7 Benefícios da Banana e seus Tipos

Ao contrário do que muita gente pensa, a banana não é uma fruta tipicamente brasileira e sim de origem asiática.

Mesmo assim ela se popularizou por aqui e se adaptou perfeitamente ao solo e as condições climáticas do nosso país, podendo ser encontrada hoje em praticamente todo território nacional.

Além de ser uma fruta deliciosa, é considerada pelos especialistas da área de nutrição como um alimento muito saudável e versátil, sem falar que seu preço é bastante acessível.

Existem variados tipos de bananas à nossa disposição, cada uma de um tamanho, cor e sabor específico, porém qualquer uma delas oferece muita nutrição, além de serem fonte importante de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas.

Um dado curioso é que os brasileiros são um dos povos que mais consumem essa fruta em todo mundo, principalmente em sua versão “in natura”.

Estima-se que em média, é consumido por aqui 25 kg de banana por ano por cada pessoa.

E por conta de todos as substâncias que compõem a banana, sabemos que ela pode nos oferecer muitos benefícios, desde que consumidas regularmente e através de uma dieta balanceada.

Antes de falarmos especificamente sobre os benefícios da banana para nosso organismo, precisamos responder uma pergunta muito comum. Afinal, a banana engorda?

De forma geral o que podemos dizer é que, se consumida de forma excessiva, a banana pode sim ter um papel considerável em um processo de ganho de peso, porém, é algo que pode acontecer com qualquer outro alimento.

Não existe, portanto, evidências científicas de que comer banana engorde ou emagreça.

Sendo assim, ingerir uma ou duas bananas por dia pode ser algo muito saudável, porém, consumir uma porção maior que três por dia eleva consideravelmente a quantidade de calorias e carboidratos na dieta.

Desta forma, a melhor recomendação é consumir bananas com regularidade e também com moderação.

O mais importante é adotar uma vida com hábitos saudáveis de alimentação e prática regular de exercícios físicos.

Confira na sequência quais são os benefícios da banana.

Principais Benefícios da Banana para Nosso Corpo

Refeição com Banana

1 – Atua na Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Uma propriedade importante das bananas é possuir muito potássio, que é um mineral importante para a saúde do coração.

Ele atua na manutenção do equilíbrio da quantidade de água nas células e supre os efeitos do excesso de sódio na alimentação.

Na existência de um desequilíbrio desse mineral, existe a possibilidade de ocorrer hipertensão, que é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Isso acontece em decorrência do excesso de sódio que se acumula no sangue, pressionando os vasos sanguíneos.

O potássio tem papel importante ainda na eliminação do sódio no organismo através da urina.

É por isso que consumir regularmente a banana diminui riscos de doenças, como AVC e infarto.

Estudos recentes comprovam todas estas ações benéficas da banana que citamos anteriormente.

2 – Auxilia o Sistema Digestivo

A banana é rica em flavonoides, substâncias importantes que agem na proteção da mucosa gástrica.

Quando ainda está verde, esse composto antioxidante fica ainda mais potencializado.

Outra substância presente na fruta é o amido resistente que atua com as fibras, melhorando o trato intestinal.

As fibras da fruta auxiliam ainda na regulação das funções intestinais, ligando-se aos resíduos e toxinas no interior do trato digestivo, auxiliando em sua eliminação.

Por fim, a banana é um alimento de fácil digestão e ajuda na reposição do potássio, que são perdidos em casos de diarreia ou vômito.

3 – Eleva a Saciedade

A banana também é muito rica em fibras alimentares, composto que tem papel importante ao retardar o esvaziamento gástrico, o que propicia uma maior sensação de saciedade.

Sendo assim, ingerir com regularidade a fruta diminui a fome e contribui de forma indireta com um processo de emagrecimento.

Estudos recentes detalham que a fibra pectina e a ingestão de amido resistente, ambos próprios da banana, diminuem o consumo de alimentos em geral.

4 – Melhora o Humor

Existem diversos alimentos que colaboram com a melhoria do humor e elevação do bem-estar.

Entre estes alimentos está sem duvida alguma a banana, que contém triptofano, um aminoácido que favorece a síntese do neurotransmissor serotonina, que é chamado popularmente de “hormônio da felicidade”.

Ela é ainda fonte de vitamina B6, que ajuda na qualidade do sono e tem magnésio, que auxilia a diminuir a tensão muscular.

É por conta disso que ela ajuda a diminuir os sinais da ansiedade persistente.

5 – Diminui Câimbras e Dores Musculares

A banana são muito famosas por combater as temidas câimbras, que são contraturas musculares súbitas, dolorosas e involuntárias.

Uma dos principais motivos para que isso aconteça, são as deficiências nutricionais de alguns minerais, tais como sódio, potássio, cálcio e magnésio.

Sendo assim, ingerir bananas auxilia na reposição desses minerais, principalmente o potássio.

Uma ótima dica aqui é imitar atletas, principalmente os tenistas, que consomem de uma a duas bananas antes da atividade física e/ou durante a competição, o que pode reduzir o aparecimento de câimbras e dores musculares pós treino.

6 – Pode Ajudar a Visão

Por conter vitamina A, um nutriente fundamental para a saúde dos olhos, a banana pode ter papel decisivo para nossa saúde ocular.

Ela ajuda a melhorar a visão noturna, preservar as membranas oculares e afastar o risco de degeneração macular, fatores que comprometem a visão de pessoas de mais idade.

7 – Benefícios em Fase de Estudos

Prevenção da Leucemia: pesquisas feitas em laboratórios sugerem que as bananas podem atuar na prevenção da leucemia, que é um tipo de câncer de sangue.

Conforme afirmam os pesquisadores, a substância lectina seria a principal responsável por esse benefício.

Apesar disso, ainda não foram feitas pesquisas em seres humanos para comprovar o que foi descoberto em laboratório.

Espécies ou Tipos de Bananas

Podemos encontrar diversas variedades de bananas ao nosso dispor para consumo.

Apesar dos componentes nutricionais entre elas serem muito parecidos, notamos alguma diferença de sabor, cheiro e modos de preparo.

Veja abaixo algumas especificações mais importantes das principais variedades de bananas que encontramos no Brasil.

1 – Banana-Prata

Tem um pequeno porte, de firme consistência, sabor suave, levemente ácido e é muito utilizada na cozinha para preparar doces, como a banana split ou a bananada.

Cada banana-prata tem cerca de 80 g, aproximadamente 84 kcal e é a que mais dura em nossa dispensa.

Ela possui ainda 286 mg de potássio, 23,4 mg de magnésio, 1,56 g de fibras, 17,2 mg de vitamina C e 20,8 g de carboidratos por unidade.

2 – Banana-Maçã

É também de porte pequeno, possui uma casca fina, polpa suave e seu saber é mais adstringente.

A polpa é mais clara e é fácil de digerir.

Quando madura, ela apresenta uma casca amarelada e cerca de 70 kcal.

Além disso, a mesma quantidade do alimento contém 17g de carboidratos, 199 mg de potássio, 17 mg de magnésio, 7,8 mg de vitamina C e 1,5 g de fibras.

3 – Banana-Nanica

Curiosamente, apesar do nome indicar para uma fruta muito pequena, a nanica pode atingir até os 20 cm, principalmente quando muito maduras, que têm maior concentração de frutose, uma espécie de açúcar natural.

Caso esteja em dúvida, procure um médico ou nutricionista para fazer a indicação personalizada para você e invista também numa dieta equilibrada.

Como Consumir

Muito versátil, a banana pode ser consumida de diversas maneiras, seja in-natura ou em outras preparações, sendo em todas elas muito nutritiva.

Ela vai bem com cereais como aveia e granola, vitaminas, tortas, bolos ou no preparo de pratos salgados como farofa de banana.

Também dá para preparar pratos deliciosos a base de banana, como cuca, bananas caramelizadas, banana Split, muffins, bananada, banana à milanesa, omeletes, quiches, tapiocas, panquecas, pavês, cupcakes, sorvetes, biscoitos, geleias, entre outras receitas maravilhosas.

E você, como gosta de consumir a banana?

Tem alguma preferência?

Já sabia de todas estes benefícios que ela proporciona à nossa saúde?

Deixe seu comentário aqui embaixo.

Veja também: