícios da Pitaya que Você Precisa Conhecer!

Conhecida por muitos como fruta-dragão por causa da sua aparência, a Pitaya está ganhando popularidade no Brasil cada vez mais.

E há vários motivos para consumi-la. Ela tão importante que, investigamos várias coisas interessantes sobre a fruta. Veja a seguir todos os seus benefícios.

Emagrecimento É Um dos Benefícios da Pitaya

É uma fruta que é auxilia a emagrecer, por ser pobre em calorias e rica em fibras, mas também possui outros benefícios para saúde relacionados ao seu poder antioxidante.

Ela protege as células, auxilia na digestão, na pressão e combate a anemia porque é rica em vitaminas e minerais.

A fruta tem sua origem na américa latina, é o fruto de um cacto, considerada uma fruta tropical, mede de 10-20 cm de diâmetro e possui um sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão.

Principais Benefícios da Pitaya

Benefícios da Fruta Pitaya

  • Protege suas células por ser rica em antioxidantes;
  • Auxilia na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • Ajuda no tratamento de doenças cardiovasculares, pois contém ácidos graxos essenciais, como o ômega 3;
  • Faz funcionar o intestino, pois possui oligossacarídeos, fibras que combatem a prisão de ventre;
  • Controla a pressão arterial, por ser rica em água, que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;
  • Combate a anemia e osteoporose por possuir vitaminas e minerais importantes, como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

Versatilidade

Por ser muito saborosa, a fruta pode ser consumida em sua forma natural, em sucos, sorvetes, geleias e outros preparos.

Pouca Caloria

A Pitaya contém baixo teor calórico, podendo ser grande aliada em dietas de emagrecimento.

Poder Antioxidante e Anti-Inflamatório

Inflamação

A Pitaya é rica em compostos antioxidantes que contém propriedades anti-inflamatórias que trabalham na prevenção do câncer e do risco cardiovascular.

A fruta conta com licopeno e caroteno, possui a capacidade antioxidante de prevenir o envelhecimento celular e, consequentemente, o surgimento de doenças.

Auxílio no Tratamento do Diabetes

A Pitaya é rica em fibras solúveis que atrasam a absorção do açúcar e, com isso, ajudam no tratamento do diabetes mellitus.

Mais Saciedade

Mulher Saciada

Ainda devido sua grande quantidade de fibras solúveis, a fruta ajuda a promover sensação de saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento.

Melhoria do Trânsito Intestinal

Por conter fibra a Pitaya ajuda no trânsito intestinal e ainda estimula o crescimento da microbiota intestinal (flora intestinal).

Sendo assim, a fruta pode ser um forte aliado no processo de digestão, principalmente entre as mulheres.

Redução do Colesterol

Combate ao Colesterol

Nutricionistas esclarecem que a fruta auxilia a controlar os níveis de colesterol, evitando com isso problemas associados ao colesterol elevado.

Fonte de Micronutrientes Importantes

A Pitaya, além de ser fonte de fibras e carboidratos, é rica em micronutrientes, como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas, que contribuem para a saúde dos ossos e dentes, na contração muscular e na produção de células vermelhas, além de compostos como o licopeno (encontrado no tomate) e caroteno (encontrado na cenoura).

Bom Funcionamento do Organismo

Mulher Cuidando do Coração

A fruta colabora para o bom funcionamento do organismo por apresentar compostos antioxidantes (polifenóis) e prebióticos (oligossacarídeos) que ajudem e beneficiam no bom funcionamento do organismo, ofertando a melhora no sistema imunológico, regulação do trânsito intestinal.

As 3 Variações Dessa Fruta

Existem 3 variações da fruta que iremos conhece-las a seguir?

  • Pitaya branca: possui casca rosa e é branca por dentro, sendo a mais fácil de encontrar no Brasil;
  • Pitaya vermelha: contém uma cor rosa-avermelhado por fora e é rosa-vermelha-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil;
  • Pitaya amarela: possui a casca amarela e é branca por dentro, sendo mais fácil de se achar na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Como Preservar a Pitaya

  • Se estiver fechada, mantenha a fruta em local fresco e seco;
  • O tempo dependerá do seu amadurecimento e após aberta, o ideal é que seja consumida logo, para evitar a perda de nutriente;
  • Ela pode ser armazenada em ambiente refrigerado;
  • Na geladeira, a Pitaya dura de dois a três dias. Deve ser guardada em potes fechados ou sacos vedados;
  • Outra possibilidade é congelar a polpa por até três meses.

Pitaya Ajuda a Emagrecer?

Mulher Perdendo Peso

Uma boa notícia!

Sim, a Pitaya auxilia no processo de emagrecimento pois quando consumida gera uma ação termogênica, estimulando o metabolismo a eliminar gorduras.

Além disso ela possui uma substância chamada tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, instigando o próprio corpo a usar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Características Nutricionais da Fruta

Fruta Pitaya

Por ser uma fruta desconhecida por muitos que só recentemente tem ganhado popularidade, as informações nutricionais das Pitayas ainda são difíceis de encontrar.

Mas alguns estudos já formaram um perfil nutricional da fruta e de acordo com estudos desenvolvidos ambas variedades da fruta apresentam boas quantidades de fibras e baixo teor de lipídeos e proteínas.

Ambas versões apresentam boas quantidades de vitamina C, com uma leve vantagem para a variedade vermelha, além disso, pesquisadores apontaram que a pitaya vermelha apresentou o maior potencial antioxidante, que podem atrasar ou inibir o envelhecimento das células.

Com isso é possível afirmar que a Pitaya contém uma boa composição nutricional, com relevância no aporte de vitaminas e minerais.

Agora que você sabe tudo sobre essa poderosa e deliciosa fruta, me responda:

Você consome a pitaya diariamente?

Comenta aí!

Veja também: