11 Benefícios do Chá de Canela e Receita do Chá

O chá de canela é elaborado a partir da casca interna da árvore da espécie Cinnamomum e possui propriedades antioxidantes, antidiabéticas, bactericidas, fungicidas e mais!

Venha conhecer melhor esses e outros benefícios do chá no artigo a seguir.

Auxílio no Emagrecimento

Mulher Fit Tomando Café

A canela é um alimento termogênico e por isso aumenta o gasto calórico do nosso organismo durante os processos e de digestão.

Então, podemos dizer que de maneira indireta, ela acaba auxiliando no processo de emagrecimento.

Acelera o Metabolismo

Acelerando Metabolismo

O cheiro e o sabor da canela derivam da parte oleosa, onde há uma concentração do composto chamado cinamaldeído e é ele responsável pela maioria dos poderosos efeitos da canela na saúde e acelera o metabolismo.

Controle do Colesterol

HDL e LDL

Segundo estudos realizados foi verificado que o chá de canela apresenta benefícios que auxiliam para a redução dos colesteróis total e ruim (também conhecido como LDL).

Consumi-los com regularidade contribui para a diminuição do colesterol total entre 12% e 26% e em relação ao colesterol ruim, a diminuição variou de 7% a 27% e isso pode ocorre em virtude das ações anti-inflamatórias e antioxidantes da especiaria.

Efeitos Antioxidantes

Alimentos Anti Oxidantes

Os antioxidantes resguardam nosso organismo de danos oxidativos causados pelos radicais livres.

E de acordo com estudos publicados o chá de canela é rico em poderosos antioxidantes, como é o caso dos polifenóis.

Lift Chá - Emagreça Comsumindo Chás Saudáveis

Propriedades Anti-Inflamatórias

Chá Anti Inflamatório

A inflamação é importante no nosso organismo, pois auxilia no combate de infecções e a reparos de danos nos tecidos.

Mas ela pode se tornar crônica (a longo prazo) e dirigida contra os próprios tecidos do corpo, então o chá de canela pode ser útil nesse sentido.

Vale destacar também que alguns estudos mostram que seus antioxidantes possuem atividade anti-inflamatória significativa.

Ele possui potencial para ser um aliado no combate a inflamações, apesar de seus efeitos ainda não terem sido analisados.

Reduz o Risco de Doença Cardíaca

Saúde do Coração

A canela tem sido associada à diminuição do risco de doenças cardíacas, a causa mais comum de morte prematura no mundo e em pessoas com diabetes tipo 2.

Apenas um grama de canela por dia possui efeitos benéficos sobre os marcadores sanguíneos.

A canela ainda diminui os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, enquanto o colesterol HDL considerado o “bom colesterol” permanece estável.

Controle dos Triglicerídeos

Exame de Sangue

Outro estudo comprovou que as propriedades que controlam o colesterol, também houve uma diminuição nos níveis de triglicerídeos das pessoas, uma redução que variou de 23% a 30%.

Sabemos que os altos níveis de triglicerídeos podem ocasionar o desenvolvimento da diabetes e de doenças arteriais.

Melhora a Sensibilidade à Insulina

Controle de Diabetes

A insulina é um dos principais hormônios que reguladores do metabolismo e o uso de energia e é também fundamental para o transporte de açúcar no sangue da corrente sanguínea e nas células.

O detalhe aqui é que muitas pessoas são resistentes aos efeitos da insulina e é uma característica marcante de doenças graves, como a síndrome metabólica e a diabetes tipo 2.

A boa notícia é que o chá de canela pode diminuir drasticamente a resistência à insulina, auxiliando esse importante hormônio a fazer o seu trabalho.

Acrescente também a canela em pó em receitas como uma forma de obter esses benefícios.

Diminui o Açúcar no Sangue

Canela com Açúcar

A canela é famosa por seus efeitos redutores de açúcar no sangue e apesar dos efeitos benéficos sobre a resistência à insulina.

Ela também diminui o açúcar no sangue, abaixando a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição.

Combate a Resfriados

Mulher com Resfriado

O chá canela instiga o sistema imunológico e contribui para uma melhor resposta dos organismos contra os vírus, como os causadores de resfriados e gripes.

Ela aumenta a temperatura corporal, favorável quando se está gripado ou com friagem no corpo e se aliar ao chá de gengibre o efeito pode ser potencializado, pois ele possui ação anti-inflamatória, sendo que juntos auxiliam no combate das infecções respiratórias e à tosse.

Alívio dos Sintomas da TPM

Mulher com Náuseas

Agora vai uma excelente dica para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, ingerir o chá de canela pode ajudar a combater as cólicas menstruais.

Esse efeito se dá através da melhora da circulação sanguínea e reduz os níveis de prostaglandinas, cujo excesso provoca contrações fortes e cólicas.

Chá de Canela

Chá com Canela

É aconselhável consumir o chá de canela em pó logo após o preparo, pois se armazenado ou levado à geladeira ele poderá amargar e perder as propriedades da especiaria.

Confira a seguir uma opção de receita:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa (20g) de canela em pó;
  • 1 xícara (240mL) de água.

Modo de Preparo

  • Coloque 1 colher de sopa (20g) de canela em pó em uma xícara (240mL) e complete com água fervente;
  • Tampe a xícara e deixe em infusão por 10 minutos;
  • Mexa bem com uma colher e beba morno;
  • O chá pode ser adoçado a gosto (açúcar, adoçante, mel).

Conclusão

Concluímos então que a especiaria que propicia o chá de canela, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é bastante utilizada na culinária.

Mas não é só no sabor que a canela se destaca, afinal hoje vimos que ela traz diversos benefícios para a nossa saúde!

Gostou?

Deixe seu comentário a seguir!

Veja também: